Relatório de estágio e projeto para o Atelier Carlos Gil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Carlos Miguel Ramos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/8096
Resumo: O presente trabalho de Estágio e Projeto foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Design de Vestuário e Têxtil e visa a apresentação dos trabalhos concretizados durante o ano letivo de 2020/2021. O estágio, decorreu entre janeiro e abril, no Atelier Carlos Gil, no Fundão, e pretendeu reforçar os conhecimentos adquiridos no âmbito académico, bem como a sua experimentação em contexto empresarial. Possibilitou ainda o contato com o ambiente prático e multidisciplinar do design, facilitando a aquisição de experiência profissional. Em consequência deste Estágio procedeu-se à realização de um Projeto académico dirigido à marca, com o intuito de acrescentar inovação e expansão do mercado a um público masculino. Desta forma, este documento está dividido em dois grandes capítulos. No primeiro são expostos os projetos e as aprendizagens realizadas em contexto de estágio curricular, como modelista no Atelier Carlos Gil. Esta experiência foi de extrema importância, pois permitiu trabalhar em contexto real de trabalho e observar o funcionamento de uma pequena empresa, para além de permitir conhecer a identidade da marca, os seus métodos de trabalho e a sua organização. A metodologia adotada na realização do estágio foi: mista intervencionista e não intervencionista de base qualitativa, uma vez que foram aplicadas técnicas de pesquisa e recolha de informação e bibliografia, observação direta, e o desenvolvimento de projetos com a aplicação de conhecimentos adquiridos previamente na formação académica, através de investigação ativa. Neste primeiro capítulo, realizou-se uma apresentação dos objetivos gerais e específicos do estágio, assim como o desenho de investigação/metodologia e respetivo organograma. Seguidamente apresentou-se uma biografia do designer e uma análise da marca. Esta análise possibilitou conhecer caraterísticas importantes como a filosofia da marca, a organização da empresa, o público-alvo, as marcas concorrentes e as últimas coleções do criador. No final do capítulo foi realizada uma análise da experiência vivida em contexto de estágio curricular no Atelier Carlos Gil, onde foi explorada a metodologia utilizada pelo designer no planeamento, modelagem e confeção da coleção. Foi descrita também toda a experiência obtida no estágio e especificação dos trabalhos desenvolvidos. Por fim realizou-se uma pequena observação e reflexão sobre a experiência. Esta experiência possibilitou, não só aplicar conhecimentos adquiridos em contexto de formação académica, No segundo capítulo desenvolve-se uma investigação e o desenvolvimento de projeto de coleção cápsula, intitulada “FREEDOM”, como proposta de uma expansão da marca Carlos Gil a um público masculino. No decorrer do projeto, foram desenvolvidos dois protótipos. O primeiro, realizado através de um curso de alfaiataria artesanal da Sastrería Serna, de um casaco de homem. O segundo protótipo, consistiu na modelagem e confeção de um fato em pano cru de um dos coordenados do projeto.
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Desta forma, este documento está dividido em dois grandes capítulos. No primeiro são expostos os projetos e as aprendizagens realizadas em contexto de estágio curricular, como modelista no Atelier Carlos Gil. Esta experiência foi de extrema importância, pois permitiu trabalhar em contexto real de trabalho e observar o funcionamento de uma pequena empresa, para além de permitir conhecer a identidade da marca, os seus métodos de trabalho e a sua organização. A metodologia adotada na realização do estágio foi: mista intervencionista e não intervencionista de base qualitativa, uma vez que foram aplicadas técnicas de pesquisa e recolha de informação e bibliografia, observação direta, e o desenvolvimento de projetos com a aplicação de conhecimentos adquiridos previamente na formação académica, através de investigação ativa. Neste primeiro capítulo, realizou-se uma apresentação dos objetivos gerais e específicos do estágio, assim como o desenho de investigação/metodologia e respetivo organograma. Seguidamente apresentou-se uma biografia do designer e uma análise da marca. Esta análise possibilitou conhecer caraterísticas importantes como a filosofia da marca, a organização da empresa, o público-alvo, as marcas concorrentes e as últimas coleções do criador. No final do capítulo foi realizada uma análise da experiência vivida em contexto de estágio curricular no Atelier Carlos Gil, onde foi explorada a metodologia utilizada pelo designer no planeamento, modelagem e confeção da coleção. Foi descrita também toda a experiência obtida no estágio e especificação dos trabalhos desenvolvidos. Por fim realizou-se uma pequena observação e reflexão sobre a experiência. Esta experiência possibilitou, não só aplicar conhecimentos adquiridos em contexto de formação académica, No segundo capítulo desenvolve-se uma investigação e o desenvolvimento de projeto de coleção cápsula, intitulada “FREEDOM”, como proposta de uma expansão da marca Carlos Gil a um público masculino. No decorrer do projeto, foram desenvolvidos dois protótipos. O primeiro, realizado através de um curso de alfaiataria artesanal da Sastrería Serna, de um casaco de homem. O segundo protótipo, consistiu na modelagem e confeção de um fato em pano cru de um dos coordenados do projeto.Abstract : This Internship and Project work was developed within the scope of the Master in Clothing and Textile Design and aims to present the work accomplished during the academic year 2020/2021. The internship took place between January and April, at Atelier Carlos Gil, in Fundão, and was intended to reinforce knowledge acquired in the academic field, as well as its application in a business context. It also allowed contact with the practical and multidisciplinary environment of design, facilitating the acquisition of professional experience. As a result of this Internship, an academic Project directed by the brand was carried out, with the intention of adding innovation and expanding the market to male customers. This document is divided into two main chapters. In the first one, the projects the learning experiences made during the internship as a pattern maker in Atelier Carlos Gil, are exposed. This experience was extremely important, because it allowed me to experience a real work context and to observe the operation of a small company, as well as allowing me to know more about the identity of the brand, its working methods, and its organization. The methodology adopted in the internship was: mixed interventionist and non-interventionist with a qualitative basis, in which research techniques were applied, using an information and bibliography collection, together with direct observation and the development of projects with the application of knowledge, previously acquired in academic training of active research. In this first chapter, the general and specific objectives of the internship are presented, as well as the research design/methodology and its organogram. Next, there is a biography of the designer and an analysis of the brand. This analysis revealed important characteristics such as the brand philosophy, the company organization, the target audience, the competing brands, and the creator's most recent collections. At the end of the chapter, there is an analysis of the experience gained through the curricular internship at Atelier Carlos Gil, and a review of the methodology used by the designer in the planning, modeling, and making of the collection. Information on the experience obtained in the internship and the specific nature of the work developed is also provided. Finally, there is a short observation and reflection on the experience. This experience not only allowed me to apply knowledge acquired in the context of academic training, but also to deal with new realities, acquiring new knowledge and theoretical and practical skills. The second chapter develops an investigation and the development of a capsule collection project, entitled "FREEDOM", as a proposal for an expansion of the Carlos Gil brand to a male audience. During the project, two prototypes were developed. The first, made through an artisanal tailoring course at Sastrería Serna, of a men's jacket. The second prototype consisted of the modelling and making of a suit in raw cloth of one of the project's coordinates.Rodrigues, Carla Isabel RoqueAlmeida, Maria Cristina Queijeiro Borges deRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoArruda, Carlos Miguel Ramos2022-08-04T09:41:02Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8096TID:203049225porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:49:12Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8096Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:27.369993Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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