Simulação da qualidade do ar interior em ambiente escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10208 |
Resumo: | A qualidade do ar interior (QAI) em salas de aula é um fator determinante na incidência e prevalência de doenças do foro respiratório dos utentes do espaço escolar (alunos, professores e funcionários), sendo particularmente relevante no caso de crianças e jovens. Com base neste problema, esta dissertação tem como principal objetivo avaliar qual a contribuição da poluição exterior para os níveis de QAI numa escola do concelho de Aveiro (Escola Básica nº 1 da Glória), recorrendo à aplicação do modelo IAQX (Simulation Tool Kit for Indoor Air Quality and Inhalation Exposure). Utilizaram-se como dados de entrada no modelo IAQX as concentrações exteriores de monóxido de carbono (CO) simuladas no modelo de qualidade do ar VADIS, obtendo-se dessa forma as concentrações interiores numa das salas de aulas da escola selecionada. A comparação destas com os valores medidos possibilitou, assim, aferir qual a contribuição do ar exterior para os níveis de QAI na Escola Básica nº 1 da Glória. Os resultados obtidos nesta dissertação demonstram que as concentrações exteriores de CO têm influência nas concentrações interiores da Escola Básica nº 1 da Glória. Os valores simulados com o modelo IAQX não são totalmente concordantes com os valores medidos no interior da sala de aula, o que pode ser explicado por fatores locais, tais como o fator humano (por exemplo, a abertura de janelas), ou por fatores relacionados com o escoamento e dispersão atmosférica. No entanto, tanto os valores medidos como os valores simulados da concentração interior de CO não ultrapassam o valor máximo para edifícios escolares estipulado no Decreto-Lei nº 79/2006, de 4 de abril. Apesar dos resultados revelarem que as concentrações interiores de CO não indicam uma má QAI na Escola Básica nº 1 da Glória, para garantir que a escola esteja a cumprir todos os padrões de uma boa QAI, é necessário analisar mais poluentes e parâmetros para além do CO. |
id |
RCAP_02828a40a1c4f58e86a101522ab798a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/10208 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Simulação da qualidade do ar interior em ambiente escolarEngenharia do ambienteQualidade do ar - Escolas - Aveiro (Portugal)Poluição do arA qualidade do ar interior (QAI) em salas de aula é um fator determinante na incidência e prevalência de doenças do foro respiratório dos utentes do espaço escolar (alunos, professores e funcionários), sendo particularmente relevante no caso de crianças e jovens. Com base neste problema, esta dissertação tem como principal objetivo avaliar qual a contribuição da poluição exterior para os níveis de QAI numa escola do concelho de Aveiro (Escola Básica nº 1 da Glória), recorrendo à aplicação do modelo IAQX (Simulation Tool Kit for Indoor Air Quality and Inhalation Exposure). Utilizaram-se como dados de entrada no modelo IAQX as concentrações exteriores de monóxido de carbono (CO) simuladas no modelo de qualidade do ar VADIS, obtendo-se dessa forma as concentrações interiores numa das salas de aulas da escola selecionada. A comparação destas com os valores medidos possibilitou, assim, aferir qual a contribuição do ar exterior para os níveis de QAI na Escola Básica nº 1 da Glória. Os resultados obtidos nesta dissertação demonstram que as concentrações exteriores de CO têm influência nas concentrações interiores da Escola Básica nº 1 da Glória. Os valores simulados com o modelo IAQX não são totalmente concordantes com os valores medidos no interior da sala de aula, o que pode ser explicado por fatores locais, tais como o fator humano (por exemplo, a abertura de janelas), ou por fatores relacionados com o escoamento e dispersão atmosférica. No entanto, tanto os valores medidos como os valores simulados da concentração interior de CO não ultrapassam o valor máximo para edifícios escolares estipulado no Decreto-Lei nº 79/2006, de 4 de abril. Apesar dos resultados revelarem que as concentrações interiores de CO não indicam uma má QAI na Escola Básica nº 1 da Glória, para garantir que a escola esteja a cumprir todos os padrões de uma boa QAI, é necessário analisar mais poluentes e parâmetros para além do CO.The indoor air quality (IAQ) in classrooms is a key factor in the incidence and prevalence of respiratory diseases of the school users (students, teachers and staff), being particularly relevant for children and youth. Based on this problem, the main objective of this thesis is to evaluate the contribution of outdoor pollution to the IAQ levels in a school (Escola Básica nº 1 da Glória) of Aveiro town (Portugal), by applying the IAQX (Simulation Tool Kit for Indoor Air Quality and Inhalation Exposure) model. Using as input data the carbon monoxide (CO) outdoor concentrations simulated in the air quality VADIS model, the indoor concentrations in one of the classrooms of the selected school were obtained. The comparison of these with the measured values allowed the assessment of the contribution of outdoor air for IAQ levels in Escola Básica nº 1 da Glória. The results obtained in this work show that CO outdoor concentrations have influence on the indoor concentrations of Escola Básica nº 1 da Glória. The values simulated with the IAQX model inside the school classroom are not fully consistent with the measured values, which can be explained by local factors, such as the human factor (eg. the opening of windows), or by atmospheric flow/dispersion factors. However, both measured values and simulated values of CO indoor concentration do not exceed the maximum value to school buildings stipulated in Decreto-Lei nº 79/2006 of 4th April. Although the results reveal that CO indoor concentrations do not indicate a poor IAQ in Escola Básica nº 1 da Glória, to ensure that the school is fulfilling all the standards of a good IAQ, it is necessary to analyse more pollutants and parameters in addition to CO.Universidade de Aveiro2013-04-15T14:06:57Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10208porTeixeira, Ricardo Miguel Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:17:44Zoai:ria.ua.pt:10773/10208Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:52.188452Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Simulação da qualidade do ar interior em ambiente escolar |
title |
Simulação da qualidade do ar interior em ambiente escolar |
spellingShingle |
Simulação da qualidade do ar interior em ambiente escolar Teixeira, Ricardo Miguel Oliveira Engenharia do ambiente Qualidade do ar - Escolas - Aveiro (Portugal) Poluição do ar |
title_short |
Simulação da qualidade do ar interior em ambiente escolar |
title_full |
Simulação da qualidade do ar interior em ambiente escolar |
title_fullStr |
Simulação da qualidade do ar interior em ambiente escolar |
title_full_unstemmed |
Simulação da qualidade do ar interior em ambiente escolar |
title_sort |
Simulação da qualidade do ar interior em ambiente escolar |
author |
Teixeira, Ricardo Miguel Oliveira |
author_facet |
Teixeira, Ricardo Miguel Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Ricardo Miguel Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia do ambiente Qualidade do ar - Escolas - Aveiro (Portugal) Poluição do ar |
topic |
Engenharia do ambiente Qualidade do ar - Escolas - Aveiro (Portugal) Poluição do ar |
description |
A qualidade do ar interior (QAI) em salas de aula é um fator determinante na incidência e prevalência de doenças do foro respiratório dos utentes do espaço escolar (alunos, professores e funcionários), sendo particularmente relevante no caso de crianças e jovens. Com base neste problema, esta dissertação tem como principal objetivo avaliar qual a contribuição da poluição exterior para os níveis de QAI numa escola do concelho de Aveiro (Escola Básica nº 1 da Glória), recorrendo à aplicação do modelo IAQX (Simulation Tool Kit for Indoor Air Quality and Inhalation Exposure). Utilizaram-se como dados de entrada no modelo IAQX as concentrações exteriores de monóxido de carbono (CO) simuladas no modelo de qualidade do ar VADIS, obtendo-se dessa forma as concentrações interiores numa das salas de aulas da escola selecionada. A comparação destas com os valores medidos possibilitou, assim, aferir qual a contribuição do ar exterior para os níveis de QAI na Escola Básica nº 1 da Glória. Os resultados obtidos nesta dissertação demonstram que as concentrações exteriores de CO têm influência nas concentrações interiores da Escola Básica nº 1 da Glória. Os valores simulados com o modelo IAQX não são totalmente concordantes com os valores medidos no interior da sala de aula, o que pode ser explicado por fatores locais, tais como o fator humano (por exemplo, a abertura de janelas), ou por fatores relacionados com o escoamento e dispersão atmosférica. No entanto, tanto os valores medidos como os valores simulados da concentração interior de CO não ultrapassam o valor máximo para edifícios escolares estipulado no Decreto-Lei nº 79/2006, de 4 de abril. Apesar dos resultados revelarem que as concentrações interiores de CO não indicam uma má QAI na Escola Básica nº 1 da Glória, para garantir que a escola esteja a cumprir todos os padrões de uma boa QAI, é necessário analisar mais poluentes e parâmetros para além do CO. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-04-15T14:06:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/10208 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/10208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137520162701312 |