Cuidando e educando a criança: relatório final
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/11492 |
Resumo: | O presente relatório, enquadrado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa inserida no Mestrado de Educação Pré-Escolar, traduz o percurso efetuado nos dois estágios realizados nas componentes de creche e jardim de infância. Encontra-se organizado, essencialmente, em duas partes. A primeira parte engloba a descrição e a análise de ambos os contextos educativos observados, bem como reflete sobre a experiência formativa de cada estágio. A segunda parte visa a reflexão de alguns aspetos considerados pertinentes para a formação, contemplando assim, cinco experiências-chave. Estas, por sua vez, assentam no trabalho de projeto na educação pré-escolar, na abordagem de mosaico como uma componente investigativa, no papel do educador de infância, na qualidade da creche e na criatividade na educação pré-escolar. Este relatório contempla ainda uma análise crítico-reflexiva sobre os primeiros passos para uma boa prática profissional. Evidentemente que estas reflexões constituem alicerces fundamentais para a construção de uma formação profissional de qualidade. |
id |
RCAP_031ea659e89b5ba51155cbebfc2ce5d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11492 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cuidando e educando a criança: relatório finalEducação Pré-EscolarPrática PedagógicaPráticas EducativasInfantáriosO presente relatório, enquadrado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa inserida no Mestrado de Educação Pré-Escolar, traduz o percurso efetuado nos dois estágios realizados nas componentes de creche e jardim de infância. Encontra-se organizado, essencialmente, em duas partes. A primeira parte engloba a descrição e a análise de ambos os contextos educativos observados, bem como reflete sobre a experiência formativa de cada estágio. A segunda parte visa a reflexão de alguns aspetos considerados pertinentes para a formação, contemplando assim, cinco experiências-chave. Estas, por sua vez, assentam no trabalho de projeto na educação pré-escolar, na abordagem de mosaico como uma componente investigativa, no papel do educador de infância, na qualidade da creche e na criatividade na educação pré-escolar. Este relatório contempla ainda uma análise crítico-reflexiva sobre os primeiros passos para uma boa prática profissional. Evidentemente que estas reflexões constituem alicerces fundamentais para a construção de uma formação profissional de qualidade.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumPereira, Vanessa Margarida dos Santos2016-02-29T11:24:51Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11492201335948porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11492Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:32.227957Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cuidando e educando a criança: relatório final |
title |
Cuidando e educando a criança: relatório final |
spellingShingle |
Cuidando e educando a criança: relatório final Pereira, Vanessa Margarida dos Santos Educação Pré-Escolar Prática Pedagógica Práticas Educativas Infantários |
title_short |
Cuidando e educando a criança: relatório final |
title_full |
Cuidando e educando a criança: relatório final |
title_fullStr |
Cuidando e educando a criança: relatório final |
title_full_unstemmed |
Cuidando e educando a criança: relatório final |
title_sort |
Cuidando e educando a criança: relatório final |
author |
Pereira, Vanessa Margarida dos Santos |
author_facet |
Pereira, Vanessa Margarida dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Vanessa Margarida dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Prática Pedagógica Práticas Educativas Infantários |
topic |
Educação Pré-Escolar Prática Pedagógica Práticas Educativas Infantários |
description |
O presente relatório, enquadrado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa inserida no Mestrado de Educação Pré-Escolar, traduz o percurso efetuado nos dois estágios realizados nas componentes de creche e jardim de infância. Encontra-se organizado, essencialmente, em duas partes. A primeira parte engloba a descrição e a análise de ambos os contextos educativos observados, bem como reflete sobre a experiência formativa de cada estágio. A segunda parte visa a reflexão de alguns aspetos considerados pertinentes para a formação, contemplando assim, cinco experiências-chave. Estas, por sua vez, assentam no trabalho de projeto na educação pré-escolar, na abordagem de mosaico como uma componente investigativa, no papel do educador de infância, na qualidade da creche e na criatividade na educação pré-escolar. Este relatório contempla ainda uma análise crítico-reflexiva sobre os primeiros passos para uma boa prática profissional. Evidentemente que estas reflexões constituem alicerces fundamentais para a construção de uma formação profissional de qualidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z 2016-02-29T11:24:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/11492 201335948 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/11492 |
identifier_str_mv |
201335948 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130011096055808 |