A União Económica e Monetária e a crise do SME

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farto, Manuel
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/23903
Resumo: O presente trabalho procede a uma reflexão sobre a construção da União Económica e Monetária da Europa e sobre o papel do SME neste processo. Avaliam-se as vantagens e desvantagens da moeda única, examina-se o possível papel da moeda privada, e constata-se a ausência de condições, a curto prazo, para a criação de uma Zona Monetária excepto para um subconjunto de 5 ou 6 dos 12 países membros da União Europeia, hipótese não excluída pelo Tratado de Maastricht. 0 papel do ECU e apreciado e admite-se que o seu reforço como moeda paralela possa ter efeitos positivos no caminho para a criação da moeda única. Procura-se ainda avaliar as consequências da crise do MTC do SME para o processo de construção da UEM identificando causas e eventariando perspectivas.
id RCAP_0280fafefdb809586d85676313490177
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/23903
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A União Económica e Monetária e a crise do SMESistema Monetário EuropeuTeoria monetária internacionalUnião Económica e MonetáriaInternational Monetary TheoryMonetary European UnionMonetary and Economic UnionO presente trabalho procede a uma reflexão sobre a construção da União Económica e Monetária da Europa e sobre o papel do SME neste processo. Avaliam-se as vantagens e desvantagens da moeda única, examina-se o possível papel da moeda privada, e constata-se a ausência de condições, a curto prazo, para a criação de uma Zona Monetária excepto para um subconjunto de 5 ou 6 dos 12 países membros da União Europeia, hipótese não excluída pelo Tratado de Maastricht. 0 papel do ECU e apreciado e admite-se que o seu reforço como moeda paralela possa ter efeitos positivos no caminho para a criação da moeda única. Procura-se ainda avaliar as consequências da crise do MTC do SME para o processo de construção da UEM identificando causas e eventariando perspectivas.The present study makes a reflection about the Monetary and Economic Union creation in Europe and the role of the EMS in this matter. The single currency has advantage and disadvantage that are been evaluated, the possible role of the private currency is been also study and we can realize there is a lack of conditions for the creation of a Monetary Zone, except for 5 or 6 of the 12 members of the European Union, this situation was not exclude by the Maastricht Treaty. The role of the ECU is under consideration as it's reinforce is been seen as parallel currency and it can have its positive effects on the creation of the single currency. In this study we analysis the consequences of the crisis on ERM and EMS for the MEU construction process, identifying the causes and analysing its perspectivesISEG - CEDINRepositório da Universidade de LisboaFarto, Manuel2022-03-25T09:52:28Z19941994-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23903porFarto, Manuel. 1994. “A União Económica e Monetária e a crise do SME” . Instituto Superior de Economia. CEDIN. Documento de Trabalho nº 6/94.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:53:33Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23903Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:08:01.546467Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A União Económica e Monetária e a crise do SME
title A União Económica e Monetária e a crise do SME
spellingShingle A União Económica e Monetária e a crise do SME
Farto, Manuel
Sistema Monetário Europeu
Teoria monetária internacional
União Económica e Monetária
International Monetary Theory
Monetary European Union
Monetary and Economic Union
title_short A União Económica e Monetária e a crise do SME
title_full A União Económica e Monetária e a crise do SME
title_fullStr A União Económica e Monetária e a crise do SME
title_full_unstemmed A União Económica e Monetária e a crise do SME
title_sort A União Económica e Monetária e a crise do SME
author Farto, Manuel
author_facet Farto, Manuel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Farto, Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema Monetário Europeu
Teoria monetária internacional
União Económica e Monetária
International Monetary Theory
Monetary European Union
Monetary and Economic Union
topic Sistema Monetário Europeu
Teoria monetária internacional
União Económica e Monetária
International Monetary Theory
Monetary European Union
Monetary and Economic Union
description O presente trabalho procede a uma reflexão sobre a construção da União Económica e Monetária da Europa e sobre o papel do SME neste processo. Avaliam-se as vantagens e desvantagens da moeda única, examina-se o possível papel da moeda privada, e constata-se a ausência de condições, a curto prazo, para a criação de uma Zona Monetária excepto para um subconjunto de 5 ou 6 dos 12 países membros da União Europeia, hipótese não excluída pelo Tratado de Maastricht. 0 papel do ECU e apreciado e admite-se que o seu reforço como moeda paralela possa ter efeitos positivos no caminho para a criação da moeda única. Procura-se ainda avaliar as consequências da crise do MTC do SME para o processo de construção da UEM identificando causas e eventariando perspectivas.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994
1994-01-01T00:00:00Z
2022-03-25T09:52:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/23903
url http://hdl.handle.net/10400.5/23903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Farto, Manuel. 1994. “A União Económica e Monetária e a crise do SME” . Instituto Superior de Economia. CEDIN. Documento de Trabalho nº 6/94.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISEG - CEDIN
publisher.none.fl_str_mv ISEG - CEDIN
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131174417727488