Desempenho Energético: Monitorização de Consumos e Melhoria Contínua na Herdade do Esporão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Luís Miguel Casquinha da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/107057
Resumo: O aumento da competitividade do mercado e a crescente preocupação com o consumo energético, relativamente aos seus custos e impactos ambientais, têm vindo a pressionar as indústrias a implementar medidas de melhoria de desempenho, de modo a reduzir os seus consumos. A Herdade do Esporão (HE), inserida no grupo Esporão S.A., é uma de duas empresas portuguesas produtoras vitivinícolas certificadas pela ISO 50001. O seu consumo anual de cerca de 750 tep, permite caracterizá-la como um Consumidor Intensivo de Energia (CIE) que procura a melhoria contínua do seu desempenho energético. Neste sentido, caracterizou-se o consumo de utilidades, foram revistos e atualizados o Sistema de Gestão de Energia (SGE) e os Indicadores de Desempenho Energético (IDE) implementados, estabeleceram-se objetivos com a finalidade de controlo dos consumos, e foram propostas medidas de melhoria de eficiência energética. Da caracterização do consumo de utilidades foi possível determinar que os CIE são a Rega da Barragem (16%), a Linha de Enchimento (12%), o Enoturismo (12%), o Sistema de Refrigeração (11%), a ETAR (10%), o Lagar (9%) e a Central de Ar Comprimido (CAC) (8%). Foi possível, também, aferir 26 pontos de medição em falta de modo a controlar o consumo de todas as utilidades consumidas. Foram propostas 5 medidas de melhoria de eficiência energética, que permitem a redução de 6,15% de energia elétrica (EE), 1,51% da água e 1,00% da biomassa consumidas. As 3 medidas implementadas foram a substituição de iluminação, correções à CAC, e a substituição do filtro da Estação de Tratamento de Água. Estas, permitiram uma redução de 1,57% e 2,21% da EE e 1,51% da água consumidas, respetivamente. As medidas a implementar futuramente envolvem a redução de fugas de ar comprimido e as alterações ao sistema de monitorização que reduzirão 2,32% e 0,66% da EE e 1,00% da biomassa consumida. Propôs-se, ainda, a implementação de uma nova Central Fotovoltaica de 550 kWp, reduzindo em 22,87% a energia comprada à rede. Elevando para 40% o autoconsumo na HE e evitando a emissão de 205 tonCO2e.
id RCAP_0232b9cc9793d1b64fe1f9737a1ffb24
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/107057
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Desempenho Energético: Monitorização de Consumos e Melhoria Contínua na Herdade do EsporãoEnergiaEficiência EnergéticaEnergy Intensive Consumer Management System (SGCIE)ISO 50001Photovoltaic PlantDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia QuímicaO aumento da competitividade do mercado e a crescente preocupação com o consumo energético, relativamente aos seus custos e impactos ambientais, têm vindo a pressionar as indústrias a implementar medidas de melhoria de desempenho, de modo a reduzir os seus consumos. A Herdade do Esporão (HE), inserida no grupo Esporão S.A., é uma de duas empresas portuguesas produtoras vitivinícolas certificadas pela ISO 50001. O seu consumo anual de cerca de 750 tep, permite caracterizá-la como um Consumidor Intensivo de Energia (CIE) que procura a melhoria contínua do seu desempenho energético. Neste sentido, caracterizou-se o consumo de utilidades, foram revistos e atualizados o Sistema de Gestão de Energia (SGE) e os Indicadores de Desempenho Energético (IDE) implementados, estabeleceram-se objetivos com a finalidade de controlo dos consumos, e foram propostas medidas de melhoria de eficiência energética. Da caracterização do consumo de utilidades foi possível determinar que os CIE são a Rega da Barragem (16%), a Linha de Enchimento (12%), o Enoturismo (12%), o Sistema de Refrigeração (11%), a ETAR (10%), o Lagar (9%) e a Central de Ar Comprimido (CAC) (8%). Foi possível, também, aferir 26 pontos de medição em falta de modo a controlar o consumo de todas as utilidades consumidas. Foram propostas 5 medidas de melhoria de eficiência energética, que permitem a redução de 6,15% de energia elétrica (EE), 1,51% da água e 1,00% da biomassa consumidas. As 3 medidas implementadas foram a substituição de iluminação, correções à CAC, e a substituição do filtro da Estação de Tratamento de Água. Estas, permitiram uma redução de 1,57% e 2,21% da EE e 1,51% da água consumidas, respetivamente. As medidas a implementar futuramente envolvem a redução de fugas de ar comprimido e as alterações ao sistema de monitorização que reduzirão 2,32% e 0,66% da EE e 1,00% da biomassa consumida. Propôs-se, ainda, a implementação de uma nova Central Fotovoltaica de 550 kWp, reduzindo em 22,87% a energia comprada à rede. Elevando para 40% o autoconsumo na HE e evitando a emissão de 205 tonCO2e.Jorge, MiguelRUNCruz, Luís Miguel Casquinha da2023-05-01T00:30:37Z2020-07-3120202020-07-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/107057porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-10T15:56:52ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho Energético: Monitorização de Consumos e Melhoria Contínua na Herdade do Esporão
title Desempenho Energético: Monitorização de Consumos e Melhoria Contínua na Herdade do Esporão
spellingShingle Desempenho Energético: Monitorização de Consumos e Melhoria Contínua na Herdade do Esporão
Cruz, Luís Miguel Casquinha da
Energia
Eficiência Energética
Energy Intensive Consumer Management System (SGCIE)
ISO 50001
Photovoltaic Plant
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química
title_short Desempenho Energético: Monitorização de Consumos e Melhoria Contínua na Herdade do Esporão
title_full Desempenho Energético: Monitorização de Consumos e Melhoria Contínua na Herdade do Esporão
title_fullStr Desempenho Energético: Monitorização de Consumos e Melhoria Contínua na Herdade do Esporão
title_full_unstemmed Desempenho Energético: Monitorização de Consumos e Melhoria Contínua na Herdade do Esporão
title_sort Desempenho Energético: Monitorização de Consumos e Melhoria Contínua na Herdade do Esporão
author Cruz, Luís Miguel Casquinha da
author_facet Cruz, Luís Miguel Casquinha da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jorge, Miguel
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Luís Miguel Casquinha da
dc.subject.por.fl_str_mv Energia
Eficiência Energética
Energy Intensive Consumer Management System (SGCIE)
ISO 50001
Photovoltaic Plant
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química
topic Energia
Eficiência Energética
Energy Intensive Consumer Management System (SGCIE)
ISO 50001
Photovoltaic Plant
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química
description O aumento da competitividade do mercado e a crescente preocupação com o consumo energético, relativamente aos seus custos e impactos ambientais, têm vindo a pressionar as indústrias a implementar medidas de melhoria de desempenho, de modo a reduzir os seus consumos. A Herdade do Esporão (HE), inserida no grupo Esporão S.A., é uma de duas empresas portuguesas produtoras vitivinícolas certificadas pela ISO 50001. O seu consumo anual de cerca de 750 tep, permite caracterizá-la como um Consumidor Intensivo de Energia (CIE) que procura a melhoria contínua do seu desempenho energético. Neste sentido, caracterizou-se o consumo de utilidades, foram revistos e atualizados o Sistema de Gestão de Energia (SGE) e os Indicadores de Desempenho Energético (IDE) implementados, estabeleceram-se objetivos com a finalidade de controlo dos consumos, e foram propostas medidas de melhoria de eficiência energética. Da caracterização do consumo de utilidades foi possível determinar que os CIE são a Rega da Barragem (16%), a Linha de Enchimento (12%), o Enoturismo (12%), o Sistema de Refrigeração (11%), a ETAR (10%), o Lagar (9%) e a Central de Ar Comprimido (CAC) (8%). Foi possível, também, aferir 26 pontos de medição em falta de modo a controlar o consumo de todas as utilidades consumidas. Foram propostas 5 medidas de melhoria de eficiência energética, que permitem a redução de 6,15% de energia elétrica (EE), 1,51% da água e 1,00% da biomassa consumidas. As 3 medidas implementadas foram a substituição de iluminação, correções à CAC, e a substituição do filtro da Estação de Tratamento de Água. Estas, permitiram uma redução de 1,57% e 2,21% da EE e 1,51% da água consumidas, respetivamente. As medidas a implementar futuramente envolvem a redução de fugas de ar comprimido e as alterações ao sistema de monitorização que reduzirão 2,32% e 0,66% da EE e 1,00% da biomassa consumida. Propôs-se, ainda, a implementação de uma nova Central Fotovoltaica de 550 kWp, reduzindo em 22,87% a energia comprada à rede. Elevando para 40% o autoconsumo na HE e evitando a emissão de 205 tonCO2e.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-31
2020
2020-07-31T00:00:00Z
2023-05-01T00:30:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/107057
url http://hdl.handle.net/10362/107057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303019958829056