Gestão de informação em redes colaborativas: impacto dos factores sociais na construção de significado partilhado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11104 |
Resumo: | Este trabalho de investigação aborda os problemas levantados pela partilha de informação e conhecimento no contexto de rede colaborativas de curta duração. As redes colaborativas são vistas neste estudo como redes organizacionais, tipicamente PME’s. O grande desafio que se coloca é a definição adequada, em pouco tempo, dos conceitos necessários e respectivas relações que estarão na base da arquitectura de informação e conhecimento a ser partilhada na rede colaborativa. Assim, considerando uma conceptualização comum de uma dada realidade como o alicerce para partilha de informação e conhecimento dentro de uma rede de actores sociais, o problema específico está em como criar as ferramentas sócio técnicas adequadas para apoiar o processo de negociação de significado, ou seja, a criação de artefactos semânticos, para serem operacionalizados em alguma oportunidade de negócio de curto prazo. Pereira (2010) com o objectivo de contribuir para a resolução desta problemática desenvolveu um método para construção colaborativa de ontologias, baseado nas teorias da semântica cognitiva. Utilizando como ponto de partida o trabalho de Roth (2006), desenvolveu um quadro sócio-semântico que permite a modelação das redes colaborativas como redes epistémicas. O objectivo foi chegar a um quadro sócio-semântico que modelasse os relacionamentos entre uma rede de actores organizacionais e as estruturas conceptuais construídas e usadas (socialmente) por estes com algum propósito. Por outro lado, tendo em conta que a conceptualização é um processo social, consideramos que existe uma necessidade elevada da presença social para criar um modelo conceptual que reflicta os acordos semânticos que serão a base para a partilha de informação e conhecimento. O principal objectivo deste trabalho é avaliar a construção de um modelo conceptual usando o quadro sócio-semântico definido por Pereira e Soares (2008), ou seja, é necessário analisar como as relações sociais podem influenciar a negociação do significado na construção de um modelo conceptual partilhado, acreditando que a qualidade da conceptualização é directamente dependente das relações sociais. Desta forma, foi usada a abordagem da análise de redes sociais para apoiar a análise organização e a construção da rede social em estudo. O objectivo desta dissertação é contribuir para a co-construção de artefactos semânticos por grupos de actores sociais (equipas de projecto, equipas multifuncionais, etc.) colocados em contextos organizacionais que interagem (cooperam, colaboram) de acordo com um conjunto de objectivos comuns. |
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Assim, considerando uma conceptualização comum de uma dada realidade como o alicerce para partilha de informação e conhecimento dentro de uma rede de actores sociais, o problema específico está em como criar as ferramentas sócio técnicas adequadas para apoiar o processo de negociação de significado, ou seja, a criação de artefactos semânticos, para serem operacionalizados em alguma oportunidade de negócio de curto prazo. Pereira (2010) com o objectivo de contribuir para a resolução desta problemática desenvolveu um método para construção colaborativa de ontologias, baseado nas teorias da semântica cognitiva. Utilizando como ponto de partida o trabalho de Roth (2006), desenvolveu um quadro sócio-semântico que permite a modelação das redes colaborativas como redes epistémicas. O objectivo foi chegar a um quadro sócio-semântico que modelasse os relacionamentos entre uma rede de actores organizacionais e as estruturas conceptuais construídas e usadas (socialmente) por estes com algum propósito. Por outro lado, tendo em conta que a conceptualização é um processo social, consideramos que existe uma necessidade elevada da presença social para criar um modelo conceptual que reflicta os acordos semânticos que serão a base para a partilha de informação e conhecimento. O principal objectivo deste trabalho é avaliar a construção de um modelo conceptual usando o quadro sócio-semântico definido por Pereira e Soares (2008), ou seja, é necessário analisar como as relações sociais podem influenciar a negociação do significado na construção de um modelo conceptual partilhado, acreditando que a qualidade da conceptualização é directamente dependente das relações sociais. Desta forma, foi usada a abordagem da análise de redes sociais para apoiar a análise organização e a construção da rede social em estudo. O objectivo desta dissertação é contribuir para a co-construção de artefactos semânticos por grupos de actores sociais (equipas de projecto, equipas multifuncionais, etc.) colocados em contextos organizacionais que interagem (cooperam, colaboram) de acordo com um conjunto de objectivos comuns.This research addresses the problems raised by information sharing and knowledge in the context of collaborative network of short duration. The collaborative networks are seen in this study as organizational networks, typically SMEs. The challenge that arises is the appropriate setting in a short time, the necessary concepts and their relationships that will form the basis of the information architecture and knowledge to be shared in the collaborative network.Thus, considering a common conceptualization of a given reality as the foundation for sharing information and knowledge within a network of social actors, the specific problem is how to create the appropriate socio-technical tools to support the process of negotiation of meaning, ie , the creation of semantic artefacts to be operationalized in a business opportunity for short term. Pereira (2010) with the aim of contributing to the resolution of this problem developed a method for collaborative construction of ontologies, based on theories of cognitive semantics. Using as starting point the work of Roth (2006), developed a socio-semantic framework that allows the modeling of collaborative networks and epistemic networks. The aim was to reach a socio-semantic framework that models the relationships between a network of organizational actors and the conceptual structures built and used (socially) for those with a purpose. On the other hand, given that the conceptualization is a social process, we believe that there is a high need of social presence to create a conceptual model that reflects the semantic agreements that will be the basis for sharing information and knowledge. The main objective is to evaluate the construction of a conceptual model using the socio-semantic defined by Pereira and Soares (2008), ie, it is necessary to analyze how social relations can influence the negotiation of meaning in the construction of a conceptual model shared the belief that quality is directly dependent on the conceptualization of social relations. Thus, we used the approach of social network analysis to support the analysis and organization-building social network study. The aim of this dissertation is to contribute to the co-construction of semantic artifacts by groups of social actors (project teams, cross-functional teams, etc.) Projects in organizational contexts that interact (cooperate, collaborate) according to a set of common objectives.Pereira, Carla SofiaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Ana Gabriela Lobo2018-03-13T15:55:28Z201120112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11104TID:201878747porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:10Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11104Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:29.434406Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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