Análise dos atributos valorizados pelos clientes de negócios e de lazer em hotéis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/11549 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_02ec1b51602b0fb21ce008b358dc6240 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11549 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise dos atributos valorizados pelos clientes de negócios e de lazer em hotéisatributos determinantesescolhapersonalizaçãoclientes de negócios e de lazerdeterminant attributeschoicepersonalizationbusiness and leisure customersMestrado em MarketingEste estudo tem como objectivo principal a investigação dos atributos mais valorizados na escolha de um hotel para os clientes se hospedarem. O estudo compara as percepções entre clientes de negócios e de lazer. Com o objectivo de recolher informações relevantes para a presente investigação, foram analisados estudos publicados nas áreas de turismo e de hotelaria. Foi feita uma análise aprofundada dos atributos mais valorizados em cada estudo e foram extraídos um total de 37 atributos para avaliação. Após a aplicação de um questionário online, obteve-se um total de 182 respostas. Foram registadas algumas diferenças estatisticamente significativas entre o segmento de lazer e o segmento de negócios. Os clientes em lazer dão maior importância ao valor das estadias e a uma boa relação qualidade-preço. Por outro lado, os clientes em negócios valorizam a eficiência e prontidão do serviço.The main focus of this research is to find out which are the most relevant attributes when costumers choose the right hotel to stay in. This study compares the different perceptions between business and leisure customers. Previous studies in tourism and hospitality were considered during the process of collecting information. Despite of each analysis selects a specific role of attributes, 37 were considered appropriate to evaluate. A total of 182 replies were obtained from the online questionnaires and over the succeeding analysis some significant differences between the leisure and the business segments were noticed. The leisure guests value most their stays and consider cost important. On the other hand, the business customers appreciate the efficiency and the promptness of service.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaFernandes, Marta Sofia Mineiro Lima2016-05-13T09:07:10Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11549porFernandes, Marta Sofia Mineiro Lima (2014). "Análise dos atributos valorizados pelos clientes de negócios e de lazer em hotéis". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:49Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11549Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:50.438112Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise dos atributos valorizados pelos clientes de negócios e de lazer em hotéis |
title |
Análise dos atributos valorizados pelos clientes de negócios e de lazer em hotéis |
spellingShingle |
Análise dos atributos valorizados pelos clientes de negócios e de lazer em hotéis Fernandes, Marta Sofia Mineiro Lima atributos determinantes escolha personalização clientes de negócios e de lazer determinant attributes choice personalization business and leisure customers |
title_short |
Análise dos atributos valorizados pelos clientes de negócios e de lazer em hotéis |
title_full |
Análise dos atributos valorizados pelos clientes de negócios e de lazer em hotéis |
title_fullStr |
Análise dos atributos valorizados pelos clientes de negócios e de lazer em hotéis |
title_full_unstemmed |
Análise dos atributos valorizados pelos clientes de negócios e de lazer em hotéis |
title_sort |
Análise dos atributos valorizados pelos clientes de negócios e de lazer em hotéis |
author |
Fernandes, Marta Sofia Mineiro Lima |
author_facet |
Fernandes, Marta Sofia Mineiro Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veríssimo, José Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Marta Sofia Mineiro Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
atributos determinantes escolha personalização clientes de negócios e de lazer determinant attributes choice personalization business and leisure customers |
topic |
atributos determinantes escolha personalização clientes de negócios e de lazer determinant attributes choice personalization business and leisure customers |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2016-05-13T09:07:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/11549 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/11549 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fernandes, Marta Sofia Mineiro Lima (2014). "Análise dos atributos valorizados pelos clientes de negócios e de lazer em hotéis". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131062557736960 |