Perceções acerca do papel do/a psicólogo/a nas equipas de intervenção precoce na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lança, Carla Alexandra Abrantes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47107
Resumo: A Intervenção Precoce na Infância (IPI), constitui-se como um serviço que presta apoio a crianças dos 0 aos 6 anos de idade com atraso do desenvolvimento ou em risco de atraso de desenvolvimento e às suas famílias, a partir das suas preocupações e prioridades. Neste contexto, o que se exige dos profissionais, para que possam responder à multiplicidade de necessidades das crianças e das famílias, é que vá muito para além daquilo que é uma intervenção alicerçada, exclusivamente, na sua formação de base. No sentido de dar resposta às crianças e às famílias, as equipas de intervenção precoce na infância são constituídas por profissionais de diversas áreas disciplinares, nomeadamente da área da psicologia. O trabalho de investigação que aqui se apresenta pretendeu analisar as perceções dos profissionais das Equipas Locais de Intervenção Precoce - ELI acerca do papel do/a psicólogo/a nas equipas, assim como saber se o que é percecionado corresponde às práticas recomendadas centradas na família e transdisciplinares. Com este propósito, desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa, através da realização de 6 focus group, com um total de 38 participantes pertencentes a seis ELI do Distrito de Coimbra. O estudo foi complementado com a realização de 1 focus group com a participação dos 6 psicólogos/as das ELI do Distrito de Coimbra, no sentido de identificar e analisar a perspetiva dos/das mesmo/as acerca do seu papel nas equipas e se esta se aproximava da perceção dos restantes elementos das ELI. Os resultados deste estudo revelam que os participantes reconhecem um conjunto de práticas, comuns ao/às psicólogos/as e aos restantes profissionais das ELI, coincidentes com as atuais recomendações em IPI, nomeadamente no que respeita ao uso de práticas centradas na família e práticas de funcionamento transdisciplinar em equipa. Foi, ainda, possível aprofundar o conhecimento acerca da perceção das práticas dos/das psicólogos/as nos seus vários níveis de intervenção, com a criança, com a família, com a equipa e com a comunidade. Estes resultados ilustram claramente uma perspetiva sistémica da intervenção, não circunscrita à criança, mas considerando todo o sistema do qual ela faz parte. Aquilo que os profissionais das ELI identificam como sendo o papel do/a psicólogo/a da equipa coincide, de uma maneira geral, com a própria perceção que este/a tem do seu papel.
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No sentido de dar resposta às crianças e às famílias, as equipas de intervenção precoce na infância são constituídas por profissionais de diversas áreas disciplinares, nomeadamente da área da psicologia. O trabalho de investigação que aqui se apresenta pretendeu analisar as perceções dos profissionais das Equipas Locais de Intervenção Precoce - ELI acerca do papel do/a psicólogo/a nas equipas, assim como saber se o que é percecionado corresponde às práticas recomendadas centradas na família e transdisciplinares. Com este propósito, desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa, através da realização de 6 focus group, com um total de 38 participantes pertencentes a seis ELI do Distrito de Coimbra. O estudo foi complementado com a realização de 1 focus group com a participação dos 6 psicólogos/as das ELI do Distrito de Coimbra, no sentido de identificar e analisar a perspetiva dos/das mesmo/as acerca do seu papel nas equipas e se esta se aproximava da perceção dos restantes elementos das ELI. Os resultados deste estudo revelam que os participantes reconhecem um conjunto de práticas, comuns ao/às psicólogos/as e aos restantes profissionais das ELI, coincidentes com as atuais recomendações em IPI, nomeadamente no que respeita ao uso de práticas centradas na família e práticas de funcionamento transdisciplinar em equipa. Foi, ainda, possível aprofundar o conhecimento acerca da perceção das práticas dos/das psicólogos/as nos seus vários níveis de intervenção, com a criança, com a família, com a equipa e com a comunidade. Estes resultados ilustram claramente uma perspetiva sistémica da intervenção, não circunscrita à criança, mas considerando todo o sistema do qual ela faz parte. Aquilo que os profissionais das ELI identificam como sendo o papel do/a psicólogo/a da equipa coincide, de uma maneira geral, com a própria perceção que este/a tem do seu papel.Considering Early Childhood Intervention (ECI) as a service that provides support to children from 0 to 6 years of age with developmental delay or at risk of developmental delay and their families, based on their concerns and priorities, what if demands of professionals, so that they can respond to the multiplicity of needs of children and families, is that they go far beyond what is an intervention based exclusively on their basic training. In order to respond to children and families, the early childhood intervention teams are made up of professionals from different disciplinary areas, namely from the field of psychology. The research work presented here intended to analyze the perceptions of professionals from the Local Early Intervention Teams - EIT about the role of the psychologist in the teams, as well as to know if what is perceived corresponds to the recommended family- centered and transdisciplinary practices. For this purpose, we developed a study of a qualitative nature, by carrying out 6 focus groups, with a total of 38 participants belonging to 6 EIT in the District of Coimbra. The study was complemented by carrying out 1 focus group with the participation of 6 psychologists from the EIT in the District of Coimbra, in order to identify and analyze their perspective on their role in the teams and whether this approached the perception of the other elements of the EIT of which they are part. The results of this study reveal that the participants recognize a set of practices, common to psychologists and other EIT professionals, which coincide with current recommendations in ECI, namely with regard to the use of family-centered practices and practices of transdisciplinary functioning in a team. It was also possible to deepen knowledge about the perception of psychologists' practices in their various levels of intervention, with the child, with the family, with the team and with the community. These results clearly illustrate a systemic perspective of the intervention, not limited to the child, but considering the entire system of which he is a part. What EIT professionals identify as the role of the team psychologist coincides, in a general way, with the perception that he/she has of his/her role.Gronita, JoaquimRepositório ComumLança, Carla Alexandra Abrantes2023-10-06T08:49:41Z2023-09-152023-09-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47107TID:203361628porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-12T11:58:09Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:35:16.289897Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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