A experiência como forma de relação educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calado, Rafael Maria Caldeira Beltrão de Salinas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/132409
Resumo: O presente trabalho é um relatório que procura espelhar a reflexão de um ano letivo de Prática de Ensino Supervisionada (PES). O relatório será dividido em duas partes principais. A primeira será a descrição da PES levada a cabo na Escola Secundária Luís Freitas Branco ao longo do ano letivo 2019/20. Foi um ano passado a assistir e dar aulas, fazer planificações, pensar em atividades, conhecer a escola, o seu modo de funcionamento e ganhar experiência enquanto docente. A descrição terá como objetivo destacar as principais aprendizagens, os factos mais importantes, o crescimento e a evolução que foram ocorrendo ao longo do tempo. Os desafios foram inúmeros e os contratempos também, mas permanece o espanto e a admiração pelo processo educativo. A segunda parte será o aprofundamento teórico de um conjunto de aspetos práticos verificados ao longo da PES. A relação entre o docente e os alunos é crucial no processo de aprendizagem O modo de desenvolvimento dessa relação é espantoso; é um fenómeno muito peculiar: uma pessoa, apenas por ensinar, tem uma influência, muitas vezes grande, na vida de quem aprende. Esse acontecimento dá-se quando há uma identificação da experiências vivida pelo professor e pelo aluno. O foco será, então, uma análise da experiência como forma privilegiada da relação professor-aluno.
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