Conceito de esperança no processo de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ana Rita Pinto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/24061
Resumo: A investigação tem demonstrado que a esperança e o bem-estar são componentes que influenciam a aprendizagem dos estudantes no ensino superior. Neste estudo foi abordada a esperança tendo subjacente a Teoria da Esperança de Snyder e o bem-estar. Para o efeito, foi realizada a adaptação para a população portuguesa da Escala de Disposição face à Esperança de Snyder et al. (2000) e a aplicação da Escala de Bem-estar Psicológico de Sánchez-Cánovas (1988) com adaptação para Língua Portuguesa de Carochinho (2016). Pretendeu-se avaliar a esperança na aprendizagem académica e o bem-estar em estudantes do ensino superior. O estudo teve uma amostra de 205 estudantes do curso de Psicologia e de Medicina Veterinária, do 1º e 2º ciclo de estudos. Os resultados demonstraram que existe uma correlação positiva, recorrendo à correlação de Pearson, entre a esperança e o bem-estar subjetivo. Os resultados foram elevados no geral, apesar de não revelar diferenças estatisticamente significativas quanto ao ciclo de estudos, curso, género e idade; ABSTRACT: Research has shown that hope and well-being are components that influence students’ apprenticeship in higher education. In this study the subject of hope will be approach underlying Hope Theory of Snyder and well-being. For this effect, will be performed the adaptation of the Dispositional Hope Scale – DHS of Snyder et al. (2000) and the application of Well-being Scale of Sánchez-Cánovas (1988) with adaption to the portuguese language of Carochinho (2016). Furthermore of the adaptation of the instrument it is intended to assess hope in the framework of academic apprenticeship and psychological well-being in students. The study has a sample of 205 students of the Psychology and Veterinary Medicine course of the 1st and 2nd cycle of studies. The results show that there is a positive correlation, using Pearson's correlation, between a hope and a subjective well-being. The results were generally high, although they did not reveal statistically significant differences in cycle of studies, course, gender and age.
id RCAP_02c306826d568c140402424b538cd1c5
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/24061
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conceito de esperança no processo de aprendizagemEsperançaBem-estarEmoções académicasAprendizagem no ensino SuperiorHopeWell-beingAcademic emotionsLearning in higher educationA investigação tem demonstrado que a esperança e o bem-estar são componentes que influenciam a aprendizagem dos estudantes no ensino superior. Neste estudo foi abordada a esperança tendo subjacente a Teoria da Esperança de Snyder e o bem-estar. Para o efeito, foi realizada a adaptação para a população portuguesa da Escala de Disposição face à Esperança de Snyder et al. (2000) e a aplicação da Escala de Bem-estar Psicológico de Sánchez-Cánovas (1988) com adaptação para Língua Portuguesa de Carochinho (2016). Pretendeu-se avaliar a esperança na aprendizagem académica e o bem-estar em estudantes do ensino superior. O estudo teve uma amostra de 205 estudantes do curso de Psicologia e de Medicina Veterinária, do 1º e 2º ciclo de estudos. Os resultados demonstraram que existe uma correlação positiva, recorrendo à correlação de Pearson, entre a esperança e o bem-estar subjetivo. Os resultados foram elevados no geral, apesar de não revelar diferenças estatisticamente significativas quanto ao ciclo de estudos, curso, género e idade; ABSTRACT: Research has shown that hope and well-being are components that influence students’ apprenticeship in higher education. In this study the subject of hope will be approach underlying Hope Theory of Snyder and well-being. For this effect, will be performed the adaptation of the Dispositional Hope Scale – DHS of Snyder et al. (2000) and the application of Well-being Scale of Sánchez-Cánovas (1988) with adaption to the portuguese language of Carochinho (2016). Furthermore of the adaptation of the instrument it is intended to assess hope in the framework of academic apprenticeship and psychological well-being in students. The study has a sample of 205 students of the Psychology and Veterinary Medicine course of the 1st and 2nd cycle of studies. The results show that there is a positive correlation, using Pearson's correlation, between a hope and a subjective well-being. The results were generally high, although they did not reveal statistically significant differences in cycle of studies, course, gender and age.Universidade de Évora2019-01-16T11:43:17Z2019-01-162018-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/24061http://hdl.handle.net/10174/24061TID:202134407porDepartamento de Psicologiaanarpalves45@gmail.com681Alves, Ana Rita Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:16:48Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24061Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:48.610171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conceito de esperança no processo de aprendizagem
title Conceito de esperança no processo de aprendizagem
spellingShingle Conceito de esperança no processo de aprendizagem
Alves, Ana Rita Pinto
Esperança
Bem-estar
Emoções académicas
Aprendizagem no ensino Superior
Hope
Well-being
Academic emotions
Learning in higher education
title_short Conceito de esperança no processo de aprendizagem
title_full Conceito de esperança no processo de aprendizagem
title_fullStr Conceito de esperança no processo de aprendizagem
title_full_unstemmed Conceito de esperança no processo de aprendizagem
title_sort Conceito de esperança no processo de aprendizagem
author Alves, Ana Rita Pinto
author_facet Alves, Ana Rita Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ana Rita Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Esperança
Bem-estar
Emoções académicas
Aprendizagem no ensino Superior
Hope
Well-being
Academic emotions
Learning in higher education
topic Esperança
Bem-estar
Emoções académicas
Aprendizagem no ensino Superior
Hope
Well-being
Academic emotions
Learning in higher education
description A investigação tem demonstrado que a esperança e o bem-estar são componentes que influenciam a aprendizagem dos estudantes no ensino superior. Neste estudo foi abordada a esperança tendo subjacente a Teoria da Esperança de Snyder e o bem-estar. Para o efeito, foi realizada a adaptação para a população portuguesa da Escala de Disposição face à Esperança de Snyder et al. (2000) e a aplicação da Escala de Bem-estar Psicológico de Sánchez-Cánovas (1988) com adaptação para Língua Portuguesa de Carochinho (2016). Pretendeu-se avaliar a esperança na aprendizagem académica e o bem-estar em estudantes do ensino superior. O estudo teve uma amostra de 205 estudantes do curso de Psicologia e de Medicina Veterinária, do 1º e 2º ciclo de estudos. Os resultados demonstraram que existe uma correlação positiva, recorrendo à correlação de Pearson, entre a esperança e o bem-estar subjetivo. Os resultados foram elevados no geral, apesar de não revelar diferenças estatisticamente significativas quanto ao ciclo de estudos, curso, género e idade; ABSTRACT: Research has shown that hope and well-being are components that influence students’ apprenticeship in higher education. In this study the subject of hope will be approach underlying Hope Theory of Snyder and well-being. For this effect, will be performed the adaptation of the Dispositional Hope Scale – DHS of Snyder et al. (2000) and the application of Well-being Scale of Sánchez-Cánovas (1988) with adaption to the portuguese language of Carochinho (2016). Furthermore of the adaptation of the instrument it is intended to assess hope in the framework of academic apprenticeship and psychological well-being in students. The study has a sample of 205 students of the Psychology and Veterinary Medicine course of the 1st and 2nd cycle of studies. The results show that there is a positive correlation, using Pearson's correlation, between a hope and a subjective well-being. The results were generally high, although they did not reveal statistically significant differences in cycle of studies, course, gender and age.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-05T00:00:00Z
2019-01-16T11:43:17Z
2019-01-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/24061
http://hdl.handle.net/10174/24061
TID:202134407
url http://hdl.handle.net/10174/24061
identifier_str_mv TID:202134407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
anarpalves45@gmail.com
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136630066380800