Liderança de equipas no contexto das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Ana Margarida de Faria e Silva Carvalho
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1661
Resumo: O presente estudo testa um modelo de liderança de equipas, com o intuito de contribuir para colmatar as limitações das teorias de liderança gerais. O modelo em estudo centra-se no papel da liderança na eficácia do trabalho em equipa numa lógica de modelos input-processos-output de desempenho, cujos estudos empíricos são em número reduzido. Para além do contributo empírico, introduziu-se o contexto onde as equipas operam, neste caso as equipas das CPCJ (Comissões de Protecção das Crianças e Jovens) que intervêm na protecção das crianças e jovens em risco, o qual foi também considerado para formular o modelo. As hipóteses colocadas foram que a reflexividade está relacionada positivamente com o desempenho da equipa, e que a liderança é mediadora desta relação. Os participantes consistiram em 126 equipas das CPCJ em modalidade restrita. Para medir as variáveis deste estudo correlacional, foram utilizadas escalas adaptadas de Wageman, Hackman, & Lehrman (2005) para a liderança, de West (1994) para a reflexividade e de Passos & Caetano (2005) para o desempenho. Os resultados forneceram suporte para as hipóteses nos três tipos de desempenho encontrados, confirmando a proposta para um novo modelo de liderança de equipas. As implicações teóricas e práticas e as limitações e sugestões de estudos futuros são também descritas.
id RCAP_028753b87d56057b60e6edfa50985add
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1661
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Liderança de equipas no contexto das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ)Liderança de equipasReflexividadeDesempenhoCPCJTeam leadershipReflexivityPerformanceO presente estudo testa um modelo de liderança de equipas, com o intuito de contribuir para colmatar as limitações das teorias de liderança gerais. O modelo em estudo centra-se no papel da liderança na eficácia do trabalho em equipa numa lógica de modelos input-processos-output de desempenho, cujos estudos empíricos são em número reduzido. Para além do contributo empírico, introduziu-se o contexto onde as equipas operam, neste caso as equipas das CPCJ (Comissões de Protecção das Crianças e Jovens) que intervêm na protecção das crianças e jovens em risco, o qual foi também considerado para formular o modelo. As hipóteses colocadas foram que a reflexividade está relacionada positivamente com o desempenho da equipa, e que a liderança é mediadora desta relação. Os participantes consistiram em 126 equipas das CPCJ em modalidade restrita. Para medir as variáveis deste estudo correlacional, foram utilizadas escalas adaptadas de Wageman, Hackman, & Lehrman (2005) para a liderança, de West (1994) para a reflexividade e de Passos & Caetano (2005) para o desempenho. Os resultados forneceram suporte para as hipóteses nos três tipos de desempenho encontrados, confirmando a proposta para um novo modelo de liderança de equipas. As implicações teóricas e práticas e as limitações e sugestões de estudos futuros são também descritas.The current study proposes a model of team leadership, in order to contribute to bridge the limitations of leadership general theories. The studied model focus on leadership role in teamwork effectiveness based on input-processes-output performance models, which lacks empirical study. Beyond the empirical contribution, this study introduces the context where teams operate, in this case, CPCJ (Comissões de Protecção de Crianças e Jovens em Risco) who intervene in the protection of the young and children in risk, which was also considered to formulate the model. The hypotheses were that reflexivity is positively related with team performance, and leadership is a mediator of this relation. Participants consist of 126 teams from CPCJ in restricted modality. To measure the variables of this correlational study, were utilized adapted scales from Wageman, Hackman & Lehrman (2005) to leadership, from West (1994) to reflexivity and from Passos & Caetano (2005) for performance. Results give support to the hypotheses on the three types of performance founded, confirming the proposal for a new model of team leadership. The theoretical and practical implications, limitations and suggestions for future studies are also described.2010-05-05T13:10:35Z2008-01-01T00:00:00Z20082008-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/1661porGraça, Ana Margarida de Faria e Silva Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:02:46Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1661Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:33:57.014874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Liderança de equipas no contexto das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ)
title Liderança de equipas no contexto das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ)
spellingShingle Liderança de equipas no contexto das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ)
Graça, Ana Margarida de Faria e Silva Carvalho
Liderança de equipas
Reflexividade
Desempenho
CPCJ
Team leadership
Reflexivity
Performance
title_short Liderança de equipas no contexto das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ)
title_full Liderança de equipas no contexto das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ)
title_fullStr Liderança de equipas no contexto das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ)
title_full_unstemmed Liderança de equipas no contexto das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ)
title_sort Liderança de equipas no contexto das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ)
author Graça, Ana Margarida de Faria e Silva Carvalho
author_facet Graça, Ana Margarida de Faria e Silva Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Graça, Ana Margarida de Faria e Silva Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança de equipas
Reflexividade
Desempenho
CPCJ
Team leadership
Reflexivity
Performance
topic Liderança de equipas
Reflexividade
Desempenho
CPCJ
Team leadership
Reflexivity
Performance
description O presente estudo testa um modelo de liderança de equipas, com o intuito de contribuir para colmatar as limitações das teorias de liderança gerais. O modelo em estudo centra-se no papel da liderança na eficácia do trabalho em equipa numa lógica de modelos input-processos-output de desempenho, cujos estudos empíricos são em número reduzido. Para além do contributo empírico, introduziu-se o contexto onde as equipas operam, neste caso as equipas das CPCJ (Comissões de Protecção das Crianças e Jovens) que intervêm na protecção das crianças e jovens em risco, o qual foi também considerado para formular o modelo. As hipóteses colocadas foram que a reflexividade está relacionada positivamente com o desempenho da equipa, e que a liderança é mediadora desta relação. Os participantes consistiram em 126 equipas das CPCJ em modalidade restrita. Para medir as variáveis deste estudo correlacional, foram utilizadas escalas adaptadas de Wageman, Hackman, & Lehrman (2005) para a liderança, de West (1994) para a reflexividade e de Passos & Caetano (2005) para o desempenho. Os resultados forneceram suporte para as hipóteses nos três tipos de desempenho encontrados, confirmando a proposta para um novo modelo de liderança de equipas. As implicações teóricas e práticas e as limitações e sugestões de estudos futuros são também descritas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2008-09
2010-05-05T13:10:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/1661
url http://hdl.handle.net/10071/1661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134901636694016