Criatividade em Creche: um olhar supervisivo apoiado por um instrumento de avaliação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2405 |
Resumo: | Ao longo das décadas, a criatividade tem vindo a ser objeto de estudo por vários autores, surgindo uma diversidade de conceitos associados a este tema. Conhecido o facto que aquilo que somos enquanto adultos tem como base as nossas experiências na infância, o desenvolvimento da criatividade, desde uma idade precoce, proporciona benefícios para a vida futura da criança. Dada a pertinência desta temática existe a necessidade de repensar a educação no sentido de formar alunos criativos, capazes de lidar com as inúmeras mudanças que caracterizam a evolução da sociedade. A supervisão surge, neste sentido, como um elemento crucial para a mudança e a melhoria das escolas no que reporta a uma educação orientada para a criatividade, ao invés de uma educação tradicional, metódica e uniformizadora. Este estudo exploratório procura apurar as conceções de criatividade de especialistas ligados a esta área, bem como, de educadores de infância que exerçam, ou já tenham exercido, funções nesta valência, criando um instrumento de avaliação que permita avaliar as dimensões que promovem a criatividade em creche. |
id |
RCAP_02ff75da82c47cb45a2cae87c27c03df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2405 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Criatividade em Creche: um olhar supervisivo apoiado por um instrumento de avaliaçãoSupervisão pedagógicaCriatividadeCrecheEducação pré-escolarAo longo das décadas, a criatividade tem vindo a ser objeto de estudo por vários autores, surgindo uma diversidade de conceitos associados a este tema. Conhecido o facto que aquilo que somos enquanto adultos tem como base as nossas experiências na infância, o desenvolvimento da criatividade, desde uma idade precoce, proporciona benefícios para a vida futura da criança. Dada a pertinência desta temática existe a necessidade de repensar a educação no sentido de formar alunos criativos, capazes de lidar com as inúmeras mudanças que caracterizam a evolução da sociedade. A supervisão surge, neste sentido, como um elemento crucial para a mudança e a melhoria das escolas no que reporta a uma educação orientada para a criatividade, ao invés de uma educação tradicional, metódica e uniformizadora. Este estudo exploratório procura apurar as conceções de criatividade de especialistas ligados a esta área, bem como, de educadores de infância que exerçam, ou já tenham exercido, funções nesta valência, criando um instrumento de avaliação que permita avaliar as dimensões que promovem a criatividade em creche.Over the decades, creativity has come to be an object of study by several authors, emerging a variety of associated concepts with it. Well known is the fact that what we are as adults is based on our childhood experiences, creativity development from an early age, provides benefits for the child's future life. Given the relevance of this issue, there is a need to rethink education in order to train creative students capable of dealing with the upcoming future changes that characterize society development. Supervision arises, in this sense, as the crucial element for changing and improving schools regarding education targeted at creativity rather than a traditional, methodical and standard education. This exploratory study seeks to ascertain the conception of creativity from creativity experts connected to this field as well as kindergarten teachers who work, or have been working, in this field, creating an evaluation tool that will measure the dimensions to promote creativity in day care centers2016-12-29T13:02:06Z2016-05-31T00:00:00Z2016-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2405TID:201434806porSousa, Sílvia Verónica Ferreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:04Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2405Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:13.220554Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criatividade em Creche: um olhar supervisivo apoiado por um instrumento de avaliação |
title |
Criatividade em Creche: um olhar supervisivo apoiado por um instrumento de avaliação |
spellingShingle |
Criatividade em Creche: um olhar supervisivo apoiado por um instrumento de avaliação Sousa, Sílvia Verónica Ferreira de Supervisão pedagógica Criatividade Creche Educação pré-escolar |
title_short |
Criatividade em Creche: um olhar supervisivo apoiado por um instrumento de avaliação |
title_full |
Criatividade em Creche: um olhar supervisivo apoiado por um instrumento de avaliação |
title_fullStr |
Criatividade em Creche: um olhar supervisivo apoiado por um instrumento de avaliação |
title_full_unstemmed |
Criatividade em Creche: um olhar supervisivo apoiado por um instrumento de avaliação |
title_sort |
Criatividade em Creche: um olhar supervisivo apoiado por um instrumento de avaliação |
author |
Sousa, Sílvia Verónica Ferreira de |
author_facet |
Sousa, Sílvia Verónica Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Sílvia Verónica Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisão pedagógica Criatividade Creche Educação pré-escolar |
topic |
Supervisão pedagógica Criatividade Creche Educação pré-escolar |
description |
Ao longo das décadas, a criatividade tem vindo a ser objeto de estudo por vários autores, surgindo uma diversidade de conceitos associados a este tema. Conhecido o facto que aquilo que somos enquanto adultos tem como base as nossas experiências na infância, o desenvolvimento da criatividade, desde uma idade precoce, proporciona benefícios para a vida futura da criança. Dada a pertinência desta temática existe a necessidade de repensar a educação no sentido de formar alunos criativos, capazes de lidar com as inúmeras mudanças que caracterizam a evolução da sociedade. A supervisão surge, neste sentido, como um elemento crucial para a mudança e a melhoria das escolas no que reporta a uma educação orientada para a criatividade, ao invés de uma educação tradicional, metódica e uniformizadora. Este estudo exploratório procura apurar as conceções de criatividade de especialistas ligados a esta área, bem como, de educadores de infância que exerçam, ou já tenham exercido, funções nesta valência, criando um instrumento de avaliação que permita avaliar as dimensões que promovem a criatividade em creche. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-29T13:02:06Z 2016-05-31T00:00:00Z 2016-05-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2405 TID:201434806 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2405 |
identifier_str_mv |
TID:201434806 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131626425286656 |