Simulação da qualidade do ar interior em ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Ricardo Miguel Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10208
Resumo: A qualidade do ar interior (QAI) em salas de aula é um fator determinante na incidência e prevalência de doenças do foro respiratório dos utentes do espaço escolar (alunos, professores e funcionários), sendo particularmente relevante no caso de crianças e jovens. Com base neste problema, esta dissertação tem como principal objetivo avaliar qual a contribuição da poluição exterior para os níveis de QAI numa escola do concelho de Aveiro (Escola Básica nº 1 da Glória), recorrendo à aplicação do modelo IAQX (Simulation Tool Kit for Indoor Air Quality and Inhalation Exposure). Utilizaram-se como dados de entrada no modelo IAQX as concentrações exteriores de monóxido de carbono (CO) simuladas no modelo de qualidade do ar VADIS, obtendo-se dessa forma as concentrações interiores numa das salas de aulas da escola selecionada. A comparação destas com os valores medidos possibilitou, assim, aferir qual a contribuição do ar exterior para os níveis de QAI na Escola Básica nº 1 da Glória. Os resultados obtidos nesta dissertação demonstram que as concentrações exteriores de CO têm influência nas concentrações interiores da Escola Básica nº 1 da Glória. Os valores simulados com o modelo IAQX não são totalmente concordantes com os valores medidos no interior da sala de aula, o que pode ser explicado por fatores locais, tais como o fator humano (por exemplo, a abertura de janelas), ou por fatores relacionados com o escoamento e dispersão atmosférica. No entanto, tanto os valores medidos como os valores simulados da concentração interior de CO não ultrapassam o valor máximo para edifícios escolares estipulado no Decreto-Lei nº 79/2006, de 4 de abril. Apesar dos resultados revelarem que as concentrações interiores de CO não indicam uma má QAI na Escola Básica nº 1 da Glória, para garantir que a escola esteja a cumprir todos os padrões de uma boa QAI, é necessário analisar mais poluentes e parâmetros para além do CO.
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