Urjalândia a Circular: Atividades – Parte I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3250 |
Resumo: | A sustentabilidade ambiental é hoje uma questão central na agenda mundial. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (https://ods.pt) apontam para a prevenção das ameaças à biodiversidade e a gestão sustentá vel dos recursos naturais (Objetivo 15) e para a educação como determinante na formação das crianças, devendo garantir-se uma educação de qualidade que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes (Objetivo 4), de forma a desenvolver conhecimento e competências que lhes permitam ser cidadãos ativos em sociedades justas e solidárias. Urjalândia a Circular, Atividades – Parte 1 propõe 12 atividades que permitem trabalhar o conceito de Economia Circular com crianças dos 3 aos 12 anos. As atividades foram delineadas para serem realizadas no Espaço Ur jalândia a Circular no âmbito das visitas de estudo, mas também em salas de Educação Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e em contexto não formal como espaços de atividades de tempos livres e ambiente familiar. Para isso, todos os materiais recomendados são do uso comum e os procedimentos de fácil apreensão. |
id |
RCAP_026ff68b35cffe584336cf409803cd59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3250 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Urjalândia a Circular: Atividades – Parte IEducação ambientalSustentabilidade ambientalObjetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)A sustentabilidade ambiental é hoje uma questão central na agenda mundial. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (https://ods.pt) apontam para a prevenção das ameaças à biodiversidade e a gestão sustentá vel dos recursos naturais (Objetivo 15) e para a educação como determinante na formação das crianças, devendo garantir-se uma educação de qualidade que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes (Objetivo 4), de forma a desenvolver conhecimento e competências que lhes permitam ser cidadãos ativos em sociedades justas e solidárias. Urjalândia a Circular, Atividades – Parte 1 propõe 12 atividades que permitem trabalhar o conceito de Economia Circular com crianças dos 3 aos 12 anos. As atividades foram delineadas para serem realizadas no Espaço Ur jalândia a Circular no âmbito das visitas de estudo, mas também em salas de Educação Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e em contexto não formal como espaços de atividades de tempos livres e ambiente familiar. Para isso, todos os materiais recomendados são do uso comum e os procedimentos de fácil apreensão.Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF)2023-10-30T15:59:56Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3250por978-989-35284-0-2Quinta e Costa, MargaridaMonteiro, IsildaRibeiro, Vítorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-02T06:08:56Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3250Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:28.904185Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Urjalândia a Circular: Atividades – Parte I |
title |
Urjalândia a Circular: Atividades – Parte I |
spellingShingle |
Urjalândia a Circular: Atividades – Parte I Quinta e Costa, Margarida Educação ambiental Sustentabilidade ambiental Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) |
title_short |
Urjalândia a Circular: Atividades – Parte I |
title_full |
Urjalândia a Circular: Atividades – Parte I |
title_fullStr |
Urjalândia a Circular: Atividades – Parte I |
title_full_unstemmed |
Urjalândia a Circular: Atividades – Parte I |
title_sort |
Urjalândia a Circular: Atividades – Parte I |
author |
Quinta e Costa, Margarida |
author_facet |
Quinta e Costa, Margarida Monteiro, Isilda Ribeiro, Vítor |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Isilda Ribeiro, Vítor |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quinta e Costa, Margarida Monteiro, Isilda Ribeiro, Vítor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Sustentabilidade ambiental Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) |
topic |
Educação ambiental Sustentabilidade ambiental Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) |
description |
A sustentabilidade ambiental é hoje uma questão central na agenda mundial. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (https://ods.pt) apontam para a prevenção das ameaças à biodiversidade e a gestão sustentá vel dos recursos naturais (Objetivo 15) e para a educação como determinante na formação das crianças, devendo garantir-se uma educação de qualidade que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes (Objetivo 4), de forma a desenvolver conhecimento e competências que lhes permitam ser cidadãos ativos em sociedades justas e solidárias. Urjalândia a Circular, Atividades – Parte 1 propõe 12 atividades que permitem trabalhar o conceito de Economia Circular com crianças dos 3 aos 12 anos. As atividades foram delineadas para serem realizadas no Espaço Ur jalândia a Circular no âmbito das visitas de estudo, mas também em salas de Educação Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e em contexto não formal como espaços de atividades de tempos livres e ambiente familiar. Para isso, todos os materiais recomendados são do uso comum e os procedimentos de fácil apreensão. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-30T15:59:56Z 2023-01-01T00:00:00Z 2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3250 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-989-35284-0-2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF) |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134146178580480 |