Interpretaciones de niños de 4.° de primaria relativas al ángulo
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22968 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos a análise de excertos de interações em sala de aula relacionadas com interpretações de crianças do 4.º ano de escolaridade referentes ao objeto matemático ângulo (elementos constitutivos, imagem conceptual, representações, atributo mensurável e unidade de medida). Pretendemos assinalar a complexidade da construção de significado na sala de aula de matemática. Destacamos a necessidade de reservar tempo para promover espaços de interação discursiva que permita às crianças expressarem os seus significados pessoais e evoluírem coletivamente para significados próximos dos estabelecidos pela comunidade matemática de referência, ainda que em detrimento da quantidade dos conteúdos matemáticos a ensinar. |
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Interpretaciones de niños de 4.° de primaria relativas al ánguloInterpretaciones de niños de 4.° de primaria relativas al ánguloArtigosNeste artigo apresentamos a análise de excertos de interações em sala de aula relacionadas com interpretações de crianças do 4.º ano de escolaridade referentes ao objeto matemático ângulo (elementos constitutivos, imagem conceptual, representações, atributo mensurável e unidade de medida). Pretendemos assinalar a complexidade da construção de significado na sala de aula de matemática. Destacamos a necessidade de reservar tempo para promover espaços de interação discursiva que permita às crianças expressarem os seus significados pessoais e evoluírem coletivamente para significados próximos dos estabelecidos pela comunidade matemática de referência, ainda que em detrimento da quantidade dos conteúdos matemáticos a ensinar.In this article, we present the analysis of fragments of some grade 4 students' interactions over a class related to their interpretations of different aspects of angle (constitutive elements, conceptual image, representations, measurable attribute, and unit of measurement). We intend to point out the complexity of meaning making in the mathematics classroom. We express the need to devote class time to promote discursive interactions, to allow children express their personal meanings, to advance collectively towards meanings close to those established by the mathematical community, even though the number of teaching' contents might diminish.Neste artigo apresentamos a análise de excertos de interações em sala de aula relacionadas com interpretações de crianças do 4.º ano de escolaridade referentes ao objeto matemático ângulo (elementos constitutivos, imagem conceptual, representações, atributo mensurável e unidade de medida). Pretendemos assinalar a complexidade da construção de significado na sala de aula de matemática. Destacamos a necessidade de reservar tempo para promover espaços de interação discursiva que permita às crianças expressarem os seus significados pessoais e evoluírem coletivamente para significados próximos dos estabelecidos pela comunidade matemática de referência, ainda que em detrimento da quantidade dos conteúdos matemáticos a ensinar.APM - Associação de Professores de Matemática2018-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22968spa2183-28380872-3915Camargo, LeonorJiménez Ardila, SandraSalazar Fino, Vivianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:07:03Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22968Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:30.135338Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Neste artigo apresentamos a análise de excertos de interações em sala de aula relacionadas com interpretações de crianças do 4.º ano de escolaridade referentes ao objeto matemático ângulo (elementos constitutivos, imagem conceptual, representações, atributo mensurável e unidade de medida). Pretendemos assinalar a complexidade da construção de significado na sala de aula de matemática. Destacamos a necessidade de reservar tempo para promover espaços de interação discursiva que permita às crianças expressarem os seus significados pessoais e evoluírem coletivamente para significados próximos dos estabelecidos pela comunidade matemática de referência, ainda que em detrimento da quantidade dos conteúdos matemáticos a ensinar. |
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