Urjalândia a Circular: Atividades – Parte I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quinta e Costa, Margarida
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Monteiro, Isilda, Ribeiro, Vítor
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3250
Resumo: A sustentabilidade ambiental é hoje uma questão central na agenda mundial. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (https://ods.pt) apontam para a prevenção das ameaças à biodiversidade e a gestão sustentá vel dos recursos naturais (Objetivo 15) e para a educação como determinante na formação das crianças, devendo garantir-se uma educação de qualidade que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes (Objetivo 4), de forma a desenvolver conhecimento e competências que lhes permitam ser cidadãos ativos em sociedades justas e solidárias. Urjalândia a Circular, Atividades – Parte 1 propõe 12 atividades que permitem trabalhar o conceito de Economia Circular com crianças dos 3 aos 12 anos. As atividades foram delineadas para serem realizadas no Espaço Ur jalândia a Circular no âmbito das visitas de estudo, mas também em salas de Educação Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e em contexto não formal como espaços de atividades de tempos livres e ambiente familiar. Para isso, todos os materiais recomendados são do uso comum e os procedimentos de fácil apreensão.
id RCAP_026ff68b35cffe584336cf409803cd59
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3250
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Urjalândia a Circular: Atividades – Parte IEducação ambientalSustentabilidade ambientalObjetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)A sustentabilidade ambiental é hoje uma questão central na agenda mundial. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (https://ods.pt) apontam para a prevenção das ameaças à biodiversidade e a gestão sustentá vel dos recursos naturais (Objetivo 15) e para a educação como determinante na formação das crianças, devendo garantir-se uma educação de qualidade que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes (Objetivo 4), de forma a desenvolver conhecimento e competências que lhes permitam ser cidadãos ativos em sociedades justas e solidárias. Urjalândia a Circular, Atividades – Parte 1 propõe 12 atividades que permitem trabalhar o conceito de Economia Circular com crianças dos 3 aos 12 anos. As atividades foram delineadas para serem realizadas no Espaço Ur jalândia a Circular no âmbito das visitas de estudo, mas também em salas de Educação Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e em contexto não formal como espaços de atividades de tempos livres e ambiente familiar. Para isso, todos os materiais recomendados são do uso comum e os procedimentos de fácil apreensão.Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF)2023-10-30T15:59:56Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3250por978-989-35284-0-2Quinta e Costa, MargaridaMonteiro, IsildaRibeiro, Vítorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-02T06:08:56Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3250Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:28.904185Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Urjalândia a Circular: Atividades – Parte I
title Urjalândia a Circular: Atividades – Parte I
spellingShingle Urjalândia a Circular: Atividades – Parte I
Quinta e Costa, Margarida
Educação ambiental
Sustentabilidade ambiental
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
title_short Urjalândia a Circular: Atividades – Parte I
title_full Urjalândia a Circular: Atividades – Parte I
title_fullStr Urjalândia a Circular: Atividades – Parte I
title_full_unstemmed Urjalândia a Circular: Atividades – Parte I
title_sort Urjalândia a Circular: Atividades – Parte I
author Quinta e Costa, Margarida
author_facet Quinta e Costa, Margarida
Monteiro, Isilda
Ribeiro, Vítor
author_role author
author2 Monteiro, Isilda
Ribeiro, Vítor
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quinta e Costa, Margarida
Monteiro, Isilda
Ribeiro, Vítor
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Sustentabilidade ambiental
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
topic Educação ambiental
Sustentabilidade ambiental
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
description A sustentabilidade ambiental é hoje uma questão central na agenda mundial. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (https://ods.pt) apontam para a prevenção das ameaças à biodiversidade e a gestão sustentá vel dos recursos naturais (Objetivo 15) e para a educação como determinante na formação das crianças, devendo garantir-se uma educação de qualidade que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes (Objetivo 4), de forma a desenvolver conhecimento e competências que lhes permitam ser cidadãos ativos em sociedades justas e solidárias. Urjalândia a Circular, Atividades – Parte 1 propõe 12 atividades que permitem trabalhar o conceito de Economia Circular com crianças dos 3 aos 12 anos. As atividades foram delineadas para serem realizadas no Espaço Ur jalândia a Circular no âmbito das visitas de estudo, mas também em salas de Educação Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e em contexto não formal como espaços de atividades de tempos livres e ambiente familiar. Para isso, todos os materiais recomendados são do uso comum e os procedimentos de fácil apreensão.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-30T15:59:56Z
2023-01-01T00:00:00Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/3250
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/3250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-35284-0-2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF)
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134146178580480