Modelação numérica da circulação e do transporte na Ria Formosa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1006022 |
Resumo: | A Ria Formosa (sul de Portugal) é uma laguna muito produtiva, de elevada importância ecológica e económica. Assim, perceber os processos que afetam a produtividade deste ecossistema é fundamental para a sua gestão sustentável. O projeto COALA visa estudar a dinâmica de trocas de nutrientes, clorofila e material particulado entre a Ria Formosa e o oceano adjacente, assim como a influência dos principais forçamentos (e.g. maré) nesta dinâmica, utilizando uma abordagem multidisciplinar que combina modelação numérica e campanhas de campo. O modelo hidrodinâmico SELFE foi aplicado na Ria Formosa, representando adequadamente os principais padrões de circulação. Este modelo foi combinado com um modelo de transporte lagrangeano para estudar a influência dos forçamentos ambientais na dinâmica de trocas lagoa – oceano. Foram simulados diversos cenários de vento, de batimetria e de descarga de efluentes de estações de tratamento de águas residuais (ETAR) locais. Os resultados sugerem uma influência significativa do vento e da batimetria na quantidade de partículas exportadas para a zona exterior a escalas temporais curtas. A análise do transporte de potenciais poluentes (e.g. nutrientes) das estações de tratamento de águas residuais pode contribuir para suportar a gestão da Ria Formosa. |
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A Ria Formosa (sul de Portugal) é uma laguna muito produtiva, de elevada importância ecológica e económica. Assim, perceber os processos que afetam a produtividade deste ecossistema é fundamental para a sua gestão sustentável. O projeto COALA visa estudar a dinâmica de trocas de nutrientes, clorofila e material particulado entre a Ria Formosa e o oceano adjacente, assim como a influência dos principais forçamentos (e.g. maré) nesta dinâmica, utilizando uma abordagem multidisciplinar que combina modelação numérica e campanhas de campo. O modelo hidrodinâmico SELFE foi aplicado na Ria Formosa, representando adequadamente os principais padrões de circulação. Este modelo foi combinado com um modelo de transporte lagrangeano para estudar a influência dos forçamentos ambientais na dinâmica de trocas lagoa – oceano. Foram simulados diversos cenários de vento, de batimetria e de descarga de efluentes de estações de tratamento de águas residuais (ETAR) locais. Os resultados sugerem uma influência significativa do vento e da batimetria na quantidade de partículas exportadas para a zona exterior a escalas temporais curtas. A análise do transporte de potenciais poluentes (e.g. nutrientes) das estações de tratamento de águas residuais pode contribuir para suportar a gestão da Ria Formosa. |
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