As oportunidades de participação das crianças de três anos numa sala heterogénea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Silvana Catarina Estêvão
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/57373
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
id RCAP_031761ae8695a9e350ca7fb610b5375b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57373
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As oportunidades de participação das crianças de três anos numa sala heterogéneaGrupos heterogéneosParticipaçãoPráticas educativasHeterogeneous groupsParticipationEducational practicesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino BásicoEste documento constitui o relatório que surge no desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada (PES), pertencente ao plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, que se debruça sobre uma metodologia baseada na observação, reflexão, intervenção e nova análise dos dados obtidos. Este estudo é intitulado ―As oportunidades de participação das crianças de três anos numa sala heterogénea‖. No Jardim-de-infância é cada vez mais notória a existência de salas heterogéneas, integrando crianças de diferentes faixas etárias, contudo importa refletir se as práticas desenvolvidas pelo educador são satisfatórias para a promoção da emergência da participação efetiva de todas as crianças, inclusive das mais novas. Para o efeito, importa considerar a criança como uma cidadã, um ator social, com direito a participar, a fazer escolhas, a dar as suas opiniões e a agir em conformidade, caminhando para a construção de uma atitude mais crítica e propiciadora da sua inserção social. O presente relatório será composta pela descrição de todo o contexto educativo, inclusive do grupo em que o estudo foi desenvolvido. Integrará, também, uma capítulo teórico aprofundado sobre o tema, bem como a descrição e reflexão de todas as práticas concebidas no contexto educativo, apresentando o desenho de um conjunto de estratégias e de dificuldades na e para a promoção da participação das crianças de três anos numa sala heterogéna.This master thesis emerges in the development of the Supervised Teaching Practice (SEP), which belongs to the Master Program in Pre-primary and Primary Education, and focuses on a methodology based on observation, reflection , intervention and new analysis of the obtaineddata. This project is named as "The participation opportunities for three years old children in a heterogeneous room". In kindergarten, the existence of heterogeneous rooms integrating children of different age groups is increasingly evident; however it is important to reflect if the practices developed by the educator are satisfactory in order to promote the effective participation of all children, including the youngest. With this purpose, it is of most importance to consider the child as a citizen, a social actor with the right to participate, make choices, give his opinions and act accordingly, moving towards the construction of a more critical attitude that favors socialinsertion. Therefore, this master thesis will be composed by the description of the entire educational context, including the group of children in which the study was developed. Besides, it will also include a detailed theoretical chapter on the subject, as well as the description and reflection of all the practices created in the educational context, presenting the design of a set of strategies and difficulties in and for the promotion of the participation of three years old children in a heterogeneous room.Sarmento, TeresaUniversidade do MinhoSampaio, Silvana Catarina Estêvão20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57373por202059553info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57373Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:35:56.594914Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As oportunidades de participação das crianças de três anos numa sala heterogénea
title As oportunidades de participação das crianças de três anos numa sala heterogénea
spellingShingle As oportunidades de participação das crianças de três anos numa sala heterogénea
Sampaio, Silvana Catarina Estêvão
Grupos heterogéneos
Participação
Práticas educativas
Heterogeneous groups
Participation
Educational practices
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short As oportunidades de participação das crianças de três anos numa sala heterogénea
title_full As oportunidades de participação das crianças de três anos numa sala heterogénea
title_fullStr As oportunidades de participação das crianças de três anos numa sala heterogénea
title_full_unstemmed As oportunidades de participação das crianças de três anos numa sala heterogénea
title_sort As oportunidades de participação das crianças de três anos numa sala heterogénea
author Sampaio, Silvana Catarina Estêvão
author_facet Sampaio, Silvana Catarina Estêvão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sarmento, Teresa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Silvana Catarina Estêvão
dc.subject.por.fl_str_mv Grupos heterogéneos
Participação
Práticas educativas
Heterogeneous groups
Participation
Educational practices
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Grupos heterogéneos
Participação
Práticas educativas
Heterogeneous groups
Participation
Educational practices
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/57373
url http://hdl.handle.net/1822/57373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202059553
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132887321149440