A experiência como forma de relação educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/132409 |
Resumo: | O presente trabalho é um relatório que procura espelhar a reflexão de um ano letivo de Prática de Ensino Supervisionada (PES). O relatório será dividido em duas partes principais. A primeira será a descrição da PES levada a cabo na Escola Secundária Luís Freitas Branco ao longo do ano letivo 2019/20. Foi um ano passado a assistir e dar aulas, fazer planificações, pensar em atividades, conhecer a escola, o seu modo de funcionamento e ganhar experiência enquanto docente. A descrição terá como objetivo destacar as principais aprendizagens, os factos mais importantes, o crescimento e a evolução que foram ocorrendo ao longo do tempo. Os desafios foram inúmeros e os contratempos também, mas permanece o espanto e a admiração pelo processo educativo. A segunda parte será o aprofundamento teórico de um conjunto de aspetos práticos verificados ao longo da PES. A relação entre o docente e os alunos é crucial no processo de aprendizagem O modo de desenvolvimento dessa relação é espantoso; é um fenómeno muito peculiar: uma pessoa, apenas por ensinar, tem uma influência, muitas vezes grande, na vida de quem aprende. Esse acontecimento dá-se quando há uma identificação da experiências vivida pelo professor e pelo aluno. O foco será, então, uma análise da experiência como forma privilegiada da relação professor-aluno. |
id |
RCAP_02b92e0be2898eb928963f857cdd18a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/132409 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A experiência como forma de relação educativaExperiênciaRealidadeEducaçãoRelaçãoPessoaDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoO presente trabalho é um relatório que procura espelhar a reflexão de um ano letivo de Prática de Ensino Supervisionada (PES). O relatório será dividido em duas partes principais. A primeira será a descrição da PES levada a cabo na Escola Secundária Luís Freitas Branco ao longo do ano letivo 2019/20. Foi um ano passado a assistir e dar aulas, fazer planificações, pensar em atividades, conhecer a escola, o seu modo de funcionamento e ganhar experiência enquanto docente. A descrição terá como objetivo destacar as principais aprendizagens, os factos mais importantes, o crescimento e a evolução que foram ocorrendo ao longo do tempo. Os desafios foram inúmeros e os contratempos também, mas permanece o espanto e a admiração pelo processo educativo. A segunda parte será o aprofundamento teórico de um conjunto de aspetos práticos verificados ao longo da PES. A relação entre o docente e os alunos é crucial no processo de aprendizagem O modo de desenvolvimento dessa relação é espantoso; é um fenómeno muito peculiar: uma pessoa, apenas por ensinar, tem uma influência, muitas vezes grande, na vida de quem aprende. Esse acontecimento dá-se quando há uma identificação da experiências vivida pelo professor e pelo aluno. O foco será, então, uma análise da experiência como forma privilegiada da relação professor-aluno.Bernardo, Luís ManuelRUNCalado, Rafael Maria Caldeira Beltrão de Salinas2021-12-152021-08-312024-12-15T00:00:00Z2021-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/132409TID:202858006porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:11:02Zoai:run.unl.pt:10362/132409Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:47:27.063390Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A experiência como forma de relação educativa |
title |
A experiência como forma de relação educativa |
spellingShingle |
A experiência como forma de relação educativa Calado, Rafael Maria Caldeira Beltrão de Salinas Experiência Realidade Educação Relação Pessoa Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
title_short |
A experiência como forma de relação educativa |
title_full |
A experiência como forma de relação educativa |
title_fullStr |
A experiência como forma de relação educativa |
title_full_unstemmed |
A experiência como forma de relação educativa |
title_sort |
A experiência como forma de relação educativa |
author |
Calado, Rafael Maria Caldeira Beltrão de Salinas |
author_facet |
Calado, Rafael Maria Caldeira Beltrão de Salinas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bernardo, Luís Manuel RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calado, Rafael Maria Caldeira Beltrão de Salinas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiência Realidade Educação Relação Pessoa Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
topic |
Experiência Realidade Educação Relação Pessoa Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
description |
O presente trabalho é um relatório que procura espelhar a reflexão de um ano letivo de Prática de Ensino Supervisionada (PES). O relatório será dividido em duas partes principais. A primeira será a descrição da PES levada a cabo na Escola Secundária Luís Freitas Branco ao longo do ano letivo 2019/20. Foi um ano passado a assistir e dar aulas, fazer planificações, pensar em atividades, conhecer a escola, o seu modo de funcionamento e ganhar experiência enquanto docente. A descrição terá como objetivo destacar as principais aprendizagens, os factos mais importantes, o crescimento e a evolução que foram ocorrendo ao longo do tempo. Os desafios foram inúmeros e os contratempos também, mas permanece o espanto e a admiração pelo processo educativo. A segunda parte será o aprofundamento teórico de um conjunto de aspetos práticos verificados ao longo da PES. A relação entre o docente e os alunos é crucial no processo de aprendizagem O modo de desenvolvimento dessa relação é espantoso; é um fenómeno muito peculiar: uma pessoa, apenas por ensinar, tem uma influência, muitas vezes grande, na vida de quem aprende. Esse acontecimento dá-se quando há uma identificação da experiências vivida pelo professor e pelo aluno. O foco será, então, uma análise da experiência como forma privilegiada da relação professor-aluno. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-15 2021-08-31 2021-12-15T00:00:00Z 2024-12-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/132409 TID:202858006 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/132409 |
identifier_str_mv |
TID:202858006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138077410590720 |