Uma experiência de devising: construção de personagens para chegar a texto e contexto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Joana Moraes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10352
Resumo: O devising é uma abordagem ao teatro que surge em meados do século XX. O trabalho de devising apoia-se no trabalho de ensemble, criando objectos teatrais que normalmente não partem de um texto dramático pré existente. As abordagens ao devising podem ser tão variadas quanto a imaginação o possa permitir, dependendo dos objectivos que perseguem. A escrita de textos dramáticos poderá ser um desses objectivos. Podemos encontrar vários nomes associados ao devising. Decidi abordar dois destes, como os mais inspiradores. Joan Littlewood e Mike Leigh são criadores que procuram a construção de texto a partir da construção de personagens, de improvisações, de trabalho de ensemble. O presente trabalho tem como objectivo propor uma nova abordagem ao devising. Para tal foram realizadas duas experiências. Na Experiência 1 partimos de um processo mais espontâneo e menos controlado. Na Experiência 2 tivemos em conta a aprendizagem anterior focando mais os objectivos que perseguíamos. Podemos concluir que não parece existir uma fórmula para atingir os objectivos, dependendo muito do próprio grupo envolvido no processo. Uma evidência parece ser a da importância inequívoca do encenador neste tipo de processos, cabendo-lhe a responsabilidade máxima de impedir que o caos seja um obstáculo à própria criação.
id RCAP_034b0d80c96a7b38ad24f49bf1377396
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10352
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma experiência de devising: construção de personagens para chegar a texto e contextoDevisingImprovisaçãoEnsembleConstrução de textoImprovisationText constructionO devising é uma abordagem ao teatro que surge em meados do século XX. O trabalho de devising apoia-se no trabalho de ensemble, criando objectos teatrais que normalmente não partem de um texto dramático pré existente. As abordagens ao devising podem ser tão variadas quanto a imaginação o possa permitir, dependendo dos objectivos que perseguem. A escrita de textos dramáticos poderá ser um desses objectivos. Podemos encontrar vários nomes associados ao devising. Decidi abordar dois destes, como os mais inspiradores. Joan Littlewood e Mike Leigh são criadores que procuram a construção de texto a partir da construção de personagens, de improvisações, de trabalho de ensemble. O presente trabalho tem como objectivo propor uma nova abordagem ao devising. Para tal foram realizadas duas experiências. Na Experiência 1 partimos de um processo mais espontâneo e menos controlado. Na Experiência 2 tivemos em conta a aprendizagem anterior focando mais os objectivos que perseguíamos. Podemos concluir que não parece existir uma fórmula para atingir os objectivos, dependendo muito do próprio grupo envolvido no processo. Uma evidência parece ser a da importância inequívoca do encenador neste tipo de processos, cabendo-lhe a responsabilidade máxima de impedir que o caos seja um obstáculo à própria criação.Devising is an approach to theatre making that arose during the mid 20th century. The devising method is based on ensemble work, creating theatre pieces that normally do not start from a pre-existing dramatic text. Approaches to devising can be as varied as the imagination permits, depending on the objectives behind the work. There are various names associated with devising. I decided to approach two of these as the most inspirational. Joan Littlewood and Mike Leigh are both creators that search for the construction of text from the development of character, improvisation and collective ensemble work. This work, aims to propose a new approach to devising. For this reason two experiments were conducted. Experiment 1 presents a more spontaneous and less controlled process. Experiment 2 takes in account the previous observations and narrows the focus closer to the objectives in mind. Being heavily dependent on the group involved in the process, it may be concluded that there does not seem to be a formula for achieving the objectives. The evidence does seems to point to the importance of the role and functioning of the director in the devising process. This seems to be the person to whom falls the total responsibility of maintaining order and structure thus avoiding the chaos that would eventually become an obstacle to the final creation.Almendra, Marta FreitasBinyon, Claire MargaretRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCorreia, Joana Moraes2017-10-25T17:40:31Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10352porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:19Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10352Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:39.702229Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma experiência de devising: construção de personagens para chegar a texto e contexto
title Uma experiência de devising: construção de personagens para chegar a texto e contexto
spellingShingle Uma experiência de devising: construção de personagens para chegar a texto e contexto
Correia, Joana Moraes
Devising
Improvisação
Ensemble
Construção de texto
Improvisation
Text construction
title_short Uma experiência de devising: construção de personagens para chegar a texto e contexto
title_full Uma experiência de devising: construção de personagens para chegar a texto e contexto
title_fullStr Uma experiência de devising: construção de personagens para chegar a texto e contexto
title_full_unstemmed Uma experiência de devising: construção de personagens para chegar a texto e contexto
title_sort Uma experiência de devising: construção de personagens para chegar a texto e contexto
author Correia, Joana Moraes
author_facet Correia, Joana Moraes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almendra, Marta Freitas
Binyon, Claire Margaret
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Joana Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Devising
Improvisação
Ensemble
Construção de texto
Improvisation
Text construction
topic Devising
Improvisação
Ensemble
Construção de texto
Improvisation
Text construction
description O devising é uma abordagem ao teatro que surge em meados do século XX. O trabalho de devising apoia-se no trabalho de ensemble, criando objectos teatrais que normalmente não partem de um texto dramático pré existente. As abordagens ao devising podem ser tão variadas quanto a imaginação o possa permitir, dependendo dos objectivos que perseguem. A escrita de textos dramáticos poderá ser um desses objectivos. Podemos encontrar vários nomes associados ao devising. Decidi abordar dois destes, como os mais inspiradores. Joan Littlewood e Mike Leigh são criadores que procuram a construção de texto a partir da construção de personagens, de improvisações, de trabalho de ensemble. O presente trabalho tem como objectivo propor uma nova abordagem ao devising. Para tal foram realizadas duas experiências. Na Experiência 1 partimos de um processo mais espontâneo e menos controlado. Na Experiência 2 tivemos em conta a aprendizagem anterior focando mais os objectivos que perseguíamos. Podemos concluir que não parece existir uma fórmula para atingir os objectivos, dependendo muito do próprio grupo envolvido no processo. Uma evidência parece ser a da importância inequívoca do encenador neste tipo de processos, cabendo-lhe a responsabilidade máxima de impedir que o caos seja um obstáculo à própria criação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2017-10-25T17:40:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10352
url http://hdl.handle.net/10400.22/10352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552364422299648