Posters
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/24 |
Resumo: | A construção e a divulgação do conhecimento constituem uma oportunidade para desenvolver relações de “cumplicidade científica” no âmbito do trabalho em Educação. A interação entre docentes, estudantes e profissionais em Educação de Infância permite o aprofundamento e a complementaridade de modelos formativos em contextos educativos onde é assumida a centralidade da Pedagogia em Participação e, consequentemente, da criança enquanto sujeito com direitos e competências. Inspirados pelas considerações anteriores, no âmbito do encontro Diálogos em Educação III realizado em 2017, docentes da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (ESECS‐IPP), profissionais em Educação de Infância e estudantes do Mestrado em Educação Pré‐Escolar, assumiram o desafio de construir materiais que refletissem a interação formativa, sobretudo, entre a instituição de ensino superior e os contextos educativos/profissionais. Deste processo resultou a construção de cinco posters que versam sobre assuntos amplamente desenvolvidos no âmbito da formação proporcionada pela ESECS‐IPP onde está ancorada a revista Aprender: a Pedagogia em participação; o Estatuto da criança e as Orientações Curriculares em Educação Pré‐Escolar (OCEPE). É exatamente sobre estas grandes temáticas em Educação de Infância, a partir dos materiais então construídos e agora publicados com as adaptações necessárias, que o leitor pode conhecer e percorrer uma parte do trabalho que se vai desenvolvendo nesta instituição cuja matriz identitária é a Educação. |
id |
RCAP_02a70dbdb32540e73eb3dcbafbebcf7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.aprender.esep.pt:article/24 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
PostersA construção e a divulgação do conhecimento constituem uma oportunidade para desenvolver relações de “cumplicidade científica” no âmbito do trabalho em Educação. A interação entre docentes, estudantes e profissionais em Educação de Infância permite o aprofundamento e a complementaridade de modelos formativos em contextos educativos onde é assumida a centralidade da Pedagogia em Participação e, consequentemente, da criança enquanto sujeito com direitos e competências. Inspirados pelas considerações anteriores, no âmbito do encontro Diálogos em Educação III realizado em 2017, docentes da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (ESECS‐IPP), profissionais em Educação de Infância e estudantes do Mestrado em Educação Pré‐Escolar, assumiram o desafio de construir materiais que refletissem a interação formativa, sobretudo, entre a instituição de ensino superior e os contextos educativos/profissionais. Deste processo resultou a construção de cinco posters que versam sobre assuntos amplamente desenvolvidos no âmbito da formação proporcionada pela ESECS‐IPP onde está ancorada a revista Aprender: a Pedagogia em participação; o Estatuto da criança e as Orientações Curriculares em Educação Pré‐Escolar (OCEPE). É exatamente sobre estas grandes temáticas em Educação de Infância, a partir dos materiais então construídos e agora publicados com as adaptações necessárias, que o leitor pode conhecer e percorrer uma parte do trabalho que se vai desenvolvendo nesta instituição cuja matriz identitária é a Educação.Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre2018-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/24Revista Aprender; Revista Aprender nº 38 (junho de 2018); 129-1352184-52550871-1267reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/24http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/24/12Marchão, AméliaHenriques, Helderinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-04T08:15:55Zoai:ojs2.aprender.esep.pt:article/24Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:16.062288Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Posters |
title |
Posters |
spellingShingle |
Posters Marchão, Amélia |
title_short |
Posters |
title_full |
Posters |
title_fullStr |
Posters |
title_full_unstemmed |
Posters |
title_sort |
Posters |
author |
Marchão, Amélia |
author_facet |
Marchão, Amélia Henriques, Helder |
author_role |
author |
author2 |
Henriques, Helder |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marchão, Amélia Henriques, Helder |
description |
A construção e a divulgação do conhecimento constituem uma oportunidade para desenvolver relações de “cumplicidade científica” no âmbito do trabalho em Educação. A interação entre docentes, estudantes e profissionais em Educação de Infância permite o aprofundamento e a complementaridade de modelos formativos em contextos educativos onde é assumida a centralidade da Pedagogia em Participação e, consequentemente, da criança enquanto sujeito com direitos e competências. Inspirados pelas considerações anteriores, no âmbito do encontro Diálogos em Educação III realizado em 2017, docentes da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (ESECS‐IPP), profissionais em Educação de Infância e estudantes do Mestrado em Educação Pré‐Escolar, assumiram o desafio de construir materiais que refletissem a interação formativa, sobretudo, entre a instituição de ensino superior e os contextos educativos/profissionais. Deste processo resultou a construção de cinco posters que versam sobre assuntos amplamente desenvolvidos no âmbito da formação proporcionada pela ESECS‐IPP onde está ancorada a revista Aprender: a Pedagogia em participação; o Estatuto da criança e as Orientações Curriculares em Educação Pré‐Escolar (OCEPE). É exatamente sobre estas grandes temáticas em Educação de Infância, a partir dos materiais então construídos e agora publicados com as adaptações necessárias, que o leitor pode conhecer e percorrer uma parte do trabalho que se vai desenvolvendo nesta instituição cuja matriz identitária é a Educação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/24 |
url |
http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/24 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/24 http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/24/12 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Aprender; Revista Aprender nº 38 (junho de 2018); 129-135 2184-5255 0871-1267 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130749905928192 |