Consumo de produtos de saúde e bem-estar em Portugal Continental: uma análise espacial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Mariana dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/54863
Resumo: Os Produtos de Saúde e Bem-Estar (PSBE) fazem parte de um conjunto de produtos do mercado farmacêutico cuja oferta e procura tem vindo a aumentar de ano para ano, não só pela integração de medidas promotoras de estilos de vida mais saudáveis através do Plano Nacional de Saúde, mas também pela adoção de novos hábitos, como a promoção da atividade física, cuidados alimentares e a introdução no dia-a-dia destes produtos de bem-estar. O consumo de PSBE adquiridos através do canal farmácia é aferível através de bases de dados das vendas em farmácias no território nacional e, quando aliados a uma abordagem geográfica, é possível realizar estudos de mercado de modo a promover um serviço mais direcionado às necessidades dos clientes. É neste contexto que os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e as técnicas de análise espacial se constituem como ferramentas e métodos que mostram uma grande aplicabilidade em estudos de análise de mercado, ao conjugar vários tipos e fontes de dados com os dados sobre as vendas de PSBE. O presente relatório surge da proposta de estágio conjunto entre a Health Market Research (HMR) e o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território e a Faculdade de Farmácia, da Universidade de Lisboa. Este estágio teve como principal objetivo desenvolver uma classificação taxonómica de Portugal Continental, por regiões HMR, de acordo com o consumo de PSBE e a distribuição das variáveis explicativas. Com recurso a métodos estatísticos e de análise espacial, mais especificamente, Regressão Linear Múltipla, Regressão Geográfica Ponderada e Análise de Clusters, os resultados do estudo que dão corpo a este relatório confirmaram alguns resultados obtidos em estudos anteriores ao aferir que, apesar das variáveis explanatórias do consumo de PSBE variarem consoante os tipos de produtos estudados (Produtos de Autocuidado, Produtos de Cuidado do Paciente e Suplementos), os fatores relacionados com a população empregada são os mais significativos ao contribuírem de forma positiva para o aumento do consumo dos três grupos de produtos. Além disso, a importância da proximidade geográfica, medida a partir da distância entre regiões, revelou um contributo para o aumento da significância dos modelos, sendo uma propriedade geográfica com capacidade explicativa da distribuição do consumo de PSBE. Com o presente estudo, também foi possível confirmar a assimetria espacial entre o litoral e o interior do país e entre o norte e o sul, verificando-se maiores valores de unidades vendidas em regiões do litoral comparativamente às regiões do interior do país.
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É neste contexto que os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e as técnicas de análise espacial se constituem como ferramentas e métodos que mostram uma grande aplicabilidade em estudos de análise de mercado, ao conjugar vários tipos e fontes de dados com os dados sobre as vendas de PSBE. O presente relatório surge da proposta de estágio conjunto entre a Health Market Research (HMR) e o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território e a Faculdade de Farmácia, da Universidade de Lisboa. Este estágio teve como principal objetivo desenvolver uma classificação taxonómica de Portugal Continental, por regiões HMR, de acordo com o consumo de PSBE e a distribuição das variáveis explicativas. Com recurso a métodos estatísticos e de análise espacial, mais especificamente, Regressão Linear Múltipla, Regressão Geográfica Ponderada e Análise de Clusters, os resultados do estudo que dão corpo a este relatório confirmaram alguns resultados obtidos em estudos anteriores ao aferir que, apesar das variáveis explanatórias do consumo de PSBE variarem consoante os tipos de produtos estudados (Produtos de Autocuidado, Produtos de Cuidado do Paciente e Suplementos), os fatores relacionados com a população empregada são os mais significativos ao contribuírem de forma positiva para o aumento do consumo dos três grupos de produtos. Além disso, a importância da proximidade geográfica, medida a partir da distância entre regiões, revelou um contributo para o aumento da significância dos modelos, sendo uma propriedade geográfica com capacidade explicativa da distribuição do consumo de PSBE. Com o presente estudo, também foi possível confirmar a assimetria espacial entre o litoral e o interior do país e entre o norte e o sul, verificando-se maiores valores de unidades vendidas em regiões do litoral comparativamente às regiões do interior do país.Health and Well-Being Products (HBS) are part of a set of products in the pharmaceutical market whose supply and demand has been increasing year by year, not only due to the integration of measures promoting healthier lifestyles through the National Health Plan, but also due to the adoption of new habits, such as the promotion of physical activity, dietary care and the introduction of these well-being products in daily life. The consumption of PSBEs purchased through the pharmacy channel can be gauged through databases of sales in pharmacies in the national territory and, when combined with a geographical approach, it is possible to conduct market studies to promote a more targeted service to customers' needs. It is in this context that Geographic Information Systems (GIS) and spatial analysis techniques constitute themselves as tools and methods that show great applicability in market analysis studies, by combining various types and sources of data the data on sales of HBS. This report arises from the proposal of a joint internship between Health Market Research (HMR) and the Institute of Geography and Spatial Planning and the Faculty of Pharmacy, University of Lisbon. The main objective of this internship was to develop a taxonomic classification of mainland Portugal, by HMR regions, according to the consumption of HBS and the distribution of the explanatory variables. Using statistical methods and spatial analysis, more specifically, Multiple Linear Regression, Geographical Weighted Regression and Cluster Analysis, the results of the study that forms the basis of this report confirmed some results obtained in previous studies by stating that although the explanatory variables of SBPC consumption vary according to the types of products studied (Self Care Products, Patient Care Products and Supplements), the factors related to the employed population are the most significant in contributing positively to the increase in consumption of the three groups of products. Furthermore, the importance of geographical proximity, measured from the distance between regions, revealed a contribution to the increased significance of the models, being a geographical property with explanatory capacity for the distribution of HBS consumption. With this study it was also possible to confirm the spatial asymmetry between the coast and the interior of the country and between the north and south, with higher values of units sold in coastal regions compared to inland regions.Marques da Costa, NunoDuarte-Ramos, FilipaRepositório da Universidade de LisboaDias, Mariana dos Santos2022-10-25T10:26:38Z2022-09-282022-09-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/54863TID:203081943porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:01:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/54863Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:05:38.552689Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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