Análise dos atributos valorizados pelos clientes de negócios e de lazer em hotéis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Marta Sofia Mineiro Lima
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11549
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_02ec1b51602b0fb21ce008b358dc6240
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11549
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise dos atributos valorizados pelos clientes de negócios e de lazer em hotéisatributos determinantesescolhapersonalizaçãoclientes de negócios e de lazerdeterminant attributeschoicepersonalizationbusiness and leisure customersMestrado em MarketingEste estudo tem como objectivo principal a investigação dos atributos mais valorizados na escolha de um hotel para os clientes se hospedarem. O estudo compara as percepções entre clientes de negócios e de lazer. Com o objectivo de recolher informações relevantes para a presente investigação, foram analisados estudos publicados nas áreas de turismo e de hotelaria. Foi feita uma análise aprofundada dos atributos mais valorizados em cada estudo e foram extraídos um total de 37 atributos para avaliação. Após a aplicação de um questionário online, obteve-se um total de 182 respostas. Foram registadas algumas diferenças estatisticamente significativas entre o segmento de lazer e o segmento de negócios. Os clientes em lazer dão maior importância ao valor das estadias e a uma boa relação qualidade-preço. Por outro lado, os clientes em negócios valorizam a eficiência e prontidão do serviço.The main focus of this research is to find out which are the most relevant attributes when costumers choose the right hotel to stay in. This study compares the different perceptions between business and leisure customers. Previous studies in tourism and hospitality were considered during the process of collecting information. Despite of each analysis selects a specific role of attributes, 37 were considered appropriate to evaluate. A total of 182 replies were obtained from the online questionnaires and over the succeeding analysis some significant differences between the leisure and the business segments were noticed. The leisure guests value most their stays and consider cost important. On the other hand, the business customers appreciate the efficiency and the promptness of service.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaFernandes, Marta Sofia Mineiro Lima2016-05-13T09:07:10Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11549porFernandes, Marta Sofia Mineiro Lima (2014). "Análise dos atributos valorizados pelos clientes de negócios e de lazer em hotéis". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:49Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11549Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:50.438112Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos atributos valorizados pelos clientes de negócios e de lazer em hotéis
title Análise dos atributos valorizados pelos clientes de negócios e de lazer em hotéis
spellingShingle Análise dos atributos valorizados pelos clientes de negócios e de lazer em hotéis
Fernandes, Marta Sofia Mineiro Lima
atributos determinantes
escolha
personalização
clientes de negócios e de lazer
determinant attributes
choice
personalization
business and leisure customers
title_short Análise dos atributos valorizados pelos clientes de negócios e de lazer em hotéis
title_full Análise dos atributos valorizados pelos clientes de negócios e de lazer em hotéis
title_fullStr Análise dos atributos valorizados pelos clientes de negócios e de lazer em hotéis
title_full_unstemmed Análise dos atributos valorizados pelos clientes de negócios e de lazer em hotéis
title_sort Análise dos atributos valorizados pelos clientes de negócios e de lazer em hotéis
author Fernandes, Marta Sofia Mineiro Lima
author_facet Fernandes, Marta Sofia Mineiro Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veríssimo, José
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Marta Sofia Mineiro Lima
dc.subject.por.fl_str_mv atributos determinantes
escolha
personalização
clientes de negócios e de lazer
determinant attributes
choice
personalization
business and leisure customers
topic atributos determinantes
escolha
personalização
clientes de negócios e de lazer
determinant attributes
choice
personalization
business and leisure customers
description Mestrado em Marketing
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-05-13T09:07:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/11549
url http://hdl.handle.net/10400.5/11549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fernandes, Marta Sofia Mineiro Lima (2014). "Análise dos atributos valorizados pelos clientes de negócios e de lazer em hotéis". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131062557736960