Criatividade em Creche: um olhar supervisivo apoiado por um instrumento de avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Sílvia Verónica Ferreira de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2405
Resumo: Ao longo das décadas, a criatividade tem vindo a ser objeto de estudo por vários autores, surgindo uma diversidade de conceitos associados a este tema. Conhecido o facto que aquilo que somos enquanto adultos tem como base as nossas experiências na infância, o desenvolvimento da criatividade, desde uma idade precoce, proporciona benefícios para a vida futura da criança. Dada a pertinência desta temática existe a necessidade de repensar a educação no sentido de formar alunos criativos, capazes de lidar com as inúmeras mudanças que caracterizam a evolução da sociedade. A supervisão surge, neste sentido, como um elemento crucial para a mudança e a melhoria das escolas no que reporta a uma educação orientada para a criatividade, ao invés de uma educação tradicional, metódica e uniformizadora. Este estudo exploratório procura apurar as conceções de criatividade de especialistas ligados a esta área, bem como, de educadores de infância que exerçam, ou já tenham exercido, funções nesta valência, criando um instrumento de avaliação que permita avaliar as dimensões que promovem a criatividade em creche.
id RCAP_02ff75da82c47cb45a2cae87c27c03df
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2405
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criatividade em Creche: um olhar supervisivo apoiado por um instrumento de avaliaçãoSupervisão pedagógicaCriatividadeCrecheEducação pré-escolarAo longo das décadas, a criatividade tem vindo a ser objeto de estudo por vários autores, surgindo uma diversidade de conceitos associados a este tema. Conhecido o facto que aquilo que somos enquanto adultos tem como base as nossas experiências na infância, o desenvolvimento da criatividade, desde uma idade precoce, proporciona benefícios para a vida futura da criança. Dada a pertinência desta temática existe a necessidade de repensar a educação no sentido de formar alunos criativos, capazes de lidar com as inúmeras mudanças que caracterizam a evolução da sociedade. A supervisão surge, neste sentido, como um elemento crucial para a mudança e a melhoria das escolas no que reporta a uma educação orientada para a criatividade, ao invés de uma educação tradicional, metódica e uniformizadora. Este estudo exploratório procura apurar as conceções de criatividade de especialistas ligados a esta área, bem como, de educadores de infância que exerçam, ou já tenham exercido, funções nesta valência, criando um instrumento de avaliação que permita avaliar as dimensões que promovem a criatividade em creche.Over the decades, creativity has come to be an object of study by several authors, emerging a variety of associated concepts with it. Well known is the fact that what we are as adults is based on our childhood experiences, creativity development from an early age, provides benefits for the child's future life. Given the relevance of this issue, there is a need to rethink education in order to train creative students capable of dealing with the upcoming future changes that characterize society development. Supervision arises, in this sense, as the crucial element for changing and improving schools regarding education targeted at creativity rather than a traditional, methodical and standard education. This exploratory study seeks to ascertain the conception of creativity from creativity experts connected to this field as well as kindergarten teachers who work, or have been working, in this field, creating an evaluation tool that will measure the dimensions to promote creativity in day care centers2016-12-29T13:02:06Z2016-05-31T00:00:00Z2016-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2405TID:201434806porSousa, Sílvia Verónica Ferreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:04Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2405Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:13.220554Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criatividade em Creche: um olhar supervisivo apoiado por um instrumento de avaliação
title Criatividade em Creche: um olhar supervisivo apoiado por um instrumento de avaliação
spellingShingle Criatividade em Creche: um olhar supervisivo apoiado por um instrumento de avaliação
Sousa, Sílvia Verónica Ferreira de
Supervisão pedagógica
Criatividade
Creche
Educação pré-escolar
title_short Criatividade em Creche: um olhar supervisivo apoiado por um instrumento de avaliação
title_full Criatividade em Creche: um olhar supervisivo apoiado por um instrumento de avaliação
title_fullStr Criatividade em Creche: um olhar supervisivo apoiado por um instrumento de avaliação
title_full_unstemmed Criatividade em Creche: um olhar supervisivo apoiado por um instrumento de avaliação
title_sort Criatividade em Creche: um olhar supervisivo apoiado por um instrumento de avaliação
author Sousa, Sílvia Verónica Ferreira de
author_facet Sousa, Sílvia Verónica Ferreira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Sílvia Verónica Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica
Criatividade
Creche
Educação pré-escolar
topic Supervisão pedagógica
Criatividade
Creche
Educação pré-escolar
description Ao longo das décadas, a criatividade tem vindo a ser objeto de estudo por vários autores, surgindo uma diversidade de conceitos associados a este tema. Conhecido o facto que aquilo que somos enquanto adultos tem como base as nossas experiências na infância, o desenvolvimento da criatividade, desde uma idade precoce, proporciona benefícios para a vida futura da criança. Dada a pertinência desta temática existe a necessidade de repensar a educação no sentido de formar alunos criativos, capazes de lidar com as inúmeras mudanças que caracterizam a evolução da sociedade. A supervisão surge, neste sentido, como um elemento crucial para a mudança e a melhoria das escolas no que reporta a uma educação orientada para a criatividade, ao invés de uma educação tradicional, metódica e uniformizadora. Este estudo exploratório procura apurar as conceções de criatividade de especialistas ligados a esta área, bem como, de educadores de infância que exerçam, ou já tenham exercido, funções nesta valência, criando um instrumento de avaliação que permita avaliar as dimensões que promovem a criatividade em creche.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-29T13:02:06Z
2016-05-31T00:00:00Z
2016-05-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2405
TID:201434806
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2405
identifier_str_mv TID:201434806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131626425286656