A escola portuguesa pelos olhos dos adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camacho, Inês
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Reis, Marta, Tomé, Gina Maria Quinás, Branquinho, Cátia, Gaspar de Matos, Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/37671
Resumo: All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License
id RCAP_020c23385e1acc0eb92736e007e2e730
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/37671
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escola portuguesa pelos olhos dos adolescentesThe portuguese school through the eyes of adolescentsLa escuela portuguesa por los ojos de los adolescentesSchoolPerceived academic abilityChanges in schoolAll the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution LicenseYoung people who reported to like school have more positive behaviors associated, including better academic performance and more well-being. This study aims to understand 1) the relationship between liking school and academic ability 2) what young people would like to change in their schools, 3) check the variables that may predict liking school and perceived academic ability 4) analyze the variables related to the school including pressure with school work, problems about school, relationship with classmates and teachers. 6026 students from 6th, 8th and 10th grades that integrated the study Health Behaviour in School - Aged children (HBSC) in 2014 participated. Young people that reported to like school very much are those who would not change anything in their school and are the ones who have more trust in teachers. Students report that school subjects are too extensive, too boring and even useless and referred some negative parental overpressure regarding school success. The results suggest the need to review existing policies in Portuguese education system pointing out that it is crucial to intervene in schools, with families, teachers and young people.Os jovens que referem gostar da escola apresentam mais comportamentos positivos associados, nomeadamente melhor desempenho académico e mais bem-estar. O presente estudo tem como objetivos:1) compreender a relação existente entre o gosto pela escola e capacidade académica, e; 2)o que os jovens gostariam de mudar nas suas escolas; 3) verificar as variáveis que poderão predizer o gosto pela escola e a capacidade académica percebida; 4) analisar as variáveis relacionadas com a escola nomeadamente a pressão com os trabalhos da escola, problemas com a escola, relação com os colegas da escola e com os professores. Participaram 6026 alunos do 6º 8º e 10º ano de escolaridade que integraram o estudo Health Behaviour in School - Aged children (HBSC) em 2014. Os jovens que referem gostar muito da escola são os que não mudariam nada na sua escola e são os que têm mais confiança nos professores. Os alunos referem que as matérias são demasiado extensas, aborrecidas e mesmo inúteis salientando alguns a pressão dos pais para o sucesso escolar. Os resultados apontam para a necessidade de rever as políticas públicas existentes no ensino português sendo crucial intervir nas escolas, junto das famílias, professores e jovens.Los jóvenes que reportaron que les gusta el colegio tienen comportamientos más positivos asociados, incluyendo un mejor rendimiento académico y un mayor bienestar. Este estudio tiene como objetivo comprender: 1) la relación entre el gusto por la escuela y la capacidad académica; 2) que les gustaría cambiar en sus escuelas; 3) determinar las variables que pueden predecir el gusto por la escuela y la capacidad académica percibida; 4) analizar las variables relacionadas con la escuela, incluyendo la presión con el trabajo escolar, problemas en la escuela, las relaciones con los compañeros y profesores. Participado 6026 alumnos de 6º, 8º y 10º grado que integraron el estudio Health Behaviour in School – Aged children (HBSC) em 2014. Los jóvenes que le gustan la escuela son aquellos que no cambiarían nada en su escuela y son aquellos que presentan más confianza en los maestros. Los estudiantes reportan que los materiales son demasiado grandes, aburrido e incluso inútil, algunos subrayan la presión de los padres para el éxito escolar. Os resultados apontam para a necessidade de rever as políticas públicas existentes no ensino português sendo crucial intervir nas escolas, junto das famílias, professores e jovens. Los resultados apuntan la necesidad de revisar las políticas públicas existentes en la enseñanza de portugués siendo crucial intervenir en las escuelas, junto a las familias, los maestros y los jóvenes.Pontifícia Universidade Católica de São PauloRepositório da Universidade de LisboaCamacho, InêsReis, MartaTomé, Gina Maria QuinásBranquinho, CátiaGaspar de Matos, Margarida2019-03-25T11:12:11Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/37671porPsicologia da Educação, (45), 1-102175-352010.5935/2175-3520.20170012info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:34:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/37671Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:51:40.504602Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escola portuguesa pelos olhos dos adolescentes
The portuguese school through the eyes of adolescents
La escuela portuguesa por los ojos de los adolescentes
title A escola portuguesa pelos olhos dos adolescentes
spellingShingle A escola portuguesa pelos olhos dos adolescentes
Camacho, Inês
School
Perceived academic ability
Changes in school
title_short A escola portuguesa pelos olhos dos adolescentes
title_full A escola portuguesa pelos olhos dos adolescentes
title_fullStr A escola portuguesa pelos olhos dos adolescentes
title_full_unstemmed A escola portuguesa pelos olhos dos adolescentes
title_sort A escola portuguesa pelos olhos dos adolescentes
author Camacho, Inês
author_facet Camacho, Inês
Reis, Marta
Tomé, Gina Maria Quinás
Branquinho, Cátia
Gaspar de Matos, Margarida
author_role author
author2 Reis, Marta
Tomé, Gina Maria Quinás
Branquinho, Cátia
Gaspar de Matos, Margarida
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Camacho, Inês
Reis, Marta
Tomé, Gina Maria Quinás
Branquinho, Cátia
Gaspar de Matos, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv School
Perceived academic ability
Changes in school
topic School
Perceived academic ability
Changes in school
description All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2019-03-25T11:12:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/37671
url http://hdl.handle.net/10451/37671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia da Educação, (45), 1-10
2175-3520
10.5935/2175-3520.20170012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134452882866176