Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: conectar mundos e construir aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Marta Isabel Furtado de Azevedo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/23258
Resumo: O presente relatório de estágio reporta-se ao trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Creche e em Pré-escolar. Este trabalho teve como principal objetivo promover as conexões entre as experiências das crianças no seu meio familiar e comunitário e as experiências nos contextos educativos formais, combatendo a fragmentação das experiências de aprendizagem potenciando a produção de significados (Bruner, 2008). O enquadramento teórico realça o papel da comunicação e da partilha das experiências culturais na construção de significados por parte das crianças. O envolvimento das famílias das crianças na vida da creche ou jardim-de-infância, bem como o trabalho por projetos assumem a relevância na ampliação da criação de significados. Assim, este trabalho de investigação-ação, utiliza diferentes instrumentos para recolha dos dados (observação participante e gravações em vídeo, notas de campo e reflexões semanais; questionário às famílias), com o intuito de responder aos objetivos definidos e qualificar a prática docente. Os resultados que emergiram deste trabalho demonstram que a partilha/diálogo de vivências, bem como as experiências associadas à cultura, são potenciadores da criação de significados por parte de crianças em creche e pré-escolar. A participação das famílias, assim como a documentação das vivências das crianças, assumem um papel importante no sentido de potenciar experiências significativas; Supervised Teaching Practice in Pre-school Education: Connecting worlds and building-up new learning Abstract: The present internship report refers to the work carried out in the framework of the Supervised Teaching Practice in creche and Pre-school. The main objective of this work was to promote the connections between children's experiences in their family and community environment and their experiences in formal educational contexts, reducing the fragmentation of learning experiences, promoting the production of meanings (Bruner, 2008). The theoretical framework emphasizes the role of communication and sharing of cultural experiences in the construction of meanings on the part of the children; The involvement of children’s families in the life of the early childhood education (ECE) settings, as well as the work through projects assumed great relevance in extending the creation of meanings. This action research project used different data collection methods- participant observation and video recordings, field notes and weekly reflections, questionnaire to families- in order to answer to the defined objectives and to qualify the teaching practice. The results that emerged from this work demonstrate that the sharing / dialogue of experiences, as well as the experiences associated with culture, potentiate in the creation of meanings by children in ECE settings. The participation of families and the documentation of children's experiences play an important role in fostering meaningful experiences.
id RCAP_02808260e7d484c13e2b4d0ef5b666b2
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/23258
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: conectar mundos e construir aprendizagensPedagogiaConexõesEducação de infânciaCulturaFamíliaPedagogyConnectionsEarly childhood educationCultureFamilyO presente relatório de estágio reporta-se ao trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Creche e em Pré-escolar. Este trabalho teve como principal objetivo promover as conexões entre as experiências das crianças no seu meio familiar e comunitário e as experiências nos contextos educativos formais, combatendo a fragmentação das experiências de aprendizagem potenciando a produção de significados (Bruner, 2008). O enquadramento teórico realça o papel da comunicação e da partilha das experiências culturais na construção de significados por parte das crianças. O envolvimento das famílias das crianças na vida da creche ou jardim-de-infância, bem como o trabalho por projetos assumem a relevância na ampliação da criação de significados. Assim, este trabalho de investigação-ação, utiliza diferentes instrumentos para recolha dos dados (observação participante e gravações em vídeo, notas de campo e reflexões semanais; questionário às famílias), com o intuito de responder aos objetivos definidos e qualificar a prática docente. Os resultados que emergiram deste trabalho demonstram que a partilha/diálogo de vivências, bem como as experiências associadas à cultura, são potenciadores da criação de significados por parte de crianças em creche e pré-escolar. A participação das famílias, assim como a documentação das vivências das crianças, assumem um papel importante no sentido de potenciar experiências significativas; Supervised Teaching Practice in Pre-school Education: Connecting worlds and building-up new learning Abstract: The present internship report refers to the work carried out in the framework of the Supervised Teaching Practice in creche and Pre-school. The main objective of this work was to promote the connections between children's experiences in their family and community environment and their experiences in formal educational contexts, reducing the fragmentation of learning experiences, promoting the production of meanings (Bruner, 2008). The theoretical framework emphasizes the role of communication and sharing of cultural experiences in the construction of meanings on the part of the children; The involvement of children’s families in the life of the early childhood education (ECE) settings, as well as the work through projects assumed great relevance in extending the creation of meanings. This action research project used different data collection methods- participant observation and video recordings, field notes and weekly reflections, questionnaire to families- in order to answer to the defined objectives and to qualify the teaching practice. The results that emerged from this work demonstrate that the sharing / dialogue of experiences, as well as the experiences associated with culture, potentiate in the creation of meanings by children in ECE settings. The participation of families and the documentation of children's experiences play an important role in fostering meaningful experiences.Universidade de Évora2018-06-13T17:00:24Z2018-06-132018-05-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/23258http://hdl.handle.net/10174/23258TID:201924870pormar4leal@gmail.com672Leal, Marta Isabel Furtado de Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:15:17Zoai:dspace.uevora.pt:10174/23258Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:09.791028Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: conectar mundos e construir aprendizagens
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: conectar mundos e construir aprendizagens
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: conectar mundos e construir aprendizagens
Leal, Marta Isabel Furtado de Azevedo
Pedagogia
Conexões
Educação de infância
Cultura
Família
Pedagogy
Connections
Early childhood education
Culture
Family
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: conectar mundos e construir aprendizagens
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: conectar mundos e construir aprendizagens
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: conectar mundos e construir aprendizagens
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: conectar mundos e construir aprendizagens
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: conectar mundos e construir aprendizagens
author Leal, Marta Isabel Furtado de Azevedo
author_facet Leal, Marta Isabel Furtado de Azevedo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Marta Isabel Furtado de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Conexões
Educação de infância
Cultura
Família
Pedagogy
Connections
Early childhood education
Culture
Family
topic Pedagogia
Conexões
Educação de infância
Cultura
Família
Pedagogy
Connections
Early childhood education
Culture
Family
description O presente relatório de estágio reporta-se ao trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Creche e em Pré-escolar. Este trabalho teve como principal objetivo promover as conexões entre as experiências das crianças no seu meio familiar e comunitário e as experiências nos contextos educativos formais, combatendo a fragmentação das experiências de aprendizagem potenciando a produção de significados (Bruner, 2008). O enquadramento teórico realça o papel da comunicação e da partilha das experiências culturais na construção de significados por parte das crianças. O envolvimento das famílias das crianças na vida da creche ou jardim-de-infância, bem como o trabalho por projetos assumem a relevância na ampliação da criação de significados. Assim, este trabalho de investigação-ação, utiliza diferentes instrumentos para recolha dos dados (observação participante e gravações em vídeo, notas de campo e reflexões semanais; questionário às famílias), com o intuito de responder aos objetivos definidos e qualificar a prática docente. Os resultados que emergiram deste trabalho demonstram que a partilha/diálogo de vivências, bem como as experiências associadas à cultura, são potenciadores da criação de significados por parte de crianças em creche e pré-escolar. A participação das famílias, assim como a documentação das vivências das crianças, assumem um papel importante no sentido de potenciar experiências significativas; Supervised Teaching Practice in Pre-school Education: Connecting worlds and building-up new learning Abstract: The present internship report refers to the work carried out in the framework of the Supervised Teaching Practice in creche and Pre-school. The main objective of this work was to promote the connections between children's experiences in their family and community environment and their experiences in formal educational contexts, reducing the fragmentation of learning experiences, promoting the production of meanings (Bruner, 2008). The theoretical framework emphasizes the role of communication and sharing of cultural experiences in the construction of meanings on the part of the children; The involvement of children’s families in the life of the early childhood education (ECE) settings, as well as the work through projects assumed great relevance in extending the creation of meanings. This action research project used different data collection methods- participant observation and video recordings, field notes and weekly reflections, questionnaire to families- in order to answer to the defined objectives and to qualify the teaching practice. The results that emerged from this work demonstrate that the sharing / dialogue of experiences, as well as the experiences associated with culture, potentiate in the creation of meanings by children in ECE settings. The participation of families and the documentation of children's experiences play an important role in fostering meaningful experiences.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-13T17:00:24Z
2018-06-13
2018-05-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/23258
http://hdl.handle.net/10174/23258
TID:201924870
url http://hdl.handle.net/10174/23258
identifier_str_mv TID:201924870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv mar4leal@gmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136623499149312