A motivação para a aprendizagem em educação visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8957 |
Resumo: | Foi implementado um trabalho de investigação, com o intuito de se encontrarem estratégias de motivação para a aprendizagem em Educação Visual, numa turma do 7º ano de escolaridade. Durante o desenvolvimento deste trabalho, foram testadas várias estratégias de motivação dos alunos, e neste trabalho são apresentadas as que melhor resultaram. A aferição dos resultados das estratégias implementadas, foi realizada através de instrumentos de registo e análise dos dados, criados para o efeito. A observação participante de acordo com a investigação/ação, permitiu que da observação e reflexão da prática pedagógica e de acordo com os resultados obtidos com as estratégias implementadas, fossem reforçadas as estratégias que se mostraram eficazes no que concerne à maior motivação dos alunos, fossem modificadas as estratégias que não resultaram no efeito esperado e fossem implementadas novas estratégias com vista à maior motivação dos alunos, na sua aprendizagem nas aulas de Educação Visual. Deste trabalho pode concluir-se, que existe um conjunto de estratégias que podem ser mobilizadas pelos professores de Educação Visual, nas suas aulas, com o objetivo de motivar e implicar os alunos na construção ativa da sua aprendizagem. As estratégias apresentadas ao longo do desenvolvimento do trabalho, não devem ser encaradas como receitas de motivação, pois elas foram pensadas para serem aplicadas a uma turma em específico. Devem por isso, ser encaradas como matéria a ser trabalhada e adaptada ao contexto em que forem implementadas. |
id |
RCAP_03297543d90b36e0d4e17c892cb81445 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8957 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A motivação para a aprendizagem em educação visualMotivação intrínsecaCunho pessoalInvestigaçãoEstratégiasIntrinsic motivationPersonal touchResearchStrategiesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoFoi implementado um trabalho de investigação, com o intuito de se encontrarem estratégias de motivação para a aprendizagem em Educação Visual, numa turma do 7º ano de escolaridade. Durante o desenvolvimento deste trabalho, foram testadas várias estratégias de motivação dos alunos, e neste trabalho são apresentadas as que melhor resultaram. A aferição dos resultados das estratégias implementadas, foi realizada através de instrumentos de registo e análise dos dados, criados para o efeito. A observação participante de acordo com a investigação/ação, permitiu que da observação e reflexão da prática pedagógica e de acordo com os resultados obtidos com as estratégias implementadas, fossem reforçadas as estratégias que se mostraram eficazes no que concerne à maior motivação dos alunos, fossem modificadas as estratégias que não resultaram no efeito esperado e fossem implementadas novas estratégias com vista à maior motivação dos alunos, na sua aprendizagem nas aulas de Educação Visual. Deste trabalho pode concluir-se, que existe um conjunto de estratégias que podem ser mobilizadas pelos professores de Educação Visual, nas suas aulas, com o objetivo de motivar e implicar os alunos na construção ativa da sua aprendizagem. As estratégias apresentadas ao longo do desenvolvimento do trabalho, não devem ser encaradas como receitas de motivação, pois elas foram pensadas para serem aplicadas a uma turma em específico. Devem por isso, ser encaradas como matéria a ser trabalhada e adaptada ao contexto em que forem implementadas.A research work was implemented, in order to find motivation strategies for learning in Visual Education, in a class of 7th grade. During the development of this work, several strategies for motivating students were tested, and in this work are presented the ones that had the best result. The gauging of the results of strategies implemented was performed by recording instruments and data analysis, created for this purpose. Participant observation according to the research/action, allowed the observation and reflection of teaching practice and according to the results obtained with the strategies implemented, were reinforced strategies that have proven effective with regard to higher student motivation, were modified strategies that did not result in the expected effect and new strategies were implemented for the greater student motivation in their learning in the classroom Visual Education. From this work it can be concluded, that there is a set of strategies that can be mobilized by teachers of visual education, in their classrooms, with the purpose of motivating and involving students in active construction of their learning. The strategies presented throughout the development of the work, should not be regarded as income of motivation, because they were thought to be applied to a specific class. Must therefore be regarded as a matter to be worked and adapted to the context in which they are implemented.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoNogueira, SusanaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Ana Sofia Coelho2016-12-21T18:37:38Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8957TID:201613840porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:27Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8957Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:38.606398Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A motivação para a aprendizagem em educação visual |
title |
A motivação para a aprendizagem em educação visual |
spellingShingle |
A motivação para a aprendizagem em educação visual Silva, Ana Sofia Coelho Motivação intrínseca Cunho pessoal Investigação Estratégias Intrinsic motivation Personal touch Research Strategies Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A motivação para a aprendizagem em educação visual |
title_full |
A motivação para a aprendizagem em educação visual |
title_fullStr |
A motivação para a aprendizagem em educação visual |
title_full_unstemmed |
A motivação para a aprendizagem em educação visual |
title_sort |
A motivação para a aprendizagem em educação visual |
author |
Silva, Ana Sofia Coelho |
author_facet |
Silva, Ana Sofia Coelho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, Susana Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Sofia Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação intrínseca Cunho pessoal Investigação Estratégias Intrinsic motivation Personal touch Research Strategies Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Motivação intrínseca Cunho pessoal Investigação Estratégias Intrinsic motivation Personal touch Research Strategies Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Foi implementado um trabalho de investigação, com o intuito de se encontrarem estratégias de motivação para a aprendizagem em Educação Visual, numa turma do 7º ano de escolaridade. Durante o desenvolvimento deste trabalho, foram testadas várias estratégias de motivação dos alunos, e neste trabalho são apresentadas as que melhor resultaram. A aferição dos resultados das estratégias implementadas, foi realizada através de instrumentos de registo e análise dos dados, criados para o efeito. A observação participante de acordo com a investigação/ação, permitiu que da observação e reflexão da prática pedagógica e de acordo com os resultados obtidos com as estratégias implementadas, fossem reforçadas as estratégias que se mostraram eficazes no que concerne à maior motivação dos alunos, fossem modificadas as estratégias que não resultaram no efeito esperado e fossem implementadas novas estratégias com vista à maior motivação dos alunos, na sua aprendizagem nas aulas de Educação Visual. Deste trabalho pode concluir-se, que existe um conjunto de estratégias que podem ser mobilizadas pelos professores de Educação Visual, nas suas aulas, com o objetivo de motivar e implicar os alunos na construção ativa da sua aprendizagem. As estratégias apresentadas ao longo do desenvolvimento do trabalho, não devem ser encaradas como receitas de motivação, pois elas foram pensadas para serem aplicadas a uma turma em específico. Devem por isso, ser encaradas como matéria a ser trabalhada e adaptada ao contexto em que forem implementadas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2016-12-21T18:37:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/8957 TID:201613840 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/8957 |
identifier_str_mv |
TID:201613840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131392669384704 |