Conceito de esperança no processo de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/24061 |
Resumo: | A investigação tem demonstrado que a esperança e o bem-estar são componentes que influenciam a aprendizagem dos estudantes no ensino superior. Neste estudo foi abordada a esperança tendo subjacente a Teoria da Esperança de Snyder e o bem-estar. Para o efeito, foi realizada a adaptação para a população portuguesa da Escala de Disposição face à Esperança de Snyder et al. (2000) e a aplicação da Escala de Bem-estar Psicológico de Sánchez-Cánovas (1988) com adaptação para Língua Portuguesa de Carochinho (2016). Pretendeu-se avaliar a esperança na aprendizagem académica e o bem-estar em estudantes do ensino superior. O estudo teve uma amostra de 205 estudantes do curso de Psicologia e de Medicina Veterinária, do 1º e 2º ciclo de estudos. Os resultados demonstraram que existe uma correlação positiva, recorrendo à correlação de Pearson, entre a esperança e o bem-estar subjetivo. Os resultados foram elevados no geral, apesar de não revelar diferenças estatisticamente significativas quanto ao ciclo de estudos, curso, género e idade; ABSTRACT: Research has shown that hope and well-being are components that influence students’ apprenticeship in higher education. In this study the subject of hope will be approach underlying Hope Theory of Snyder and well-being. For this effect, will be performed the adaptation of the Dispositional Hope Scale – DHS of Snyder et al. (2000) and the application of Well-being Scale of Sánchez-Cánovas (1988) with adaption to the portuguese language of Carochinho (2016). Furthermore of the adaptation of the instrument it is intended to assess hope in the framework of academic apprenticeship and psychological well-being in students. The study has a sample of 205 students of the Psychology and Veterinary Medicine course of the 1st and 2nd cycle of studies. The results show that there is a positive correlation, using Pearson's correlation, between a hope and a subjective well-being. The results were generally high, although they did not reveal statistically significant differences in cycle of studies, course, gender and age. |
id |
RCAP_02c306826d568c140402424b538cd1c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/24061 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conceito de esperança no processo de aprendizagemEsperançaBem-estarEmoções académicasAprendizagem no ensino SuperiorHopeWell-beingAcademic emotionsLearning in higher educationA investigação tem demonstrado que a esperança e o bem-estar são componentes que influenciam a aprendizagem dos estudantes no ensino superior. Neste estudo foi abordada a esperança tendo subjacente a Teoria da Esperança de Snyder e o bem-estar. Para o efeito, foi realizada a adaptação para a população portuguesa da Escala de Disposição face à Esperança de Snyder et al. (2000) e a aplicação da Escala de Bem-estar Psicológico de Sánchez-Cánovas (1988) com adaptação para Língua Portuguesa de Carochinho (2016). Pretendeu-se avaliar a esperança na aprendizagem académica e o bem-estar em estudantes do ensino superior. O estudo teve uma amostra de 205 estudantes do curso de Psicologia e de Medicina Veterinária, do 1º e 2º ciclo de estudos. Os resultados demonstraram que existe uma correlação positiva, recorrendo à correlação de Pearson, entre a esperança e o bem-estar subjetivo. Os resultados foram elevados no geral, apesar de não revelar diferenças estatisticamente significativas quanto ao ciclo de estudos, curso, género e idade; ABSTRACT: Research has shown that hope and well-being are components that influence students’ apprenticeship in higher education. In this study the subject of hope will be approach underlying Hope Theory of Snyder and well-being. For this effect, will be performed the adaptation of the Dispositional Hope Scale – DHS of Snyder et al. (2000) and the application of Well-being Scale of Sánchez-Cánovas (1988) with adaption to the portuguese language of Carochinho (2016). Furthermore of the adaptation of the instrument it is intended to assess hope in the framework of academic apprenticeship and psychological well-being in students. The study has a sample of 205 students of the Psychology and Veterinary Medicine course of the 1st and 2nd cycle of studies. The results show that there is a positive correlation, using Pearson's correlation, between a hope and a subjective well-being. The results were generally high, although they did not reveal statistically significant differences in cycle of studies, course, gender and age.Universidade de Évora2019-01-16T11:43:17Z2019-01-162018-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/24061http://hdl.handle.net/10174/24061TID:202134407porDepartamento de Psicologiaanarpalves45@gmail.com681Alves, Ana Rita Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:16:48Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24061Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:48.610171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conceito de esperança no processo de aprendizagem |
title |
Conceito de esperança no processo de aprendizagem |
spellingShingle |
Conceito de esperança no processo de aprendizagem Alves, Ana Rita Pinto Esperança Bem-estar Emoções académicas Aprendizagem no ensino Superior Hope Well-being Academic emotions Learning in higher education |
title_short |
Conceito de esperança no processo de aprendizagem |
title_full |
Conceito de esperança no processo de aprendizagem |
title_fullStr |
Conceito de esperança no processo de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Conceito de esperança no processo de aprendizagem |
title_sort |
Conceito de esperança no processo de aprendizagem |
author |
Alves, Ana Rita Pinto |
author_facet |
Alves, Ana Rita Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Ana Rita Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Esperança Bem-estar Emoções académicas Aprendizagem no ensino Superior Hope Well-being Academic emotions Learning in higher education |
topic |
Esperança Bem-estar Emoções académicas Aprendizagem no ensino Superior Hope Well-being Academic emotions Learning in higher education |
description |
A investigação tem demonstrado que a esperança e o bem-estar são componentes que influenciam a aprendizagem dos estudantes no ensino superior. Neste estudo foi abordada a esperança tendo subjacente a Teoria da Esperança de Snyder e o bem-estar. Para o efeito, foi realizada a adaptação para a população portuguesa da Escala de Disposição face à Esperança de Snyder et al. (2000) e a aplicação da Escala de Bem-estar Psicológico de Sánchez-Cánovas (1988) com adaptação para Língua Portuguesa de Carochinho (2016). Pretendeu-se avaliar a esperança na aprendizagem académica e o bem-estar em estudantes do ensino superior. O estudo teve uma amostra de 205 estudantes do curso de Psicologia e de Medicina Veterinária, do 1º e 2º ciclo de estudos. Os resultados demonstraram que existe uma correlação positiva, recorrendo à correlação de Pearson, entre a esperança e o bem-estar subjetivo. Os resultados foram elevados no geral, apesar de não revelar diferenças estatisticamente significativas quanto ao ciclo de estudos, curso, género e idade; ABSTRACT: Research has shown that hope and well-being are components that influence students’ apprenticeship in higher education. In this study the subject of hope will be approach underlying Hope Theory of Snyder and well-being. For this effect, will be performed the adaptation of the Dispositional Hope Scale – DHS of Snyder et al. (2000) and the application of Well-being Scale of Sánchez-Cánovas (1988) with adaption to the portuguese language of Carochinho (2016). Furthermore of the adaptation of the instrument it is intended to assess hope in the framework of academic apprenticeship and psychological well-being in students. The study has a sample of 205 students of the Psychology and Veterinary Medicine course of the 1st and 2nd cycle of studies. The results show that there is a positive correlation, using Pearson's correlation, between a hope and a subjective well-being. The results were generally high, although they did not reveal statistically significant differences in cycle of studies, course, gender and age. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-05T00:00:00Z 2019-01-16T11:43:17Z 2019-01-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/24061 http://hdl.handle.net/10174/24061 TID:202134407 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/24061 |
identifier_str_mv |
TID:202134407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Psicologia anarpalves45@gmail.com 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136630066380800 |