A motivação para a aprendizagem em educação visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Sofia Coelho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8957
Resumo: Foi implementado um trabalho de investigação, com o intuito de se encontrarem estratégias de motivação para a aprendizagem em Educação Visual, numa turma do 7º ano de escolaridade. Durante o desenvolvimento deste trabalho, foram testadas várias estratégias de motivação dos alunos, e neste trabalho são apresentadas as que melhor resultaram. A aferição dos resultados das estratégias implementadas, foi realizada através de instrumentos de registo e análise dos dados, criados para o efeito. A observação participante de acordo com a investigação/ação, permitiu que da observação e reflexão da prática pedagógica e de acordo com os resultados obtidos com as estratégias implementadas, fossem reforçadas as estratégias que se mostraram eficazes no que concerne à maior motivação dos alunos, fossem modificadas as estratégias que não resultaram no efeito esperado e fossem implementadas novas estratégias com vista à maior motivação dos alunos, na sua aprendizagem nas aulas de Educação Visual. Deste trabalho pode concluir-se, que existe um conjunto de estratégias que podem ser mobilizadas pelos professores de Educação Visual, nas suas aulas, com o objetivo de motivar e implicar os alunos na construção ativa da sua aprendizagem. As estratégias apresentadas ao longo do desenvolvimento do trabalho, não devem ser encaradas como receitas de motivação, pois elas foram pensadas para serem aplicadas a uma turma em específico. Devem por isso, ser encaradas como matéria a ser trabalhada e adaptada ao contexto em que forem implementadas.
id RCAP_03297543d90b36e0d4e17c892cb81445
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8957
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A motivação para a aprendizagem em educação visualMotivação intrínsecaCunho pessoalInvestigaçãoEstratégiasIntrinsic motivationPersonal touchResearchStrategiesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoFoi implementado um trabalho de investigação, com o intuito de se encontrarem estratégias de motivação para a aprendizagem em Educação Visual, numa turma do 7º ano de escolaridade. Durante o desenvolvimento deste trabalho, foram testadas várias estratégias de motivação dos alunos, e neste trabalho são apresentadas as que melhor resultaram. A aferição dos resultados das estratégias implementadas, foi realizada através de instrumentos de registo e análise dos dados, criados para o efeito. A observação participante de acordo com a investigação/ação, permitiu que da observação e reflexão da prática pedagógica e de acordo com os resultados obtidos com as estratégias implementadas, fossem reforçadas as estratégias que se mostraram eficazes no que concerne à maior motivação dos alunos, fossem modificadas as estratégias que não resultaram no efeito esperado e fossem implementadas novas estratégias com vista à maior motivação dos alunos, na sua aprendizagem nas aulas de Educação Visual. Deste trabalho pode concluir-se, que existe um conjunto de estratégias que podem ser mobilizadas pelos professores de Educação Visual, nas suas aulas, com o objetivo de motivar e implicar os alunos na construção ativa da sua aprendizagem. As estratégias apresentadas ao longo do desenvolvimento do trabalho, não devem ser encaradas como receitas de motivação, pois elas foram pensadas para serem aplicadas a uma turma em específico. Devem por isso, ser encaradas como matéria a ser trabalhada e adaptada ao contexto em que forem implementadas.A research work was implemented, in order to find motivation strategies for learning in Visual Education, in a class of 7th grade. During the development of this work, several strategies for motivating students were tested, and in this work are presented the ones that had the best result. The gauging of the results of strategies implemented was performed by recording instruments and data analysis, created for this purpose. Participant observation according to the research/action, allowed the observation and reflection of teaching practice and according to the results obtained with the strategies implemented, were reinforced strategies that have proven effective with regard to higher student motivation, were modified strategies that did not result in the expected effect and new strategies were implemented for the greater student motivation in their learning in the classroom Visual Education. From this work it can be concluded, that there is a set of strategies that can be mobilized by teachers of visual education, in their classrooms, with the purpose of motivating and involving students in active construction of their learning. The strategies presented throughout the development of the work, should not be regarded as income of motivation, because they were thought to be applied to a specific class. Must therefore be regarded as a matter to be worked and adapted to the context in which they are implemented.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoNogueira, SusanaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Ana Sofia Coelho2016-12-21T18:37:38Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8957TID:201613840porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:27Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8957Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:38.606398Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A motivação para a aprendizagem em educação visual
title A motivação para a aprendizagem em educação visual
spellingShingle A motivação para a aprendizagem em educação visual
Silva, Ana Sofia Coelho
Motivação intrínseca
Cunho pessoal
Investigação
Estratégias
Intrinsic motivation
Personal touch
Research
Strategies
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A motivação para a aprendizagem em educação visual
title_full A motivação para a aprendizagem em educação visual
title_fullStr A motivação para a aprendizagem em educação visual
title_full_unstemmed A motivação para a aprendizagem em educação visual
title_sort A motivação para a aprendizagem em educação visual
author Silva, Ana Sofia Coelho
author_facet Silva, Ana Sofia Coelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Susana
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Sofia Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação intrínseca
Cunho pessoal
Investigação
Estratégias
Intrinsic motivation
Personal touch
Research
Strategies
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Motivação intrínseca
Cunho pessoal
Investigação
Estratégias
Intrinsic motivation
Personal touch
Research
Strategies
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Foi implementado um trabalho de investigação, com o intuito de se encontrarem estratégias de motivação para a aprendizagem em Educação Visual, numa turma do 7º ano de escolaridade. Durante o desenvolvimento deste trabalho, foram testadas várias estratégias de motivação dos alunos, e neste trabalho são apresentadas as que melhor resultaram. A aferição dos resultados das estratégias implementadas, foi realizada através de instrumentos de registo e análise dos dados, criados para o efeito. A observação participante de acordo com a investigação/ação, permitiu que da observação e reflexão da prática pedagógica e de acordo com os resultados obtidos com as estratégias implementadas, fossem reforçadas as estratégias que se mostraram eficazes no que concerne à maior motivação dos alunos, fossem modificadas as estratégias que não resultaram no efeito esperado e fossem implementadas novas estratégias com vista à maior motivação dos alunos, na sua aprendizagem nas aulas de Educação Visual. Deste trabalho pode concluir-se, que existe um conjunto de estratégias que podem ser mobilizadas pelos professores de Educação Visual, nas suas aulas, com o objetivo de motivar e implicar os alunos na construção ativa da sua aprendizagem. As estratégias apresentadas ao longo do desenvolvimento do trabalho, não devem ser encaradas como receitas de motivação, pois elas foram pensadas para serem aplicadas a uma turma em específico. Devem por isso, ser encaradas como matéria a ser trabalhada e adaptada ao contexto em que forem implementadas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-12-21T18:37:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8957
TID:201613840
url http://hdl.handle.net/10400.22/8957
identifier_str_mv TID:201613840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131392669384704