Aplicação de algoritmos de deep learning: Modelo de reconhecimento de imagem e análise do comportamento dos consumidores em lojas de checkout autónomo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobo, Miguel Costa Lima
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27124
Resumo: Recentes avanços em campos como deep learning e computer vision, trouxeram novas possibilidades à área do retalho. Tais avanços forneceram novas ideias e capacidades às lojas de explorarem novos tipos de informação, devido às múltiplas câmaras implementadas no estabelecimento. Nesta dissertação, é desenvolvida uma investigação que estuda possíveis comportamentos de clientes que esses estabelecimentos podem explorar a partir da análise de imagens. Neste seguimento, é necessário perceber como se pode analisar e tirar proveito das mesmas e ter a capacidade de reconhecer intervenientes no processo de compra, através da parametrização do melhor modelo, utilizando técnicas de deep learning. Com os objetivos da investigação em mente, é realizada uma extensa pesquisa através de uma Revisão Sistemática da Literatura na área de Big Data aplicada a computer vision, deep learning e os métodos de análise de sensores. Adicionalmente, é efetuada uma análise aos resultados de um questionário, aplicado a consumidores nacionais, que pretenderia criar empatia com os mesmo, de modo a tentar traduzir as suas posições em propostas de valor. Paralelamente, foram recolhidos e analisados dados de imagem provenientes de um retalhista português e utilizados os algoritmos Yolo e Hidden Markov Model, considerando a sua rapidez e características, mas também a presença em estudos modernos. Os resultados permitiram identificar pessoas com uma accuracy média de 85%. Foram ainda construídos mapas de frequências e heat maps, com o principal contributo de enaltecer padrões de consumo e afluências na loja, para aferir o impacto que este tipo de informação pode ter na experiência do consumidor.
id RCAP_02004eae558af058281cad340f623e09
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27124
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aplicação de algoritmos de deep learning: Modelo de reconhecimento de imagem e análise do comportamento dos consumidores em lojas de checkout autónomoDeep learningBig dataDeteção objetosCheckout autónomoComportamento do consumidor -- Consumer behaviorObject detectionAutonomous checkoutRecentes avanços em campos como deep learning e computer vision, trouxeram novas possibilidades à área do retalho. Tais avanços forneceram novas ideias e capacidades às lojas de explorarem novos tipos de informação, devido às múltiplas câmaras implementadas no estabelecimento. Nesta dissertação, é desenvolvida uma investigação que estuda possíveis comportamentos de clientes que esses estabelecimentos podem explorar a partir da análise de imagens. Neste seguimento, é necessário perceber como se pode analisar e tirar proveito das mesmas e ter a capacidade de reconhecer intervenientes no processo de compra, através da parametrização do melhor modelo, utilizando técnicas de deep learning. Com os objetivos da investigação em mente, é realizada uma extensa pesquisa através de uma Revisão Sistemática da Literatura na área de Big Data aplicada a computer vision, deep learning e os métodos de análise de sensores. Adicionalmente, é efetuada uma análise aos resultados de um questionário, aplicado a consumidores nacionais, que pretenderia criar empatia com os mesmo, de modo a tentar traduzir as suas posições em propostas de valor. Paralelamente, foram recolhidos e analisados dados de imagem provenientes de um retalhista português e utilizados os algoritmos Yolo e Hidden Markov Model, considerando a sua rapidez e características, mas também a presença em estudos modernos. Os resultados permitiram identificar pessoas com uma accuracy média de 85%. Foram ainda construídos mapas de frequências e heat maps, com o principal contributo de enaltecer padrões de consumo e afluências na loja, para aferir o impacto que este tipo de informação pode ter na experiência do consumidor.Recent advances in fields such as deep learning and computer vision have brought new possibilities in the retail area. Such advances have provided new insights and capabilities for shops to exploit new types of information due to the multiple cameras deployed in the establishment. In this dissertation, an investigation is developed that studies possible customer behaviours that these establishments can exploit from image analysis. In this follow up, it is necessary to understand how one can analyse and take advantage of them and have the ability to recognise actors in the shopping process by parameterising the best model using deep learning techniques. With the research objectives in mind, an extensive literature review is carried out in the area of Big Data applied to computer vision and deep learning, but also in sensor analysis methods. Additionally, a survey was implemented to a portuguese consumers sample that intended to create empathy with consumers in order to understand their wishes to try to translate them into value propositions. In parallel, image data from a portuguese retailer was collected and the Yolo algorithm was used together with Hidden Markov Model to analyse it, considering its speed and characteristics, but also its presence in modern studies. The results allow identifying people with an average accuracy of 85%. Frequency maps and heat maps were also generated, with the main contribution of highlighting consumption patterns and affluence in the shop, to assess the impact that this type of information can have on consumer experience.2023-12-20T00:00:00Z2022-12-21T00:00:00Z2022-12-212022-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/27124TID:203142446porLobo, Miguel Costa Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-24T01:19:54Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27124Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:32:35.878020Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de algoritmos de deep learning: Modelo de reconhecimento de imagem e análise do comportamento dos consumidores em lojas de checkout autónomo
title Aplicação de algoritmos de deep learning: Modelo de reconhecimento de imagem e análise do comportamento dos consumidores em lojas de checkout autónomo
spellingShingle Aplicação de algoritmos de deep learning: Modelo de reconhecimento de imagem e análise do comportamento dos consumidores em lojas de checkout autónomo
Lobo, Miguel Costa Lima
Deep learning
Big data
Deteção objetos
Checkout autónomo
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Object detection
Autonomous checkout
title_short Aplicação de algoritmos de deep learning: Modelo de reconhecimento de imagem e análise do comportamento dos consumidores em lojas de checkout autónomo
title_full Aplicação de algoritmos de deep learning: Modelo de reconhecimento de imagem e análise do comportamento dos consumidores em lojas de checkout autónomo
title_fullStr Aplicação de algoritmos de deep learning: Modelo de reconhecimento de imagem e análise do comportamento dos consumidores em lojas de checkout autónomo
title_full_unstemmed Aplicação de algoritmos de deep learning: Modelo de reconhecimento de imagem e análise do comportamento dos consumidores em lojas de checkout autónomo
title_sort Aplicação de algoritmos de deep learning: Modelo de reconhecimento de imagem e análise do comportamento dos consumidores em lojas de checkout autónomo
author Lobo, Miguel Costa Lima
author_facet Lobo, Miguel Costa Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobo, Miguel Costa Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Deep learning
Big data
Deteção objetos
Checkout autónomo
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Object detection
Autonomous checkout
topic Deep learning
Big data
Deteção objetos
Checkout autónomo
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Object detection
Autonomous checkout
description Recentes avanços em campos como deep learning e computer vision, trouxeram novas possibilidades à área do retalho. Tais avanços forneceram novas ideias e capacidades às lojas de explorarem novos tipos de informação, devido às múltiplas câmaras implementadas no estabelecimento. Nesta dissertação, é desenvolvida uma investigação que estuda possíveis comportamentos de clientes que esses estabelecimentos podem explorar a partir da análise de imagens. Neste seguimento, é necessário perceber como se pode analisar e tirar proveito das mesmas e ter a capacidade de reconhecer intervenientes no processo de compra, através da parametrização do melhor modelo, utilizando técnicas de deep learning. Com os objetivos da investigação em mente, é realizada uma extensa pesquisa através de uma Revisão Sistemática da Literatura na área de Big Data aplicada a computer vision, deep learning e os métodos de análise de sensores. Adicionalmente, é efetuada uma análise aos resultados de um questionário, aplicado a consumidores nacionais, que pretenderia criar empatia com os mesmo, de modo a tentar traduzir as suas posições em propostas de valor. Paralelamente, foram recolhidos e analisados dados de imagem provenientes de um retalhista português e utilizados os algoritmos Yolo e Hidden Markov Model, considerando a sua rapidez e características, mas também a presença em estudos modernos. Os resultados permitiram identificar pessoas com uma accuracy média de 85%. Foram ainda construídos mapas de frequências e heat maps, com o principal contributo de enaltecer padrões de consumo e afluências na loja, para aferir o impacto que este tipo de informação pode ter na experiência do consumidor.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21T00:00:00Z
2022-12-21
2022-11
2023-12-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/27124
TID:203142446
url http://hdl.handle.net/10071/27124
identifier_str_mv TID:203142446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134887635058688