To Stop or Not to Stop – That is the Question

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matosinhos, Ricardo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/26144
Resumo: A utilização das técnicas da mão direita da trompa está muitas vezes associada a discórdia motivada pelas discrepâncias entre a notação musical e as técnicas que efectivamente o trompista terá que usar para executar o efeito pretendido pelo compositor. Neste artigo é feita uma abordagem histórica a esta problemática, sendo de seguida apresentadas algumas situações em que as técnicas de som bouché, som de eco, surdina, som cuivré e diferentes tipos de glissando são apresentadas de uma forma dúbia levando muitas vezes a diferentes interpretações.
id RCAP_035c0e5bdff6d9f63d2bdfefd57ecd0e
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/26144
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling To Stop or Not to Stop – That is the QuestionGlissandoStoppedbouchéhorntrompaechotimbretrompistasA utilização das técnicas da mão direita da trompa está muitas vezes associada a discórdia motivada pelas discrepâncias entre a notação musical e as técnicas que efectivamente o trompista terá que usar para executar o efeito pretendido pelo compositor. Neste artigo é feita uma abordagem histórica a esta problemática, sendo de seguida apresentadas algumas situações em que as técnicas de som bouché, som de eco, surdina, som cuivré e diferentes tipos de glissando são apresentadas de uma forma dúbia levando muitas vezes a diferentes interpretações.Horn Call: Journal of the International Horn Society2019-12-12T10:34:30Z2019-12-122017-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/26144http://hdl.handle.net/10174/26144eng56-59http://widgets.ebscohost.com/prod/customerspecific/ns000290/authentication/index.php?url=https%3a%2f%2fsearch.ebscohost.com%2flogin.aspx%3fdirect%3dtrue%26AuthType%3dip%2ccookie%2cshib%2cuid%26db%3da9h%26AN%3d125762568%26lang%3dpt-pt%26site%3deds-live%26scope%3dsiteXLVIIIThe Horn Call1rmatosinhos@uevora.pt203Matosinhos, Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:20:22Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26144Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:22.938538Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv To Stop or Not to Stop – That is the Question
title To Stop or Not to Stop – That is the Question
spellingShingle To Stop or Not to Stop – That is the Question
Matosinhos, Ricardo
Glissando
Stopped
bouché
horn
trompa
echo
timbre
trompistas
title_short To Stop or Not to Stop – That is the Question
title_full To Stop or Not to Stop – That is the Question
title_fullStr To Stop or Not to Stop – That is the Question
title_full_unstemmed To Stop or Not to Stop – That is the Question
title_sort To Stop or Not to Stop – That is the Question
author Matosinhos, Ricardo
author_facet Matosinhos, Ricardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matosinhos, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Glissando
Stopped
bouché
horn
trompa
echo
timbre
trompistas
topic Glissando
Stopped
bouché
horn
trompa
echo
timbre
trompistas
description A utilização das técnicas da mão direita da trompa está muitas vezes associada a discórdia motivada pelas discrepâncias entre a notação musical e as técnicas que efectivamente o trompista terá que usar para executar o efeito pretendido pelo compositor. Neste artigo é feita uma abordagem histórica a esta problemática, sendo de seguida apresentadas algumas situações em que as técnicas de som bouché, som de eco, surdina, som cuivré e diferentes tipos de glissando são apresentadas de uma forma dúbia levando muitas vezes a diferentes interpretações.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-01T00:00:00Z
2019-12-12T10:34:30Z
2019-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/26144
http://hdl.handle.net/10174/26144
url http://hdl.handle.net/10174/26144
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 56-59
http://widgets.ebscohost.com/prod/customerspecific/ns000290/authentication/index.php?url=https%3a%2f%2fsearch.ebscohost.com%2flogin.aspx%3fdirect%3dtrue%26AuthType%3dip%2ccookie%2cshib%2cuid%26db%3da9h%26AN%3d125762568%26lang%3dpt-pt%26site%3deds-live%26scope%3dsite
XLVIII
The Horn Call
1
rmatosinhos@uevora.pt
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Horn Call: Journal of the International Horn Society
publisher.none.fl_str_mv Horn Call: Journal of the International Horn Society
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136646149439488