Programa ensino médio presencial com mediação tecnológica : tempos e espaços escolares em transformação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Claudia Gomes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9058
Resumo: O presente estudo é resultado de uma investigação de natureza qualitativa e tem como objetivo conhecer as transformações ocorridas, em tempos e espaços diferentes, nas comunidades participantes do Programa “Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica” desenvolvido pelo Governo do Estado do Amazonas/Brasil por meio do Centro de Mídias de Educação (CEMEAM), contemplando as experiências vivenciadas pelos sujeitos intervenientes, professores e alunos de três escolas localizadas nas comunidades rurais dos municípios de Manaus e Iranduba de acordo com as demandas oferecidas pela Secretaria de Estado da Educação aos 62 municípios do Amazonas, localizados em área rural de difícil acesso. Apresenta como referenciais para esta pesquisa, as contribuições de Lévy (2004), Kenski (2012), Moran (2003) e Melo Neto (2012), cujas investigações têm favorecido a consolidação de uma concepção sobre o processo de aprendizagem diferenciada por meio das tecnologias da informação e comunicação (TIC), como resultado das transformações ocorridas nos sujeitos intervenientes e, porventura, em suas comunidades e, ainda, com a proposta metodológica de Proetti (2006). Os resultados conseguiram evidenciar as transformações ocorridas e as possíveis intervenções a ocorrer nas comunidades rurais dos municípios de Manaus e Iranduba, no Estado do Amazonas, por meio das ações do Programa Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica.
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