Meta-avaliação de escolas – Meta-avaliar para melhorar a qualidade do serviço educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Mariana Isabel Faria de Azevedo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2864
Resumo: Pretende-se, com este projeto de investigação, desenhar uma estratégia de meta-avaliação de escolas, de caráter formativo, que permita a Direções de instituições educativas e suas equipas de autoavaliação uma melhor autorregulação das escolas e promoção de ações de melhoria, relativamente aos procedimentos, processos e produtos da autoavaliação realizada. Após procedermos ao enquadramento teórico da Avaliação, aludindo aos processos avaliativos com definição dos fatores críticos de sucesso a considerar e da composição das equipa de autoavaliação, é descrito o percurso da investigação, sendo apresentadas as dimensões emergentes decorrentes da aplicação e análise crítica de um instrumento de meta-avaliação, do focus group conduzido e da ação de formação organizada, no sentido de chegarmos a um conjunto de indicadores qualitativos, consignados numa checklist para cada uma dessas dimensões, ao planeamento da autoavaliação em todas as suas vertentes e a uma proposta de níveis de desempenho atendendo a cada uma das dimensões e aos indicadores definidos. Seguidamente, tecem-se considerações sobre a utilização dos instrumentos de meta-avaliação, aludindo nomeadamente ao binómio constrangimentos na aplicação/geração de benefícios, todavia considerando estes últimos claramente vantajosos, pelo facto de possibilitarem uma dinâmica capaz de levarem a escola a refletir sobre si mesma para se autorregular e promover mudanças, caso necessárias. A concluir, apresentam-se algumas linhas de ação complementares que serão alvo de reflexão quanto a utilidade e exequibilidade para serem contempladas numa futura investigação.
id RCAP_033a534f58dfd00cdfbd2f05c17e21be
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2864
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Meta-avaliação de escolas – Meta-avaliar para melhorar a qualidade do serviço educativoMeta-avaliação de escolasAutoavaliação de EscolasAprendizagem organizacionalPretende-se, com este projeto de investigação, desenhar uma estratégia de meta-avaliação de escolas, de caráter formativo, que permita a Direções de instituições educativas e suas equipas de autoavaliação uma melhor autorregulação das escolas e promoção de ações de melhoria, relativamente aos procedimentos, processos e produtos da autoavaliação realizada. Após procedermos ao enquadramento teórico da Avaliação, aludindo aos processos avaliativos com definição dos fatores críticos de sucesso a considerar e da composição das equipa de autoavaliação, é descrito o percurso da investigação, sendo apresentadas as dimensões emergentes decorrentes da aplicação e análise crítica de um instrumento de meta-avaliação, do focus group conduzido e da ação de formação organizada, no sentido de chegarmos a um conjunto de indicadores qualitativos, consignados numa checklist para cada uma dessas dimensões, ao planeamento da autoavaliação em todas as suas vertentes e a uma proposta de níveis de desempenho atendendo a cada uma das dimensões e aos indicadores definidos. Seguidamente, tecem-se considerações sobre a utilização dos instrumentos de meta-avaliação, aludindo nomeadamente ao binómio constrangimentos na aplicação/geração de benefícios, todavia considerando estes últimos claramente vantajosos, pelo facto de possibilitarem uma dinâmica capaz de levarem a escola a refletir sobre si mesma para se autorregular e promover mudanças, caso necessárias. A concluir, apresentam-se algumas linhas de ação complementares que serão alvo de reflexão quanto a utilidade e exequibilidade para serem contempladas numa futura investigação.2020-02-17T17:15:41Z2020-01-05T00:00:00Z2020-01-052019-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2864TID:202443990porMoura, Mariana Isabel Faria de Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:19Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2864Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:35.440601Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Meta-avaliação de escolas – Meta-avaliar para melhorar a qualidade do serviço educativo
title Meta-avaliação de escolas – Meta-avaliar para melhorar a qualidade do serviço educativo
spellingShingle Meta-avaliação de escolas – Meta-avaliar para melhorar a qualidade do serviço educativo
Moura, Mariana Isabel Faria de Azevedo
Meta-avaliação de escolas
Autoavaliação de Escolas
Aprendizagem organizacional
title_short Meta-avaliação de escolas – Meta-avaliar para melhorar a qualidade do serviço educativo
title_full Meta-avaliação de escolas – Meta-avaliar para melhorar a qualidade do serviço educativo
title_fullStr Meta-avaliação de escolas – Meta-avaliar para melhorar a qualidade do serviço educativo
title_full_unstemmed Meta-avaliação de escolas – Meta-avaliar para melhorar a qualidade do serviço educativo
title_sort Meta-avaliação de escolas – Meta-avaliar para melhorar a qualidade do serviço educativo
author Moura, Mariana Isabel Faria de Azevedo
author_facet Moura, Mariana Isabel Faria de Azevedo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Mariana Isabel Faria de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Meta-avaliação de escolas
Autoavaliação de Escolas
Aprendizagem organizacional
topic Meta-avaliação de escolas
Autoavaliação de Escolas
Aprendizagem organizacional
description Pretende-se, com este projeto de investigação, desenhar uma estratégia de meta-avaliação de escolas, de caráter formativo, que permita a Direções de instituições educativas e suas equipas de autoavaliação uma melhor autorregulação das escolas e promoção de ações de melhoria, relativamente aos procedimentos, processos e produtos da autoavaliação realizada. Após procedermos ao enquadramento teórico da Avaliação, aludindo aos processos avaliativos com definição dos fatores críticos de sucesso a considerar e da composição das equipa de autoavaliação, é descrito o percurso da investigação, sendo apresentadas as dimensões emergentes decorrentes da aplicação e análise crítica de um instrumento de meta-avaliação, do focus group conduzido e da ação de formação organizada, no sentido de chegarmos a um conjunto de indicadores qualitativos, consignados numa checklist para cada uma dessas dimensões, ao planeamento da autoavaliação em todas as suas vertentes e a uma proposta de níveis de desempenho atendendo a cada uma das dimensões e aos indicadores definidos. Seguidamente, tecem-se considerações sobre a utilização dos instrumentos de meta-avaliação, aludindo nomeadamente ao binómio constrangimentos na aplicação/geração de benefícios, todavia considerando estes últimos claramente vantajosos, pelo facto de possibilitarem uma dinâmica capaz de levarem a escola a refletir sobre si mesma para se autorregular e promover mudanças, caso necessárias. A concluir, apresentam-se algumas linhas de ação complementares que serão alvo de reflexão quanto a utilidade e exequibilidade para serem contempladas numa futura investigação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-05
2020-02-17T17:15:41Z
2020-01-05T00:00:00Z
2020-01-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2864
TID:202443990
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2864
identifier_str_mv TID:202443990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131630982397952