O Contributo da Tradição Retórica para o Discurso Persuasivo Publicitário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/160612 |
Resumo: | O objetivo desta dissertação é o de investigar sobre o potencial contributo da tradição retórica para o discurso persuasivo publicitário. Por outras palavras, pretendo esclarecer se o conhecimento retórico está circunscrito ao passado histórico ou se tem uma palavra a dizer na atualidade publicitária. Nesse sentido, esta dissertação consiste numa revisão de literatura que procura reunir, analisar e sintetizar o saber de diferentes académicos que trabalharam sobre o tema. Numa fase inicial, esta dissertação explora o contexto histórico da Retórica e da Publicidade, contextualizando o surgimento e evolução destas duas grandes áreas de estudo e atuação, desde a antiguidade clássica até ao presente. De seguida, procede a uma reflexão sobre a forma como ambas as áreas são encaradas no tempo atual, observando como diferentes pensadores as interpretam e definem nos dias de hoje. Após estes dois momentos de contextualização, esta dissertação procede a um exercício de comparação entre os ensinamentos retóricos e as práticas habituais da indústria publicitária, procurando identificar paralelo entre ambos. Nessa fase, é feita uma enumeração e análise dos cânones da retórica clássica, assim como dos principais componentes do processo de conceção do discurso publicitário, procurando identificar similitudes entre ambos. Na fase final deste exercício de comparação, são abordadas as múltiplas figuras de retórica, analisando a essência de cada uma e exemplificando, através de anúncios contemporâneos, como se manifestam, de forma consciente ou inconsciente, na atividade publicitária. De modo a enriquecer este exercício de comparação e exemplificação, são abordadas áreas do conhecimento relevantes para o estudo da imagem publicitária, nomeadamente a Retórica Visual, a Argumentação Multimodal e os Esquemas Argumentativos. Por fim, são perspetivados potenciais estudos a realizar nesta matéria, esperando cimentar as bases para futuros trabalhos de investigação sobre este tema. |
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O Contributo da Tradição Retórica para o Discurso Persuasivo PublicitárioRetóricaPublicidadePersuasãoFiguras de RetóricaRhetoricAdvertisingPersuasionRhetorical FiguresDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO objetivo desta dissertação é o de investigar sobre o potencial contributo da tradição retórica para o discurso persuasivo publicitário. Por outras palavras, pretendo esclarecer se o conhecimento retórico está circunscrito ao passado histórico ou se tem uma palavra a dizer na atualidade publicitária. Nesse sentido, esta dissertação consiste numa revisão de literatura que procura reunir, analisar e sintetizar o saber de diferentes académicos que trabalharam sobre o tema. Numa fase inicial, esta dissertação explora o contexto histórico da Retórica e da Publicidade, contextualizando o surgimento e evolução destas duas grandes áreas de estudo e atuação, desde a antiguidade clássica até ao presente. De seguida, procede a uma reflexão sobre a forma como ambas as áreas são encaradas no tempo atual, observando como diferentes pensadores as interpretam e definem nos dias de hoje. Após estes dois momentos de contextualização, esta dissertação procede a um exercício de comparação entre os ensinamentos retóricos e as práticas habituais da indústria publicitária, procurando identificar paralelo entre ambos. Nessa fase, é feita uma enumeração e análise dos cânones da retórica clássica, assim como dos principais componentes do processo de conceção do discurso publicitário, procurando identificar similitudes entre ambos. Na fase final deste exercício de comparação, são abordadas as múltiplas figuras de retórica, analisando a essência de cada uma e exemplificando, através de anúncios contemporâneos, como se manifestam, de forma consciente ou inconsciente, na atividade publicitária. De modo a enriquecer este exercício de comparação e exemplificação, são abordadas áreas do conhecimento relevantes para o estudo da imagem publicitária, nomeadamente a Retórica Visual, a Argumentação Multimodal e os Esquemas Argumentativos. Por fim, são perspetivados potenciais estudos a realizar nesta matéria, esperando cimentar as bases para futuros trabalhos de investigação sobre este tema.The aim of this dissertation is to investigate the potential contribution of the rhetorical tradition to the persuasive advertising discourse. In other words, it intends to clarify whether rhetorical knowledge is circumscribed to the historical past or if it has a say in current advertising. In this sense, this dissertation consists of a literature review that seeks to gather, analyze, and synthesize the knowledge of different scholars who have worked on the topic. Initially, this dissertation explores the historical context of Rhetoric and Advertising, contextualizing the origin and evolution of these two major areas of study and action, from Classical Antiquity to the present. Then, it proceeds to a reflection on how both areas are seen in the present time, observing how different thinkers interpret and define them nowadays. After these two moments of contextualization, this dissertation proceeds to a comparison exercise between the rhetorical teachings and the usual advertising industry practices, trying to identify parallels between both. In this phase, an enumeration and analysis of the canons of classical rhetoric is made, as well as the main components of the conception process of the advertising discourse, seeking to identify similarities between both. In the final phase of this exercise of comparison, the multiple figures of rhetoric are addressed, analyzing the essence of each one and exemplifying, through contemporary ads, how they manifest themselves, consciously or unconsciously, in the advertising activity. In order to enrich this exercise of comparison and exemplification, areas of knowledge relevant to the study of the advertising image are addressed, namely Visual Rhetoric, Multimodal Argumentation and Argumentative Schemes. Finally, potential studies to be carried out on this subject are put into perspective, hoping to cement the basis for future research work on this subject.Macagno, FabrizioRUNSantos, Henrique António Lima2023-11-28T14:34:33Z2023-06-212023-05-152023-06-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/160612TID:203328370porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:43:21Zoai:run.unl.pt:10362/160612Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:58:07.999896Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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