Modelo de validação de conteúdo de Pasquali nas pesquisas em Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros,Rosana Kelly da Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ferreira Júnior,Marcos Antonio, Pinto,Diana Paula de Souza Rêgo, Vitor,Allyne Fortes, Santos,Viviane Euzébia Pereira, Barichello,Elizabeth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832015000100014
Resumo: Contexto: O reconhecimento da qualidade dos instrumentos que procuram verificar e avaliar um fenómeno através do processo de validação de conteúdo, é fundamental para a legitimidade e credibilidade dos resultados de uma pesquisa. Objetivos: Investigar a aplicação do modelo de validação de conteúdo de Pasquali nas pesquisas brasileiras em Enfermagem nos últimos cinco anos. Metodologia: Revisão integrativa de literatura realizada no período de julho a agosto de 2013, nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), com uso de descritores controlados e não-controlados. Resultados: Os estudos adotaram o referencial metodológico de Pasquali baseados nos três procedimentos (teóricos, empíricos e analíticos), que exigiu o cumprimento de etapas, tais como construção do instrumento, parecer dos juízes e aplicação de procedimentos estatísticos para a validação de conteúdo. Conclusão: O processo de validação de conteúdo ocorreu no procedimento teórico e houve associação a outros tipos de validação para percorrer os procedimentos empíricos e analíticos, a fim de alcançar uma validação eficaz.
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