Análise de manuais escolares de Matemática para o 2º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terra, Marta Cerqueira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2192
Resumo: O manual escolar é um recurso que tem presença constante na vida de alunos e professores, que por ele aprendem e transmitem conhecimentos. O seu objetivo é o de reunir saberes definidos pelo currículo e que devem ser explorados na sala de aula, a fim de proporcionar formação académica e pessoal aos alunos. É, além disto, um apoio significativo ao estudo individual do aluno, o que lhe servirá, depois, para testar os seus conhecimentos e, por consequência, ser avaliado. Assim, torna-se natural que um recurso escolar que exerça tal peso no processo de aprendizagem dos alunos, e que intervenha indiretamente na sua avaliação, seja também suscetível a uma análise cuidada. Assim, o presente estudo enquadra-se no relatório final do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, com o propósito de analisar manuais escolares de Matemática relativos ao 2.º ano do Ensino Básico. Partindo de duas grelhas de avaliação existentes, procedeu-se à construção de uma terceira que objetiva a análise e tratamento da informação dos recursos escolhidos, quer numa esfera global quer específica. Após definida a causa do estudo e problemas adjacentes, optou-se por uma metodologia de caráter qualitativo e numa vertente descritiva. Foram analisados três manuais escolares. As técnicas de recolha de dados cingiram-se à análise documental e à análise e tratamento de dados. Os resultados obtidos nesta investigação permitiram verificar uma positiva relação dos conteúdos patentes no programa e metas curriculares de Matemática e a sua abordagem nos manuais escolares. No entanto, apenas dois dos três manuais escolares apresentam uma estrutura mais direcionada para o aluno, no sentido de lhe facilitar a aprendizagem e promover o gosto pelo aprender, quer pela sua organização gráfica quer pela contextualização e adequação de conteúdo. Todo o meu percurso académico permitiu-me adquirir e desenvolver competências essenciais, sendo a PES o culminar deste ciclo de aprendizagens que me tornaram numa melhor educadora/professora.
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Assim, o presente estudo enquadra-se no relatório final do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, com o propósito de analisar manuais escolares de Matemática relativos ao 2.º ano do Ensino Básico. Partindo de duas grelhas de avaliação existentes, procedeu-se à construção de uma terceira que objetiva a análise e tratamento da informação dos recursos escolhidos, quer numa esfera global quer específica. Após definida a causa do estudo e problemas adjacentes, optou-se por uma metodologia de caráter qualitativo e numa vertente descritiva. Foram analisados três manuais escolares. As técnicas de recolha de dados cingiram-se à análise documental e à análise e tratamento de dados. Os resultados obtidos nesta investigação permitiram verificar uma positiva relação dos conteúdos patentes no programa e metas curriculares de Matemática e a sua abordagem nos manuais escolares. No entanto, apenas dois dos três manuais escolares apresentam uma estrutura mais direcionada para o aluno, no sentido de lhe facilitar a aprendizagem e promover o gosto pelo aprender, quer pela sua organização gráfica quer pela contextualização e adequação de conteúdo. Todo o meu percurso académico permitiu-me adquirir e desenvolver competências essenciais, sendo a PES o culminar deste ciclo de aprendizagens que me tornaram numa melhor educadora/professora.School textbooks are resources that have a constant presence in the students and teachers lives, who learn and transmit knowledge through them. The main purpose of a school textbook is to gather the knowledge listed in the curriculum to be explored in the classroom in order to provide students' academic and personal training. It is also a significant support to the student’s individual study and assessment of their knowledge before the evaluation. Therefore, it is natural that a resource who has such relevance in the students' learning process, and that indirectly interferes in the weight of its evaluation, is also susceptible to a careful analysis. Thereby, the present study included in the final report of the Master’s Degree in Preschool and Primary Teacher Education has the purpose of analyzing Mathematics’ textbooks related to the 2nd year of Primary Education. With two existing analysis scales as a starting point, a third one was developed, for the analysis and treatment of the information of the resources chosen, both at global and specific levels. After establishing the cause of the study and adjacent problems, we chose a qualitative methodology and a descriptive method. Data collection techniques were mainly documental analysis and data analysis and processing. The results obtained in this investigation proved a positive relation between the curricular goals of Mathematics, their learning contents and their exploration in the textbooks. However, only two of the three textbooks analyzed presented a structure more focused on the student, facilitating learning and promoting the pleasure for learning, both by its graphic organization and by the contextualization and appropriateness of content. My academic path made me develop essential professional skills. The Supervised Teaching Practice (PES) was the highlight of this learning cycle that turned me into a better educator/teacher.2019-05-20T14:47:20Z2019-04-12T00:00:00Z2019-04-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2192TID:202247090porTerra, Marta Cerqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:44:10Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2192Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:42.718335Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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