Algoritmo de validação de testes de pen marking
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/8566 |
Resumo: | Esta dissertação resultou de uma parceria entre a Universidade da Beira Interior e a Embraer Portugal S.A. e teve como objetivo o desenvolvimento de um algoritmo que permite a validação de forma automática dos testes de pen marking efetuados nas máquinas rebitadoras utilizadas nas instalações da empresa. Estas consistem no modelo E6390 da Electroimpact e no modelo GRS6010SX-163/G86 Drivmatic Riveting System produzido pela Gemcor e têm como principal objetivo efetuar as funções de furação e cravação dos painéis das asas das aeronaves E-Jets E2. Esta validação é feita através da comparação das coordenadas reais e programadas retiradas dos dados da máquina, com recurso ao software Visual Basic for Applications®. Com este algoritmo, pretende-se que a validação seja efetuada de uma forma muito mais rápida, fácil, ergonómica e segura do que a validação manual que tem vindo a ser feita. Para atingir este objetivo, a autora acompanhou todas as etapas de fabricação e montagem dos revestimentos das asas desta família de aeronaves, de forma a compreender quais as variantes que influenciam o processo de furação e cravação, permitindo assim descobrir a causa raiz que está por trás dos erros decorridos nos testes de pen marking. |
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Algoritmo de validação de testes de pen markingAutomaçãoe-Jets E2ElectroimpactEmbraerGemcorPen MarkingRebitadoraVbaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia AeronáuticaEsta dissertação resultou de uma parceria entre a Universidade da Beira Interior e a Embraer Portugal S.A. e teve como objetivo o desenvolvimento de um algoritmo que permite a validação de forma automática dos testes de pen marking efetuados nas máquinas rebitadoras utilizadas nas instalações da empresa. Estas consistem no modelo E6390 da Electroimpact e no modelo GRS6010SX-163/G86 Drivmatic Riveting System produzido pela Gemcor e têm como principal objetivo efetuar as funções de furação e cravação dos painéis das asas das aeronaves E-Jets E2. Esta validação é feita através da comparação das coordenadas reais e programadas retiradas dos dados da máquina, com recurso ao software Visual Basic for Applications®. Com este algoritmo, pretende-se que a validação seja efetuada de uma forma muito mais rápida, fácil, ergonómica e segura do que a validação manual que tem vindo a ser feita. Para atingir este objetivo, a autora acompanhou todas as etapas de fabricação e montagem dos revestimentos das asas desta família de aeronaves, de forma a compreender quais as variantes que influenciam o processo de furação e cravação, permitindo assim descobrir a causa raiz que está por trás dos erros decorridos nos testes de pen marking.This dissertation as resulted from a partnership between the University of Beira Interior and Embraer Portugal S.A. and aimed to develop an algorithm that allows automatic validation of the pen marking tests performed on the riveting machines used in the company’s facilities. These consist of the Electroimpact E6390 model, and the GRS6010SX-163 / G86 Drivmatic Riveting System produced by Gemcor, and have as their purpose the drilling and fastening function of E-Jets E2 wing panels. This validation is done by comparing the actual and programmed coordinates taken from the machine data, using Visual Basic for Applications® software. With this algorithm, it is intended that the validation be carried out in a much faster, easier, ergonomic and safe way than the manual validation that has been done. In order to achieve this objective, the author followed all the stages of fabrication and assembly of the aircraft panels of this aircraft family, in order to understand the variants that influence the drilling and fastening process, thus allowing the root cause behind of errors in pen marking tests.Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençaAmaral, Alexandre Miguel Rúbio douBibliorumAlves, Sara Moreira2021-09-29T00:30:11Z2018-11-192018-09-282018-11-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/8566TID:202361780porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:48:41Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/8566Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:53.356306Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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