Online marketing communication: netnography into different types of fashion brands

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Jessica Maria
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/15727
Resumo: Esta tese pretende explorar se as marcas de moda estão a fazer um bom trabalho em relação à comunicação online na plataforma social Instagram. Este estudo é realizado através do método de netnografia e dos conceitos de variáveis de sucesso no que diz respeito ao Instagram, para explorar se a comunicação online está a ser eficiente ou não. Seis marcas globais (Zara, H&M, Prada, Gucci, Nike e Adidas) foram escolhidas para participar na análise, devido ao seu tipo/categoria diferente e à sua recognição mundial. A coleção e análise de dados está dividido em três grupos: o primeiro é a coleção e análise geral dos dados de cada marca, o segundo é a coleção e análise especifica de dados de cada marca, e a terceira é a comparação das categorias das marcas. Os resultados da coleção e análise dos dados mostram que as marcas de moda rápida (Zara e H&M) estão a fazer uma comunicação online excecional, contudo em alguns aspetos a H&M é melhor devido à interação entre a marca e os consumidores e o uso de celebridades como embaixadores da marca. As marcas de alta costura (Prada e Gucci) tem uma comunicação online extraordinária, são muito parecidas e tem um grande numero de fotos e vídeos publicados em cada mês, o que mostra interação e compromisso nas páginas do Instagram. As marcas de desporto (Nike e Adidas) têm uma baixa interatividade com os consumidores e um numero baixo de fotos e vídeos publicados, o que resulta numa comunicação online mediana das marcas no Instagram. Adidas têm algum movimento na página e tenta interagir com vídeos e fotos de celebridades, ao contrário da Nike que é muito fraca em todos os aspetos estudados. Este estudo mostra que para ser bem-sucedida a comunicação online das marcas de moda, estas têm de estar constantemente a atualizar fotos e vídeos, precisam de interagir com os consumidores e faze-los sentir parte da marca, usar celebridades para dar notoriedade à marca e estar sempre corrente das ultimas tendências.
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