Participação das Mães na creche e no jardim de infância em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Sílvia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cruz, Orlanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8619
Resumo: Apesar de haver alguma evidência da importância da participação das famílias na creche e no jardim de infância, existem poucos estudos sobre o envolvimento dos pais nas creches e nos jardins-de-infância em Portugal. Este estudo integra-se num projeto longitudinal e pretende descrever indicadores da participação das mães na creche e no jardim de infância, bem como analisar a associação desta participação com a qualidade do ambiente familiar e da sala de atividades.Participaram no primeiro momento do estudo (M1) 120 crianças entre 14 e 49 meses de idade (M = 26.19, DP = 7.07), que se reduziram a 90 aos 54 a 79 meses (M = 68.92, DP = 5.57) no segundo momento (M2). Em M1 as crianças frequentavam 30 salas de creches e em M2 43 salas de jardim de infância.A participação das mães na creche e no jardim de infância foi avaliada através de questões colocadas no âmbito de um questionário sociodemográfico (Questionário à Família), tendo sido criadas duas variáveis compósitas: participação passiva e participação ativa. A qualidade do ambiente familiar foi avaliada através das versões portuguesas da Home Observation for the Measurement of the Environment para crianças até aos dois anos (HOME 0-2 anos) e dos três aos cinco anos (HOME 3-5 anos). As versões portuguesas da Infant/Toddler Environment Rating Scale e da Early Childhood Environment Rating Scale - Revised Edition foram utilizadas para avaliar a qualidade dos contextos de creche e jardim de infância, respetivamente.
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