Authenticity of the leaders and reactions of the led

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Victor Fernando Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10367
Resumo: O objetivo deste estudo é explorar a dimensionalização dos comportamentos de liderança autêntica e compreender o modo como os comportamentos (in)autênticos dos líderes influenciam as reações dos liderados. Para esse efeito, três objetivos “operacionais” são prosseguidos: (1) categorizar os comportamentos de líderes autênticos, (2) categorizar as reações dos liderados, e (3) compreender a relação entre os comportamentos dos líderes e as reações dos seguidores. Para atingir estes objetivos, foi desenvolvido um questionário composto por três partes, para quantificar o grau de liderança autêntica do líder e situações de liderança autêntica e não-autêntica e as respetivas reações dos liderados. A maioria das situações citadas de comportamentos de autênticos e não-autênticos dos líderes encaixa nas quatro dimensões do constructo de liderança autêntica, tal como apresentado na literatura. No que diz respeito à classificação das reações dos seguidores, a maioria das reações relatadas também se enquadram nas categorias citadas na literatura. Uma série de reações a comportamentos inautênticos podem ser categorizadas como relacionamento transparente corajoso. Dentro dos comportamentos de liderança autêntica, a ligação mais frequentemente citada é a transparência relacional do líder e a aceitação do seguidor. Relações abertas e transparentes, de identificação e desempenho no trabalho são as reações dos seguidores com uma frequência menor, qualquer que seja o comportamento autêntico do líder. Considerando a reação a comportamentos não-autênticos, a reação mais comum é a falta de identificação pessoal e social com o líder ou organização. A falta de perspetiva moral internalizada e de autoconsciência do líder dão origem a uma reação de não identificação. Líderes com elevados valores de liderança autêntica parecem comportar-se com transparência relacional. Neste cenário, a ligação mais relatada entre os comportamentos e as reações é a relação entre a transparência relacional e aceitação. Ainda neste cenário, mas na análise dos comportamentos não autênticos, os comportamentos dos líderes mais citados são a falta de transparência relacional e falta de perspetiva moral internalizada. A partir desta ligação, a reação dos seguidores mais comum é o relacionamento transparente corajoso. Considerando os líderes classificados com os menores valores de liderança autêntica, um comportamento dominante autêntico não foi destacado, nem qualquer relação especial entre os comportamentos e reações. Considerando as situações de liderança não-autênticos, os comportamentos mais referidos são a falta de transparência relacional, a falta de perspetiva moral internalizada e falta de autoconhecimento, e as reações dos seguidores mais citadas são a não identificação, insatisfação no trabalho e relacionamento transparente corajoso.
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A maioria das situações citadas de comportamentos de autênticos e não-autênticos dos líderes encaixa nas quatro dimensões do constructo de liderança autêntica, tal como apresentado na literatura. No que diz respeito à classificação das reações dos seguidores, a maioria das reações relatadas também se enquadram nas categorias citadas na literatura. Uma série de reações a comportamentos inautênticos podem ser categorizadas como relacionamento transparente corajoso. Dentro dos comportamentos de liderança autêntica, a ligação mais frequentemente citada é a transparência relacional do líder e a aceitação do seguidor. Relações abertas e transparentes, de identificação e desempenho no trabalho são as reações dos seguidores com uma frequência menor, qualquer que seja o comportamento autêntico do líder. Considerando a reação a comportamentos não-autênticos, a reação mais comum é a falta de identificação pessoal e social com o líder ou organização. A falta de perspetiva moral internalizada e de autoconsciência do líder dão origem a uma reação de não identificação. Líderes com elevados valores de liderança autêntica parecem comportar-se com transparência relacional. Neste cenário, a ligação mais relatada entre os comportamentos e as reações é a relação entre a transparência relacional e aceitação. Ainda neste cenário, mas na análise dos comportamentos não autênticos, os comportamentos dos líderes mais citados são a falta de transparência relacional e falta de perspetiva moral internalizada. A partir desta ligação, a reação dos seguidores mais comum é o relacionamento transparente corajoso. Considerando os líderes classificados com os menores valores de liderança autêntica, um comportamento dominante autêntico não foi destacado, nem qualquer relação especial entre os comportamentos e reações. Considerando as situações de liderança não-autênticos, os comportamentos mais referidos são a falta de transparência relacional, a falta de perspetiva moral internalizada e falta de autoconhecimento, e as reações dos seguidores mais citadas são a não identificação, insatisfação no trabalho e relacionamento transparente corajoso.The goal of this study is to explore the dimensionalization of the behaviors of authentic leadership and understand how the authentic and non-authentic behaviors of the leaders influence the followers reactions. Therefore, three “operational” objectives are pursued: (1) categorize the behaviors of authentic leaders; (2) categorize the reactions of the followers; and (3) understand the relation between the leaders’ behaviors and the reactions of the followers. To achieve the latter goals, a three parts questionnaire was developed, to access authentic leadership measurement of the leader and situations of authentic and non-authentic leadership and the respectively reactions of the led. The majority of the cited situations of leaders’ authentic and non-authentic behaviors fit within the four dimensions of the authentic leadership construct as presented in the literature. In what concerns the categorization of the reactions of the followers, the majority of the reported reactions also fitted within the categories cited in the literature. A number of reactions to unauthentic behaviors can be categorized as courageous relational transparency. Within authentic leadership behaviors, the most often linkage is between the leader relational transparency and the follower acceptance. Open and transparent relationships, identification and job performance are followers’ reactions with a low appearance frequency, whatever the authentic behavior of the leader. Considering the reaction to non-authentic behavior, the most common reaction is a lack of personal and social identification with the leader/organization. The leader lack of internalized moral perspective and lack of self-awareness lead to a low identification reaction. Leaders with high values of authentic leadership seem to behave with relational transparency. In this scenario, the most reported linkage between behaviors and reactions is the relation between relational transparency and acceptance. Still in this scenario, but analyzing the non-authentic behaviors, the most mentioned leaders’ behaviors are lack of relational transparency and lack of internalized moral perspective. From this cross linkage, the most referred follower reaction is courageous relational transparency. Considering the leaders classified with the lowest values of authentic leadership, a dominant authentic behavior was not highlighted, nor any special relation between behaviors and reactions. Considering the non-authentic leadership situations, the most referred behaviors are lack of relational transparency, lack of internalized moral perspective and lack of self-awareness, and the followers’ reactions more times cited are low identification, job dissatisfaction and courageous relational transparency.Universidade de Aveiro2013-05-07T11:54:51Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10367engNeto, Victor Fernando Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:07Zoai:ria.ua.pt:10773/10367Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:59.476522Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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