Comunicação de más notícias como cuidado fundamental à pessoa em situação crítica e família :

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Susana Margarida Lopes Tavares
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44575
Resumo: A comunicação de más notícias em contexto de cuidados à pessoa em situação crítica produz um impacto profundo no bem-estar físico, psicológico e social desta e sua família. Exige uma intervenção humanizada, suportada no conhecimento da singularidade da pessoa cuidada, pois transporta um conjunto de informações que afetam seriamente, e de forma adversa, a visão que a pessoa terá sobre o seu futuro. A comunicação de más notícias assume-se, portanto, como um cuidado fundamental, que impõe uma avaliação sistemática da pessoa/família, sensibilidade ética e moral e a implementação de um conjunto de estratégias de comunicação adaptadas. O conhecimento dos profissionais de saúde sobre como comunicar más notícias é ainda insuficiente, sendo que esta é uma área que, no seio da praxis, carece de formação e modelos de intervenção próprios. Este relatório apresenta uma análise reflexiva sobre o percurso de desenvolvimento de competências como mestre em enfermagem na área de especialização pessoa em situação crítica, guiado pelos objetivos: desenvolver competências de enfermagem especializadas no cuidado à Pessoa em situação crítica e família; aprofundar conhecimentos no âmbito da comunicação de más notícias; e aplicar os princípios da comunicação terapêutica de más notícias. Para tal, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, bem como estágio em contexto de Serviço de Urgência e Unidade de Cuidados Intensivos. Este percurso formativo foi acompanhado por momentos de reflexão individual, em conjunto com os enfermeiros orientadores e com o docente-orientador, sobre (e na) prática de cuidados. A teoria do cuidado fundamental de Kitson serviu de fio orientador do pensamento e das intervenções em contexto clínico. Este percurso permitiu mobilizar conhecimentos teóricos e evidência científica para a prática de cuidados e constitui-se num momento marcado pela análise reflexiva sobre as experiências vividas à luz das competências desenvolvidas. Trouxe também a possibilidade de refletir sobre a enfermagem de hoje, valorizando a importância da utilização da comunicação terapêutica na comunicação de más notícias, enquanto cuidado fundamental no processo de cuidar da pessoa em situação crítica e família. O percurso de desenvolvimento competências como mestre em enfermagem na área de especialização pessoa em situação crítica permitiu o desenvolvimento pessoal e profissional, contribuindo para uma prática de cuidados de enfermagem avançada, que põe em evidência a comunicação de más notícias como cuidado fundamental. Este percurso trouxe subsídios para a mestranda integrar grupos de trabalho responsáveis pela melhoria contínua da qualidade dos cuidados, permitindo a divulgação dos resultados obtidos na revisão integrativa da literatura e da valorização da comunicação de más noticias como cuidado fundamental.
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O conhecimento dos profissionais de saúde sobre como comunicar más notícias é ainda insuficiente, sendo que esta é uma área que, no seio da praxis, carece de formação e modelos de intervenção próprios. Este relatório apresenta uma análise reflexiva sobre o percurso de desenvolvimento de competências como mestre em enfermagem na área de especialização pessoa em situação crítica, guiado pelos objetivos: desenvolver competências de enfermagem especializadas no cuidado à Pessoa em situação crítica e família; aprofundar conhecimentos no âmbito da comunicação de más notícias; e aplicar os princípios da comunicação terapêutica de más notícias. Para tal, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, bem como estágio em contexto de Serviço de Urgência e Unidade de Cuidados Intensivos. Este percurso formativo foi acompanhado por momentos de reflexão individual, em conjunto com os enfermeiros orientadores e com o docente-orientador, sobre (e na) prática de cuidados. A teoria do cuidado fundamental de Kitson serviu de fio orientador do pensamento e das intervenções em contexto clínico. Este percurso permitiu mobilizar conhecimentos teóricos e evidência científica para a prática de cuidados e constitui-se num momento marcado pela análise reflexiva sobre as experiências vividas à luz das competências desenvolvidas. Trouxe também a possibilidade de refletir sobre a enfermagem de hoje, valorizando a importância da utilização da comunicação terapêutica na comunicação de más notícias, enquanto cuidado fundamental no processo de cuidar da pessoa em situação crítica e família. O percurso de desenvolvimento competências como mestre em enfermagem na área de especialização pessoa em situação crítica permitiu o desenvolvimento pessoal e profissional, contribuindo para uma prática de cuidados de enfermagem avançada, que põe em evidência a comunicação de más notícias como cuidado fundamental. Este percurso trouxe subsídios para a mestranda integrar grupos de trabalho responsáveis pela melhoria contínua da qualidade dos cuidados, permitindo a divulgação dos resultados obtidos na revisão integrativa da literatura e da valorização da comunicação de más noticias como cuidado fundamental.The communication of bad news in critical care settings has a profound impact on the physical, psychological and social well-being of the person in critical condition and his/her family. It requires a humanised intervention, supported by the knowledge of the patient's uniqueness, as it carries a set of information that seriously and adversely affects the person's vision of his/her future. The communication of bad news is, therefore, a fundamental care, which requires a systematic assessment of the person/family, ethical and moral sensitivity, and the implementation of a set of adapted communication strategies. Health professionals' knowledge on how to communicate bad news is still insufficient, and this is an area that, within their praxis, lacks proper training and intervention models. This report presents a reflective analysis on the development of competencies as a master's student in nursing in the area of specialisation in critically ill patients, guided by the following objectives: to develop specialist nursing skills in caring for critically ill patients and their families; to deepen the knowledge on the communication of bad news; and to apply the principles of therapeutic communication of bad news. To this end, an integrative literature review was conducted, as well as an internship in the context of the Emergency Department and Intensive Care Unit. This formative journey was accompanied by moments of individual reflection, together with the nurse-supervisor and the teacher-supervisor, on (and in) care practice. Kitson's theory of fundamental care served as a guiding thread for the thinking and interventions in clinical settings. This journey allowed for the mobilisation of theoretical knowledge and scientific evidence for care practice and was a moment marked by the reflective analysis of experiences in the light of the skills developed. It also provided the opportunity to reflect on today's nursing, emphasising the importance of the use of therapeutic communication in the communication of bad news, as a fundamental care in the process of caring for critically-ill patients and their families. The development of competencies as a master's student in nursing in the area of specialisation in critically ill patients allowed for personal and professional development, contributing to an advanced nursing care practice, which highlights the communication of bad news as a fundamental care. This journey allowed the master's student to integrate working groups responsible for the continuous improvement of the quality of care, enabling the dissemination of the results obtained in the integrative literature review and the valorisation of the communication of bad news as essential care.Henriques, Helga Marília da Silva RafaelRepositório ComumDiniz, Susana Margarida Lopes Tavares2023-04-18T10:25:37Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44575TID:203247884porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-20T07:15:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44575Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:49:49.669277Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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