A importância das histórias gestuais na aquisição e/ ou aprendizagem da língua gestual portuguesa em crianças surdas na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/44095 |
Resumo: | O presente trabalho surge no âmbito do Mestrado em Ensino da Língua Gestual Portuguesa (LGP), tendo em conta a prática pedagógica, inserida no mesmo, bem como a nossa prática diária enquanto professores de LGP. É hoje um dado adquirido que a Língua Gestual (LG) é a língua natural dos surdos e que estes devem aceder à mesma desde o nascimento, ou pelo menos desde o diagnóstico de surdez. Através do enquadramento teórico apresentamos definições, conceitos e perspetivas inerentes à Língua Gestual, nomeadamente modelos de educação (existentes aos longo dos anos), definição de Língua Gestual, diferença entre “aquisição” e “aprendizagem” e quais os seus processos, métodos e materiais para o ensino desta língua visuo-espacial e a literatura inerente à mesma, que nos permite sustentar o estudo empírico. Este é um estudo de caso, de um grupo de quatro crianças surdas em idade pré-escolar num Agrupamento de Escolas da Referência para a Educação Bilingue, que pretende esclarecer qual a importância das histórias gestuais na “aquisição” e/ou “aprendizagem” da LGP, em crianças surdas na Educação Pré-escolar. |
id |
RCAP_0359d95e97ccdcd7435dbf173a0f7f8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44095 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância das histórias gestuais na aquisição e/ ou aprendizagem da língua gestual portuguesa em crianças surdas na educação pré-escolarLíngua Gestual PortuguesaAquisição e/ou AprendizagemHistórias GestuaisO presente trabalho surge no âmbito do Mestrado em Ensino da Língua Gestual Portuguesa (LGP), tendo em conta a prática pedagógica, inserida no mesmo, bem como a nossa prática diária enquanto professores de LGP. É hoje um dado adquirido que a Língua Gestual (LG) é a língua natural dos surdos e que estes devem aceder à mesma desde o nascimento, ou pelo menos desde o diagnóstico de surdez. Através do enquadramento teórico apresentamos definições, conceitos e perspetivas inerentes à Língua Gestual, nomeadamente modelos de educação (existentes aos longo dos anos), definição de Língua Gestual, diferença entre “aquisição” e “aprendizagem” e quais os seus processos, métodos e materiais para o ensino desta língua visuo-espacial e a literatura inerente à mesma, que nos permite sustentar o estudo empírico. Este é um estudo de caso, de um grupo de quatro crianças surdas em idade pré-escolar num Agrupamento de Escolas da Referência para a Educação Bilingue, que pretende esclarecer qual a importância das histórias gestuais na “aquisição” e/ou “aprendizagem” da LGP, em crianças surdas na Educação Pré-escolar.Sousa, Joana Rita da Silva Conde eRepositório ComumAbreu, Ângela Filipa Ferreira2023-03-13T14:26:15Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44095TID:203246918porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-16T02:15:47Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44095Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:42:37.529923Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância das histórias gestuais na aquisição e/ ou aprendizagem da língua gestual portuguesa em crianças surdas na educação pré-escolar |
title |
A importância das histórias gestuais na aquisição e/ ou aprendizagem da língua gestual portuguesa em crianças surdas na educação pré-escolar |
spellingShingle |
A importância das histórias gestuais na aquisição e/ ou aprendizagem da língua gestual portuguesa em crianças surdas na educação pré-escolar Abreu, Ângela Filipa Ferreira Língua Gestual Portuguesa Aquisição e/ou Aprendizagem Histórias Gestuais |
title_short |
A importância das histórias gestuais na aquisição e/ ou aprendizagem da língua gestual portuguesa em crianças surdas na educação pré-escolar |
title_full |
A importância das histórias gestuais na aquisição e/ ou aprendizagem da língua gestual portuguesa em crianças surdas na educação pré-escolar |
title_fullStr |
A importância das histórias gestuais na aquisição e/ ou aprendizagem da língua gestual portuguesa em crianças surdas na educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
A importância das histórias gestuais na aquisição e/ ou aprendizagem da língua gestual portuguesa em crianças surdas na educação pré-escolar |
title_sort |
A importância das histórias gestuais na aquisição e/ ou aprendizagem da língua gestual portuguesa em crianças surdas na educação pré-escolar |
author |
Abreu, Ângela Filipa Ferreira |
author_facet |
Abreu, Ângela Filipa Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Joana Rita da Silva Conde e Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Ângela Filipa Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua Gestual Portuguesa Aquisição e/ou Aprendizagem Histórias Gestuais |
topic |
Língua Gestual Portuguesa Aquisição e/ou Aprendizagem Histórias Gestuais |
description |
O presente trabalho surge no âmbito do Mestrado em Ensino da Língua Gestual Portuguesa (LGP), tendo em conta a prática pedagógica, inserida no mesmo, bem como a nossa prática diária enquanto professores de LGP. É hoje um dado adquirido que a Língua Gestual (LG) é a língua natural dos surdos e que estes devem aceder à mesma desde o nascimento, ou pelo menos desde o diagnóstico de surdez. Através do enquadramento teórico apresentamos definições, conceitos e perspetivas inerentes à Língua Gestual, nomeadamente modelos de educação (existentes aos longo dos anos), definição de Língua Gestual, diferença entre “aquisição” e “aprendizagem” e quais os seus processos, métodos e materiais para o ensino desta língua visuo-espacial e a literatura inerente à mesma, que nos permite sustentar o estudo empírico. Este é um estudo de caso, de um grupo de quatro crianças surdas em idade pré-escolar num Agrupamento de Escolas da Referência para a Educação Bilingue, que pretende esclarecer qual a importância das histórias gestuais na “aquisição” e/ou “aprendizagem” da LGP, em crianças surdas na Educação Pré-escolar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-13T14:26:15Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/44095 TID:203246918 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/44095 |
identifier_str_mv |
TID:203246918 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131512930566144 |