Da educação superior para o mercado de trabalho: a inserção profissional dos licenciados no IPS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Célia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Dominguinhos, Pedro
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/4327
Resumo: A integração efetiva, no mercado de trabalho, dos diplomados com formação académica superior tem despoletado, nos últimos anos, um renovado interesse nas instituições de ensino, nas políticas educativas e de emprego e na sociedade em geral. Com efeito, apesar do crescimento da frequência do ensino superior e do aumento progressivo de diplomados, o atual contexto de crise económica, marcado, essencialmente, pela incerteza, instabilidade e precariedade laboral, tem condicionado o processo de inserção profissional dos jovens que saem da escola para acederem ao mercado de emprego. Neste sentido, para que cada instituição de ensino possa ser mais atuante no processo de transição dos seus diplomados para a vida ativa e, simultaneamente, adaptar a sua oferta formativa, torna-se fundamental acompanhar, de uma forma sistemática, a trajetória profissional dos mesmos. É neste quadro que este trabalho apresenta os resultados do estudo desenvolvido no âmbito do Observatório de Inserção na Vida Ativa do Instituto Politécnico de Setúbal (OIVA/IPS), que tem como objetivo analisar o percurso profissional dos licenciados no IPS, um ano após a obtenção do grau académico, a partir dos resultados de um inquérito por questionário aplicado aos licenciados no IPS no ano letivo 2010/2011. Objetiva-se, igualmente, explanar os resultados atinentes às variáveis do estudo, nomeadamente, a situação profissional e o vínculo laboral dos licenciados empregados, as diferenças de género no acesso ao emprego, os níveis salariais, a caracterização das entidades empregadoras e, a relação existente entre a profissão e a área de formação académica, tendo presente as assimetrias existentes entre as escolas do IPS e, em particular, entre os diversos cursos ministrados. Discutir-se‐á, ainda, e sempre que possível, os resultados obtidos com estudos semelhantes realizados para outras Instituições de Ensino Superior. O presente relatório encontra-se dividido em quatro capítulos principais. No primeiro capítulo é apresentada a revisão da literatura relevante para a discussão da problemática da inserção profissional dos diplomados no mercado de trabalho. Seguidamente, no segundo capítulo, descreve-se a metodologia de investigação, os objetivos e os instrumentos de recolha de dados utilizados. Na terceira parte do relatório procede‐se à análise e discussão dos resultados obtidos nas diversas variáveis em estudo, ao nível do IPS, por escola e curso ministrado. Por fim, no último capítulo destacam-se as principais conclusões apresentando-se ainda algumas reflexões em torno das diferenças existentes entre a situação profissional dos licenciados do IPS.
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