Mecanismos de ingresso de dentistas no SUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriel, Mariana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cayetano, Maristela Honório, Chagas, Mariana Murai, de Araujo, Maria Ercilia, Dussault, Gilles, Pucca Junior, Gilberto Alfredo, de Almeida, Fernanda Campos Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/116617
Resumo: Este artigo objetiva i) descrever e analisar a expansão do provimento de dentistas no Sistema Único de Saúde (SUS); ii) identificar e analisar as características do vínculo trabalhista dos dentistas com o serviço; iii) caracterizar as vagas em concurso público, no que se refere aos requisitos, atribuições e remuneração. Neste estudo de caso, descritivo, foram consultados bancos de dados do Ministério da Saúde e editais de concurso público. Os achados apontam que 48% dos dentistas cadastrados no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES) realizam atendimento no SUS, em 13 anos observou-se um aumento de 118% dos municípios com equipes de saúde bucal (eSB) implantadas. A cobertura populacional estimada pelas eSB aumentou 10,46% entre os anos de 2007 e 2015. O principal mecanismo de ingresso nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) foi o concurso público. O salário na atenção primária variou de 1,05 a 12,67 salários mínimos, para cargos de 40 horas semanais e nos CEOs de 3,35 a 7,05. Conclui-se que é necessário, entre outras medidas, o planejamento de estratégias voltadas aos recursos humanos em saúde. A continuidade dos êxitos alcançados demanda que medidas regulatórias dos contratos de trabalho e apoio aos gestores entrem na agenda das ações da política em saúde bucal. This article aims at: i) describing and analyzing the expansion of dental care in the Unified Health System (SUS); ii) Identifying and analyzing the characteristics of hiring dentists’ in the public service; iii) characterizing public vacancies, their duties and remuneration. In this descriptive case study, databases of the Ministry of Health were consulted and public tender notices. The findings indicate that 48% of the dentists enrolled in the National Registry of Health Establishments (CNES) perform care in the SUS, in 13 years there was an increase of 118% of the municipalities with oral health teams (eSB) implanted. The population coverage estimated by eSB increased by 10.46% between the years 2007 and 2015. The main mechanism for joining the Dental Specialties Centers (CEO) was the public tender. Primary care salaries ranged from 1.05 to 12.67 Brazilian minimum wages, to 40-hour weekly jobs, and to CEOs from 3.35 to 7.05. It is concluded that, among other measures, the planning of HRH strategies is necessary. The continuity of successes regulatory measures of labor contracts and support to local managers enter the agenda of priority actions of oral health policy.
id RCAP_024190d166ef70e0846c3bb9fda62dba
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/116617
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mecanismos de ingresso de dentistas no SUSAdmission of dentist in Brazilian universal health system (SUS)A priority agenda for the strengthening of smiling Braziluma agenda prioritária para o fortalecimento do Brasil SorridenteRecursos humanos em saúdePolíticas públicasSaúde bucalHuman resources in healthPublic policiesOral healthHealth PolicyPublic Health, Environmental and Occupational HealthSDG 3 - Good Health and Well-beingSDG 10 - Reduced InequalitiesEste artigo objetiva i) descrever e analisar a expansão do provimento de dentistas no Sistema Único de Saúde (SUS); ii) identificar e analisar as características do vínculo trabalhista dos dentistas com o serviço; iii) caracterizar as vagas em concurso público, no que se refere aos requisitos, atribuições e remuneração. Neste estudo de caso, descritivo, foram consultados bancos de dados do Ministério da Saúde e editais de concurso público. Os achados apontam que 48% dos dentistas cadastrados no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES) realizam atendimento no SUS, em 13 anos observou-se um aumento de 118% dos municípios com equipes de saúde bucal (eSB) implantadas. A cobertura populacional estimada pelas eSB aumentou 10,46% entre os anos de 2007 e 2015. O principal mecanismo de ingresso nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) foi o concurso público. O salário na atenção primária variou de 1,05 a 12,67 salários mínimos, para cargos de 40 horas semanais e nos CEOs de 3,35 a 7,05. Conclui-se que é necessário, entre outras medidas, o planejamento de estratégias voltadas aos recursos humanos em saúde. A continuidade dos êxitos alcançados demanda que medidas regulatórias dos contratos de trabalho e apoio aos gestores entrem na agenda das ações da política em saúde bucal. This article aims at: i) describing and analyzing the expansion of dental care in the Unified Health System (SUS); ii) Identifying and analyzing the characteristics of hiring dentists’ in the public service; iii) characterizing public vacancies, their duties and remuneration. In this descriptive case study, databases of the Ministry of Health were consulted and public tender notices. The findings indicate that 48% of the dentists enrolled in the National Registry of Health Establishments (CNES) perform care in the SUS, in 13 years there was an increase of 118% of the municipalities with oral health teams (eSB) implanted. The population coverage estimated by eSB increased by 10.46% between the years 2007 and 2015. The main mechanism for joining the Dental Specialties Centers (CEO) was the public tender. Primary care salaries ranged from 1.05 to 12.67 Brazilian minimum wages, to 40-hour weekly jobs, and to CEOs from 3.35 to 7.05. It is concluded that, among other measures, the planning of HRH strategies is necessary. The continuity of successes regulatory measures of labor contracts and support to local managers enter the agenda of priority actions of oral health policy.Global Health and Tropical Medicine (GHTM)Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT)Population health, policies and services (PPS)RUNGabriel, MarianaCayetano, Maristela HonórioChagas, Mariana Muraide Araujo, Maria ErciliaDussault, GillesPucca Junior, Gilberto Alfredode Almeida, Fernanda Campos Sousa2021-05-01T22:51:52Z2020-032020-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article10application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/116617por1413-8123PURE: 19998094https://doi.org/10.1590/1413-81232020253.14532018info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:59:17Zoai:run.unl.pt:10362/116617Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:43:10.257732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mecanismos de ingresso de dentistas no SUS
Admission of dentist in Brazilian universal health system (SUS)A priority agenda for the strengthening of smiling Brazil
uma agenda prioritária para o fortalecimento do Brasil Sorridente
title Mecanismos de ingresso de dentistas no SUS
spellingShingle Mecanismos de ingresso de dentistas no SUS
Gabriel, Mariana
Recursos humanos em saúde
Políticas públicas
Saúde bucal
Human resources in health
Public policies
Oral health
Health Policy
Public Health, Environmental and Occupational Health
SDG 3 - Good Health and Well-being
SDG 10 - Reduced Inequalities
title_short Mecanismos de ingresso de dentistas no SUS
title_full Mecanismos de ingresso de dentistas no SUS
title_fullStr Mecanismos de ingresso de dentistas no SUS
title_full_unstemmed Mecanismos de ingresso de dentistas no SUS
title_sort Mecanismos de ingresso de dentistas no SUS
author Gabriel, Mariana
author_facet Gabriel, Mariana
Cayetano, Maristela Honório
Chagas, Mariana Murai
de Araujo, Maria Ercilia
Dussault, Gilles
Pucca Junior, Gilberto Alfredo
de Almeida, Fernanda Campos Sousa
author_role author
author2 Cayetano, Maristela Honório
Chagas, Mariana Murai
de Araujo, Maria Ercilia
Dussault, Gilles
Pucca Junior, Gilberto Alfredo
de Almeida, Fernanda Campos Sousa
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Global Health and Tropical Medicine (GHTM)
Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT)
Population health, policies and services (PPS)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabriel, Mariana
Cayetano, Maristela Honório
Chagas, Mariana Murai
de Araujo, Maria Ercilia
Dussault, Gilles
Pucca Junior, Gilberto Alfredo
de Almeida, Fernanda Campos Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos humanos em saúde
Políticas públicas
Saúde bucal
Human resources in health
Public policies
Oral health
Health Policy
Public Health, Environmental and Occupational Health
SDG 3 - Good Health and Well-being
SDG 10 - Reduced Inequalities
topic Recursos humanos em saúde
Políticas públicas
Saúde bucal
Human resources in health
Public policies
Oral health
Health Policy
Public Health, Environmental and Occupational Health
SDG 3 - Good Health and Well-being
SDG 10 - Reduced Inequalities
description Este artigo objetiva i) descrever e analisar a expansão do provimento de dentistas no Sistema Único de Saúde (SUS); ii) identificar e analisar as características do vínculo trabalhista dos dentistas com o serviço; iii) caracterizar as vagas em concurso público, no que se refere aos requisitos, atribuições e remuneração. Neste estudo de caso, descritivo, foram consultados bancos de dados do Ministério da Saúde e editais de concurso público. Os achados apontam que 48% dos dentistas cadastrados no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES) realizam atendimento no SUS, em 13 anos observou-se um aumento de 118% dos municípios com equipes de saúde bucal (eSB) implantadas. A cobertura populacional estimada pelas eSB aumentou 10,46% entre os anos de 2007 e 2015. O principal mecanismo de ingresso nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) foi o concurso público. O salário na atenção primária variou de 1,05 a 12,67 salários mínimos, para cargos de 40 horas semanais e nos CEOs de 3,35 a 7,05. Conclui-se que é necessário, entre outras medidas, o planejamento de estratégias voltadas aos recursos humanos em saúde. A continuidade dos êxitos alcançados demanda que medidas regulatórias dos contratos de trabalho e apoio aos gestores entrem na agenda das ações da política em saúde bucal. This article aims at: i) describing and analyzing the expansion of dental care in the Unified Health System (SUS); ii) Identifying and analyzing the characteristics of hiring dentists’ in the public service; iii) characterizing public vacancies, their duties and remuneration. In this descriptive case study, databases of the Ministry of Health were consulted and public tender notices. The findings indicate that 48% of the dentists enrolled in the National Registry of Health Establishments (CNES) perform care in the SUS, in 13 years there was an increase of 118% of the municipalities with oral health teams (eSB) implanted. The population coverage estimated by eSB increased by 10.46% between the years 2007 and 2015. The main mechanism for joining the Dental Specialties Centers (CEO) was the public tender. Primary care salaries ranged from 1.05 to 12.67 Brazilian minimum wages, to 40-hour weekly jobs, and to CEOs from 3.35 to 7.05. It is concluded that, among other measures, the planning of HRH strategies is necessary. The continuity of successes regulatory measures of labor contracts and support to local managers enter the agenda of priority actions of oral health policy.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03
2020-03-01T00:00:00Z
2021-05-01T22:51:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/116617
url http://hdl.handle.net/10362/116617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1413-8123
PURE: 19998094
https://doi.org/10.1590/1413-81232020253.14532018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 10
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138041902661632