Liderança transformacional e autonomia grupal: adaptação de instrumentos de medida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beveren, Patrícia Quinta Ferreira Van
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/29078
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
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spelling Liderança transformacional e autonomia grupal: adaptação de instrumentos de medidaLiderança transformacionalAnálise factorial exploratóriaAnálise factorial confirmatóriaDissertação de mestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraA presente dissertação, inicialmente, procurou analisar paralelamente, os conceitos de liderança transformacional e de autonomia grupal, o seu enquadramento e desenvolvimento conceptual e os seus efeitos no contexto organizacional. Tendo por base uma revisão de literatura acerca do impacto de ambos os conceitos na satisfação e desempenho dos colaboradores de organizações, constitui objetivo deste estudo a adaptação e consequente validação de duas escalas de medida – a escala Global Transformacional Leadership (GTL) ao nível da liderança transformacional e a escala Team- Level Autonomy (TLA) ao nível da autonomia grupal – para grupos de trabalho de organizações portuguesas. Para o efeito, conduziu-se um estudo empírico com uma amostra de 456 sujeitos de 70 grupos de trabalho, pertencentes a 26 organizações, onde foram testadas as validades de constructo da GTL e da TLA. Deste modo, realizaram-se uma análise fatorial exploratória e uma análise fatorial confirmatória em ambas, tendo-se repartido a amostra em duas partes iguais, uma para cada análise. Os estudos relativos às qualidades psicométricas das duas medidas adaptadas, revelaram bons níveis de validade e de fiabilidade, considerando-se que o processo de adaptação das duas escalas teve êxito e que os itens traduzem adequadamente os constructos em causa.The present work, first, tried to analyze simultaneously, the concepts of transformational leadership and team-level autonomy, their framework and conceptual development and their effects in the organizational context. Based on a literature review about the impact of both concepts on the organizational workers’ satisfaction and performance, the aim of this study is to adapt and consequently validate two measuring scales – the Global Transformational Leadership (GTL) scale and the Team-Level Autonomy (TLA) scale – for portuguese organizations’ work groups. Therefore, an empirical study was conducted with a sample of 456 subjects of 70 work groups, belonging to 26 organizations. The evaluation consisted in testing the construct validities of GTL and TLA, through exploratory and confirmatory factor analysis in both scales, having the sample been splitted in two equal parts, one for each analysis. The studies about psychometric qualities of the two adapted measures revealed good levels of both validity and reliability, being considered that the process of adaptation of the two scales was successful and that the items adequately translate the constructs in question.2015-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/29078http://hdl.handle.net/10316/29078TID:201444208porBeveren, Patrícia Quinta Ferreira Vaninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/29078Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:44.714259Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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