Intervenção Arqueológica no sítio de Alto de Brinches 3 (Reservatório Serpa – Norte): Resultados Preliminares.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Catarina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Estrela, Susana, Porfírio, Eduardo, Serra, Miguel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/31403
Resumo: O sítio Alto de Brinches 3 foi intervencionado pela Palimpsesto – Estudo e Preservação do Património Cultural Lda. no âmbito do Projecto de Minimização de Impactes sobre o Património Cultural Decorrentes da Construção do Reservatório Serpa Norte (Serpa), sendo dono de obra a EDIA S.A. A intervenção arqueológica revelou 224 interfaces negativas, correspondentes em parte a dois momentos de ocupação com contextos habitacionais e funerários, um primeiro do período Calcolítico e um outro da Idade do Bronze, embora neste último caso a ocupação funerária tenha ficado por confirmar. As características do registo arqueológico permitem concluir que a área intervencionada corresponderia a um núcleo habitacional ou a um local de apoio a um povoado localizado nas proximidades.
id RCAP_02e9407966badb03e3112e4b3e32a6b9
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/31403
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção Arqueológica no sítio de Alto de Brinches 3 (Reservatório Serpa – Norte): Resultados Preliminares.O sítio Alto de Brinches 3 foi intervencionado pela Palimpsesto – Estudo e Preservação do Património Cultural Lda. no âmbito do Projecto de Minimização de Impactes sobre o Património Cultural Decorrentes da Construção do Reservatório Serpa Norte (Serpa), sendo dono de obra a EDIA S.A. A intervenção arqueológica revelou 224 interfaces negativas, correspondentes em parte a dois momentos de ocupação com contextos habitacionais e funerários, um primeiro do período Calcolítico e um outro da Idade do Bronze, embora neste último caso a ocupação funerária tenha ficado por confirmar. As características do registo arqueológico permitem concluir que a área intervencionada corresponderia a um núcleo habitacional ou a um local de apoio a um povoado localizado nas proximidades.The Alto de Brinches 3 archaeological site was carried out by Palimpsesto – Estudo e Preservação do Património Cultural Lda., under EDIA’ s Project Minimização de Impactes sobre o Património Cultural Decorrentes da Construção do Reservatório Serpa Norte (Serpa). The excavation revealed 224 negative interfaces, parcially corresponding to two occupation moments, with habitation and funerary contexts, a first from the Calcolithic and another from the Bronze Age, although in this late the funerary use did not have been confirmed entirely. The characteristics from the archaeological record showed that the excavated area could address to a habitation nucleus or to a fulcrum scope of a settlement located nearby.EDIARepositório da Universidade de LisboaAlves, CatarinaEstrela, SusanaPorfírio, EduardoSerra, Miguel2018-02-05T14:20:34Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/31403porAlves, C., Estrela, S., Porfírio, E. & Serra, M. (2014) - Intervenção Arqueológica no sítio de Alto de Brinches 3 (Reservatório Serpa – Norte): Resultados Preliminares. IV Colóquio de Arqueologia do Alqueva. O plano de rega (2002-2010). Évora: EDIA. p. 96-102.978-989-98805-7-3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:24:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/31403Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:46:49.672990Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção Arqueológica no sítio de Alto de Brinches 3 (Reservatório Serpa – Norte): Resultados Preliminares.
title Intervenção Arqueológica no sítio de Alto de Brinches 3 (Reservatório Serpa – Norte): Resultados Preliminares.
spellingShingle Intervenção Arqueológica no sítio de Alto de Brinches 3 (Reservatório Serpa – Norte): Resultados Preliminares.
Alves, Catarina
title_short Intervenção Arqueológica no sítio de Alto de Brinches 3 (Reservatório Serpa – Norte): Resultados Preliminares.
title_full Intervenção Arqueológica no sítio de Alto de Brinches 3 (Reservatório Serpa – Norte): Resultados Preliminares.
title_fullStr Intervenção Arqueológica no sítio de Alto de Brinches 3 (Reservatório Serpa – Norte): Resultados Preliminares.
title_full_unstemmed Intervenção Arqueológica no sítio de Alto de Brinches 3 (Reservatório Serpa – Norte): Resultados Preliminares.
title_sort Intervenção Arqueológica no sítio de Alto de Brinches 3 (Reservatório Serpa – Norte): Resultados Preliminares.
author Alves, Catarina
author_facet Alves, Catarina
Estrela, Susana
Porfírio, Eduardo
Serra, Miguel
author_role author
author2 Estrela, Susana
Porfírio, Eduardo
Serra, Miguel
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Catarina
Estrela, Susana
Porfírio, Eduardo
Serra, Miguel
description O sítio Alto de Brinches 3 foi intervencionado pela Palimpsesto – Estudo e Preservação do Património Cultural Lda. no âmbito do Projecto de Minimização de Impactes sobre o Património Cultural Decorrentes da Construção do Reservatório Serpa Norte (Serpa), sendo dono de obra a EDIA S.A. A intervenção arqueológica revelou 224 interfaces negativas, correspondentes em parte a dois momentos de ocupação com contextos habitacionais e funerários, um primeiro do período Calcolítico e um outro da Idade do Bronze, embora neste último caso a ocupação funerária tenha ficado por confirmar. As características do registo arqueológico permitem concluir que a área intervencionada corresponderia a um núcleo habitacional ou a um local de apoio a um povoado localizado nas proximidades.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2018-02-05T14:20:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/31403
url http://hdl.handle.net/10451/31403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Alves, C., Estrela, S., Porfírio, E. & Serra, M. (2014) - Intervenção Arqueológica no sítio de Alto de Brinches 3 (Reservatório Serpa – Norte): Resultados Preliminares. IV Colóquio de Arqueologia do Alqueva. O plano de rega (2002-2010). Évora: EDIA. p. 96-102.
978-989-98805-7-3
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIA
publisher.none.fl_str_mv EDIA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134393008128000