Associação estatística em tabelas de contingência de 2x2
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/25493 |
Resumo: | Neste artigo relata-se um estudo sobre a avaliação da associação estatística por estudantes universitários, antes e depois de abordarem essa temática no ensino formal. No estudo participaram 57 estudantes moçambicanos, que frequentavam no ano letivo de 2011/2012 o 2º ano de um curso de formação de professores de matemática do ensino secundário. Os estudantes foram inquiridos sobre a associação estatística de duas variáveis dicotómicas representadas numa tabela de contingência de 2x2. Globalmente, os estudantes revelaram dificuldades em obter as respostas corretas, exibiram conceções limitadas e não adequadas de avaliação da associação estatística e o ensino teve um impacto limitado na melhoria das respostas dos estudantes. |
id |
RCAP_01d00ca2af584ef4ee9f6a2f2f640623 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25493 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Associação estatística em tabelas de contingência de 2x2Statistical association in contingency tables of 2x2Associação estatísticaTabela de contingência de 2x2Estudantes universitáriosEnsinoStatistical associationContingency table of 2x2College studentsTeachingNeste artigo relata-se um estudo sobre a avaliação da associação estatística por estudantes universitários, antes e depois de abordarem essa temática no ensino formal. No estudo participaram 57 estudantes moçambicanos, que frequentavam no ano letivo de 2011/2012 o 2º ano de um curso de formação de professores de matemática do ensino secundário. Os estudantes foram inquiridos sobre a associação estatística de duas variáveis dicotómicas representadas numa tabela de contingência de 2x2. Globalmente, os estudantes revelaram dificuldades em obter as respostas corretas, exibiram conceções limitadas e não adequadas de avaliação da associação estatística e o ensino teve um impacto limitado na melhoria das respostas dos estudantes.In this article we report a study on the evaluation of the statistical association by college students, before and after addressing this subject in formal education. In the study participated 57 Mozambican students of the 2nd year of a training course for mathematics teachers of secondary school in the academic year of 2011/2012. Students were asked about the statistical association of two dichotomous variables represented in a contingency table. Overall, students showed difficulties in obtaining the correct answers, exhibited limited conceptions and not suitable for assessing the statistical association and the teaching had a limited impact on improving students’ responses.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Universidade do MinhoFernandes, José AntónioMugabe, Delson AlexandreCorreia, Paulo Ferreira2012-122012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/25493porFernandes, J. A., Mugabe, D. A., & Correia, P. F. (2012). Associação Estatística em Tabelas de Contingência de 2x2. Acta Scientiae, 14(3), 374-3902178-7727http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/397/305info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:24:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:18:16.596951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Associação estatística em tabelas de contingência de 2x2 Statistical association in contingency tables of 2x2 |
title |
Associação estatística em tabelas de contingência de 2x2 |
spellingShingle |
Associação estatística em tabelas de contingência de 2x2 Fernandes, José António Associação estatística Tabela de contingência de 2x2 Estudantes universitários Ensino Statistical association Contingency table of 2x2 College students Teaching |
title_short |
Associação estatística em tabelas de contingência de 2x2 |
title_full |
Associação estatística em tabelas de contingência de 2x2 |
title_fullStr |
Associação estatística em tabelas de contingência de 2x2 |
title_full_unstemmed |
Associação estatística em tabelas de contingência de 2x2 |
title_sort |
Associação estatística em tabelas de contingência de 2x2 |
author |
Fernandes, José António |
author_facet |
Fernandes, José António Mugabe, Delson Alexandre Correia, Paulo Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Mugabe, Delson Alexandre Correia, Paulo Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, José António Mugabe, Delson Alexandre Correia, Paulo Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Associação estatística Tabela de contingência de 2x2 Estudantes universitários Ensino Statistical association Contingency table of 2x2 College students Teaching |
topic |
Associação estatística Tabela de contingência de 2x2 Estudantes universitários Ensino Statistical association Contingency table of 2x2 College students Teaching |
description |
Neste artigo relata-se um estudo sobre a avaliação da associação estatística por estudantes universitários, antes e depois de abordarem essa temática no ensino formal. No estudo participaram 57 estudantes moçambicanos, que frequentavam no ano letivo de 2011/2012 o 2º ano de um curso de formação de professores de matemática do ensino secundário. Os estudantes foram inquiridos sobre a associação estatística de duas variáveis dicotómicas representadas numa tabela de contingência de 2x2. Globalmente, os estudantes revelaram dificuldades em obter as respostas corretas, exibiram conceções limitadas e não adequadas de avaliação da associação estatística e o ensino teve um impacto limitado na melhoria das respostas dos estudantes. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12 2012-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/25493 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/25493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fernandes, J. A., Mugabe, D. A., & Correia, P. F. (2012). Associação Estatística em Tabelas de Contingência de 2x2. Acta Scientiae, 14(3), 374-390 2178-7727 http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/397/305 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132637074292736 |