O momento da avaliação na intervenção precoce: o envolvimento da família estudo das qualidades psicométricas do ASQ-2 dos 30 aos 60 meses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Patrícia Roberto de Meireles
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Teixeira, Maria de la Salete da Cunha, Lopes, Sónia Cristiana Gonçalves, Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques, Campos, Adriano Rockland Siqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/43770
Resumo: A relação entre pais e profissionais de saúde e de educação é fundamental para o desenvolvimento da criança. Esta se torna ainda mais essencial em crianças que apresentam risco de desenvolvimento. Essa mesma relação é valorizada numa abordagem centrada na família tendo implicações significativas nas práticas nos diferentes contextos e na sua aplicabilidade, exigindo que os profissionais assumam novos papéis e que aprendam novas competências no trabalho com as famílias. Estas competências concretizam-se nos primeiros contactos com a família desde o momento da avaliação até à efetiva prestação de serviços. A realização deste estudo surgiu da necessidade constatada de envolver os pais desde o primeiro momento do processo em intervenção precoce através de um instrumento formal e de simples aplicação. O ASQ-2 é constituído por 19 questionários divididos por diferentes idades entre os quatro e os 60 meses. Cada questionário é composto por 30 itens divididos pelas áreas de desenvolvimento comunicação, motricidade global, motricidade fina, resolução de problemas e pessoal-social. Este trabalho constitui a análise dos questionários dos 30 aos 60 meses para observar as qualidades psicométricas do ASQ, tendo sido aplicados a uma amostra de conveniência de 127 famílias do distrito de Braga. Foi possível verificar que o ASQ-2 traduzido apresenta resultados atraentes o que significa que poderá vir a ser utilizado pela população portuguesa de pais e profissionais (de saúde e de educação) que pretendam concretizar as suas dúvidas através de um instrumento formal de rastreio e de monitorização do desenvolvimento da criança.
id RCAP_03565cd4127e834a3e359bdf35b787a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/43770
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O momento da avaliação na intervenção precoce: o envolvimento da família estudo das qualidades psicométricas do ASQ-2 dos 30 aos 60 mesesThe moment of assessment in early intervention: study of parental involvement of psychometric properties of ASQ-2 from 30 to 60 monthsEducação especialEstimulação precoceParticipação da famíliaAvaliaçãoPsicometriaSpecial educationEarly stimulationFamily involvementAssessmentPsychometricsA relação entre pais e profissionais de saúde e de educação é fundamental para o desenvolvimento da criança. Esta se torna ainda mais essencial em crianças que apresentam risco de desenvolvimento. Essa mesma relação é valorizada numa abordagem centrada na família tendo implicações significativas nas práticas nos diferentes contextos e na sua aplicabilidade, exigindo que os profissionais assumam novos papéis e que aprendam novas competências no trabalho com as famílias. Estas competências concretizam-se nos primeiros contactos com a família desde o momento da avaliação até à efetiva prestação de serviços. A realização deste estudo surgiu da necessidade constatada de envolver os pais desde o primeiro momento do processo em intervenção precoce através de um instrumento formal e de simples aplicação. O ASQ-2 é constituído por 19 questionários divididos por diferentes idades entre os quatro e os 60 meses. Cada questionário é composto por 30 itens divididos pelas áreas de desenvolvimento comunicação, motricidade global, motricidade fina, resolução de problemas e pessoal-social. Este trabalho constitui a análise dos questionários dos 30 aos 60 meses para observar as qualidades psicométricas do ASQ, tendo sido aplicados a uma amostra de conveniência de 127 famílias do distrito de Braga. Foi possível verificar que o ASQ-2 traduzido apresenta resultados atraentes o que significa que poderá vir a ser utilizado pela população portuguesa de pais e profissionais (de saúde e de educação) que pretendam concretizar as suas dúvidas através de um instrumento formal de rastreio e de monitorização do desenvolvimento da criança.The relationship between parents and health and education professionals is fundamental to the development of the child. This becomes even more important in children who are at risk. This relationship is valued in a family-centered approach and there are significant implications for practice in different contexts, requiring professionals to take on new roles and learn new skills in working with families. These skills come to the foreground during the first contacts with the family beginning at the time of assessment through to the effective provision of services. This study arose due to the perception that parents needed to be involved from the very beginning of the process in Early Intervention, by means of a formal instrument and simple application. The ASQ-2 is composed of 19 different questionnaires organized according to age intervals from 4 to 60 months. Each questionnaire comprises 30 items grouped according to the developmental areas of communication, gross motor, fine motor, problem solving and personal-social. This study presents the analysis of questionnaires from 30 to 60 months to observe the psychometric properties of the ASQ applied to a convenience sample of 127 households in the district of Braga. We concluded that the ASQ-2 presents attractive results suggesting that it could be used by the Portuguese population of parents and professionals (health and education) who wish to answer some questions using a formal screening and monitoring of child development instrument.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGraça, Patrícia Roberto de MeirelesTeixeira, Maria de la Salete da CunhaLopes, Sónia Cristiana GonçalvesSerrano, Ana Maria da Silva Pereira HenriquesCampos, Adriano Rockland Siqueira2024-01-30T16:08:21Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/43770por1413-653810.1590/s1413-6538201000020000378049406680info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-06T01:37:33Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/43770Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:48.601620Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O momento da avaliação na intervenção precoce: o envolvimento da família estudo das qualidades psicométricas do ASQ-2 dos 30 aos 60 meses
The moment of assessment in early intervention: study of parental involvement of psychometric properties of ASQ-2 from 30 to 60 months
title O momento da avaliação na intervenção precoce: o envolvimento da família estudo das qualidades psicométricas do ASQ-2 dos 30 aos 60 meses
spellingShingle O momento da avaliação na intervenção precoce: o envolvimento da família estudo das qualidades psicométricas do ASQ-2 dos 30 aos 60 meses
Graça, Patrícia Roberto de Meireles
Educação especial
Estimulação precoce
Participação da família
Avaliação
Psicometria
Special education
Early stimulation
Family involvement
Assessment
Psychometrics
title_short O momento da avaliação na intervenção precoce: o envolvimento da família estudo das qualidades psicométricas do ASQ-2 dos 30 aos 60 meses
title_full O momento da avaliação na intervenção precoce: o envolvimento da família estudo das qualidades psicométricas do ASQ-2 dos 30 aos 60 meses
title_fullStr O momento da avaliação na intervenção precoce: o envolvimento da família estudo das qualidades psicométricas do ASQ-2 dos 30 aos 60 meses
title_full_unstemmed O momento da avaliação na intervenção precoce: o envolvimento da família estudo das qualidades psicométricas do ASQ-2 dos 30 aos 60 meses
title_sort O momento da avaliação na intervenção precoce: o envolvimento da família estudo das qualidades psicométricas do ASQ-2 dos 30 aos 60 meses
author Graça, Patrícia Roberto de Meireles
author_facet Graça, Patrícia Roberto de Meireles
Teixeira, Maria de la Salete da Cunha
Lopes, Sónia Cristiana Gonçalves
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques
Campos, Adriano Rockland Siqueira
author_role author
author2 Teixeira, Maria de la Salete da Cunha
Lopes, Sónia Cristiana Gonçalves
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques
Campos, Adriano Rockland Siqueira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Graça, Patrícia Roberto de Meireles
Teixeira, Maria de la Salete da Cunha
Lopes, Sónia Cristiana Gonçalves
Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques
Campos, Adriano Rockland Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Estimulação precoce
Participação da família
Avaliação
Psicometria
Special education
Early stimulation
Family involvement
Assessment
Psychometrics
topic Educação especial
Estimulação precoce
Participação da família
Avaliação
Psicometria
Special education
Early stimulation
Family involvement
Assessment
Psychometrics
description A relação entre pais e profissionais de saúde e de educação é fundamental para o desenvolvimento da criança. Esta se torna ainda mais essencial em crianças que apresentam risco de desenvolvimento. Essa mesma relação é valorizada numa abordagem centrada na família tendo implicações significativas nas práticas nos diferentes contextos e na sua aplicabilidade, exigindo que os profissionais assumam novos papéis e que aprendam novas competências no trabalho com as famílias. Estas competências concretizam-se nos primeiros contactos com a família desde o momento da avaliação até à efetiva prestação de serviços. A realização deste estudo surgiu da necessidade constatada de envolver os pais desde o primeiro momento do processo em intervenção precoce através de um instrumento formal e de simples aplicação. O ASQ-2 é constituído por 19 questionários divididos por diferentes idades entre os quatro e os 60 meses. Cada questionário é composto por 30 itens divididos pelas áreas de desenvolvimento comunicação, motricidade global, motricidade fina, resolução de problemas e pessoal-social. Este trabalho constitui a análise dos questionários dos 30 aos 60 meses para observar as qualidades psicométricas do ASQ, tendo sido aplicados a uma amostra de conveniência de 127 famílias do distrito de Braga. Foi possível verificar que o ASQ-2 traduzido apresenta resultados atraentes o que significa que poderá vir a ser utilizado pela população portuguesa de pais e profissionais (de saúde e de educação) que pretendam concretizar as suas dúvidas através de um instrumento formal de rastreio e de monitorização do desenvolvimento da criança.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2024-01-30T16:08:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/43770
url http://hdl.handle.net/10400.14/43770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1413-6538
10.1590/s1413-65382010000200003
78049406680
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137240835686400