Preservação da biodiversidade e valoração dos serviços ecossistémicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ié, Adilson
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mendes, Amarildo, Raposo, Albertina, Tomaz, Alexandra, Durão, Anabela, Carvalhos, Teresa, Patanita, Maria Isabel
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5277
Resumo: Atualmente e graças ao caminho que o programa Eco-escolas tem vindo a fazer pelo seu potencial para uma educação ambiental orientada para a sustentabilidade, verificamos que no ensino superior a adesão das instituições a este programa tem vindo a aumentar; não é pois de estranhar que o número de atividades incluídas e desenvolvidas através do programa, aumente também. Iniciando-se na sala de aula, as actividades e ações expandem-se a toda a escola envolvendo todos os atores educativos e contribuindo assim para a promoção da transformação na comunidade em geral e nos indivíduos em particular. No âmbito do programa Eco-escolas, foram propostas diversas actividades aos estudantes de Agronomia, nomeadamente monitorizar a fauna auxiliar das culturas do Centro Hortofrutícola do IPBeja bem como construir e instalar caixas-abrigo para insetos e morcegos, com a finalidade de sensibilizar os alunos do IPBeja e outros agentes que têm participação direta ou indireta nas questões agrícolas, para a importância destas táticas biológicas para a redução das quantidades de fitofármacos que estão a ser aplicados na região. De fato, o aproveitamento da voraz dieta dos quirópteros tem um papel incontornável no combate às pragas que ameaçam as culturas. Acresce que quase todas as espécies de morcegos estão muito ameaçadas, pelo que, melhorando as suas áreas de caça, está-se a contribuir para a sua preservação. Na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja (ESA/IPBEJA) as atividades têm sido desenvolvidas nos diferentes eixos que o programa contempla, sendo a preservação da Biodiversidade um dos temas desenvolvidos no âmbito de várias unidades curriculares das formações em Agronomia. Relativamente à Preservação da Biodiversidade, vamos dar continuidade a alguns trabalhos que temos vindo a desenvolver em sala de aula, acreditando ser possível divulgar e envolver toda a comunidade no sentido de (i) monitorizar a fauna auxiliar das culturas do Centro Hortofrutícola e (ii) construir e instalar caixas-abrigo para insectos e morcegos. Pretende-se promover a conservação dessas espécies e divulgar todo o seu contributo para a limitação natural das pragas existentes nestas culturas. Estas atividades permitem sensibilizar para as problemáticas ambientais que integram o programa Eco-escolas beneficiando a comunidade local e a sociedade em geral.
id RCAP_02ab1006bb25f3f9d938a0cbdd3f8921
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5277
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Preservação da biodiversidade e valoração dos serviços ecossistémicosBiodiversidadeServiços ecossistémicosAtualmente e graças ao caminho que o programa Eco-escolas tem vindo a fazer pelo seu potencial para uma educação ambiental orientada para a sustentabilidade, verificamos que no ensino superior a adesão das instituições a este programa tem vindo a aumentar; não é pois de estranhar que o número de atividades incluídas e desenvolvidas através do programa, aumente também. Iniciando-se na sala de aula, as actividades e ações expandem-se a toda a escola envolvendo todos os atores educativos e contribuindo assim para a promoção da transformação na comunidade em geral e nos indivíduos em particular. No âmbito do programa Eco-escolas, foram propostas diversas actividades aos estudantes de Agronomia, nomeadamente monitorizar a fauna auxiliar das culturas do Centro Hortofrutícola do IPBeja bem como construir e instalar caixas-abrigo para insetos e morcegos, com a finalidade de sensibilizar os alunos do IPBeja e outros agentes que têm participação direta ou indireta nas questões agrícolas, para a importância destas táticas biológicas para a redução das quantidades de fitofármacos que estão a ser aplicados na região. De fato, o aproveitamento da voraz dieta dos quirópteros tem um papel incontornável no combate às pragas que ameaçam as culturas. Acresce que quase todas as espécies de morcegos estão muito ameaçadas, pelo que, melhorando as suas áreas de caça, está-se a contribuir para a sua preservação. Na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja (ESA/IPBEJA) as atividades têm sido desenvolvidas nos diferentes eixos que o programa contempla, sendo a preservação da Biodiversidade um dos temas desenvolvidos no âmbito de várias unidades curriculares das formações em Agronomia. Relativamente à Preservação da Biodiversidade, vamos dar continuidade a alguns trabalhos que temos vindo a desenvolver em sala de aula, acreditando ser possível divulgar e envolver toda a comunidade no sentido de (i) monitorizar a fauna auxiliar das culturas do Centro Hortofrutícola e (ii) construir e instalar caixas-abrigo para insectos e morcegos. Pretende-se promover a conservação dessas espécies e divulgar todo o seu contributo para a limitação natural das pragas existentes nestas culturas. Estas atividades permitem sensibilizar para as problemáticas ambientais que integram o programa Eco-escolas beneficiando a comunidade local e a sociedade em geral.ASPEA2020-09-21T16:08:58Z2020-03-08T00:00:00Z2020-03-08conference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/5277porIé, AdilsonMendes, AmarildoRaposo, AlbertinaTomaz, AlexandraDurão, AnabelaCarvalhos, TeresaPatanita, Maria Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-20T09:40:09Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5277Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-20T09:40:09Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Preservação da biodiversidade e valoração dos serviços ecossistémicos
title Preservação da biodiversidade e valoração dos serviços ecossistémicos
spellingShingle Preservação da biodiversidade e valoração dos serviços ecossistémicos
Ié, Adilson
Biodiversidade
Serviços ecossistémicos
title_short Preservação da biodiversidade e valoração dos serviços ecossistémicos
title_full Preservação da biodiversidade e valoração dos serviços ecossistémicos
title_fullStr Preservação da biodiversidade e valoração dos serviços ecossistémicos
title_full_unstemmed Preservação da biodiversidade e valoração dos serviços ecossistémicos
title_sort Preservação da biodiversidade e valoração dos serviços ecossistémicos
author Ié, Adilson
author_facet Ié, Adilson
Mendes, Amarildo
Raposo, Albertina
Tomaz, Alexandra
Durão, Anabela
Carvalhos, Teresa
Patanita, Maria Isabel
author_role author
author2 Mendes, Amarildo
Raposo, Albertina
Tomaz, Alexandra
Durão, Anabela
Carvalhos, Teresa
Patanita, Maria Isabel
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ié, Adilson
Mendes, Amarildo
Raposo, Albertina
Tomaz, Alexandra
Durão, Anabela
Carvalhos, Teresa
Patanita, Maria Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Biodiversidade
Serviços ecossistémicos
topic Biodiversidade
Serviços ecossistémicos
description Atualmente e graças ao caminho que o programa Eco-escolas tem vindo a fazer pelo seu potencial para uma educação ambiental orientada para a sustentabilidade, verificamos que no ensino superior a adesão das instituições a este programa tem vindo a aumentar; não é pois de estranhar que o número de atividades incluídas e desenvolvidas através do programa, aumente também. Iniciando-se na sala de aula, as actividades e ações expandem-se a toda a escola envolvendo todos os atores educativos e contribuindo assim para a promoção da transformação na comunidade em geral e nos indivíduos em particular. No âmbito do programa Eco-escolas, foram propostas diversas actividades aos estudantes de Agronomia, nomeadamente monitorizar a fauna auxiliar das culturas do Centro Hortofrutícola do IPBeja bem como construir e instalar caixas-abrigo para insetos e morcegos, com a finalidade de sensibilizar os alunos do IPBeja e outros agentes que têm participação direta ou indireta nas questões agrícolas, para a importância destas táticas biológicas para a redução das quantidades de fitofármacos que estão a ser aplicados na região. De fato, o aproveitamento da voraz dieta dos quirópteros tem um papel incontornável no combate às pragas que ameaçam as culturas. Acresce que quase todas as espécies de morcegos estão muito ameaçadas, pelo que, melhorando as suas áreas de caça, está-se a contribuir para a sua preservação. Na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja (ESA/IPBEJA) as atividades têm sido desenvolvidas nos diferentes eixos que o programa contempla, sendo a preservação da Biodiversidade um dos temas desenvolvidos no âmbito de várias unidades curriculares das formações em Agronomia. Relativamente à Preservação da Biodiversidade, vamos dar continuidade a alguns trabalhos que temos vindo a desenvolver em sala de aula, acreditando ser possível divulgar e envolver toda a comunidade no sentido de (i) monitorizar a fauna auxiliar das culturas do Centro Hortofrutícola e (ii) construir e instalar caixas-abrigo para insectos e morcegos. Pretende-se promover a conservação dessas espécies e divulgar todo o seu contributo para a limitação natural das pragas existentes nestas culturas. Estas atividades permitem sensibilizar para as problemáticas ambientais que integram o programa Eco-escolas beneficiando a comunidade local e a sociedade em geral.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-21T16:08:58Z
2020-03-08T00:00:00Z
2020-03-08
dc.type.driver.fl_str_mv conference object
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/5277
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/5277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ASPEA
publisher.none.fl_str_mv ASPEA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817542895042822144