(Re)Edificação do sistema educativo de Timor-Leste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albino, Susete
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/111103
Resumo: UIDB/04666/2020 UIDP/04666/2020
id RCAP_0281cf0ebd53d0e80f491cc83ac22d45
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/111103
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling (Re)Edificação do sistema educativo de Timor-Leste(Re)building the educational system of Timor-LesteEvolution and current challengesEvolução e desafios atuaiseducational systemeducationeducational policiessistema educativopolíticas educativaseducaçãoSDG 4 - Quality EducationUIDB/04666/2020 UIDP/04666/2020Timor-Leste, enquanto nação independente, nasceu num quadro marcado pelo reforço da interação entre o local e o global e apresenta várias características peculiares: vivenciou um período de administração transitória por parte da Organização das Nações Unidas, necessitou de edificar um Estado e um sistema educativo de raiz e experienciou uma fase de forte dependência externa. Este artigo tem como escopo observar a evolução do sistema educativo do país e os desafios que atualmente se colocam ao setor. Na presente abordagem não é equacionado o ensino superior. As considerações explicitadas têm como suporte: (i) a Constituição da RDTL; os programas de governo; planos estratégicos; a Lei de Bases da Educação e normativos; e relatórios nacionais e dos parceiros de desenvolvimento; (ii) dados estatísticos do Ministério da Educação, da Direção-Geral de Estatística do Governo e dos Censos de 2004, 2010 e 2015; e (iii) as perceções de seis decisores políticos. Timor-Leste, as an independent nation, was born within a framework marked by the reinforcement of the interaction between the local and the global and has several peculiar characteristics: it experienced a period of transitional administration by the United Nations, it needed to build from scratch a state and an educational system and experienced a period of strong external dependence. This article aims to observe the evolution of the country’s educational system and the challenges currently facing the sector. In this approach, higher education is not considered. The explicit considerations are supported by (i) the RDTL Constitution; government programs; strategic plans; the Basic Education Law and regulations; and national and development partner reports; (ii) statistical data from the Ministry of Education, the Directorate-General for Statistics of the Government and the Census of 2004, 2010 and 2015; and (iii) the perceptions of six policy makers.CHAM - Centro de HumanidadesRUNAlbino, Susete2021-02-01T23:31:52Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article25application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/111103por1645-3794PURE: 27753905https://doi.org/10.4000/cea.4773info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:54:53Zoai:run.unl.pt:10362/111103Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:41:47.495419Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv (Re)Edificação do sistema educativo de Timor-Leste
(Re)building the educational system of Timor-LesteEvolution and current challenges
Evolução e desafios atuais
title (Re)Edificação do sistema educativo de Timor-Leste
spellingShingle (Re)Edificação do sistema educativo de Timor-Leste
Albino, Susete
educational system
education
educational policies
sistema educativo
políticas educativas
educação
SDG 4 - Quality Education
title_short (Re)Edificação do sistema educativo de Timor-Leste
title_full (Re)Edificação do sistema educativo de Timor-Leste
title_fullStr (Re)Edificação do sistema educativo de Timor-Leste
title_full_unstemmed (Re)Edificação do sistema educativo de Timor-Leste
title_sort (Re)Edificação do sistema educativo de Timor-Leste
author Albino, Susete
author_facet Albino, Susete
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CHAM - Centro de Humanidades
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Albino, Susete
dc.subject.por.fl_str_mv educational system
education
educational policies
sistema educativo
políticas educativas
educação
SDG 4 - Quality Education
topic educational system
education
educational policies
sistema educativo
políticas educativas
educação
SDG 4 - Quality Education
description UIDB/04666/2020 UIDP/04666/2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-02-01T23:31:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/111103
url http://hdl.handle.net/10362/111103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-3794
PURE: 27753905
https://doi.org/10.4000/cea.4773
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 25
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138030925119488