Criação de ferramentas para o cálculo e interpretação de indicadores do Balanced Scorecard

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Bernardo Nogueira de Lemos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1792
Resumo: As mudanças no ambiente competitivo das organizações, para as quais contribuíram a globalização da economia e tecnologia e as rápidas mudanças tecnológicas, levaram a que práticas tidas como verdadeiras há alguns anos sejam hoje impraticáveis. Este cenário, por sua vez, exige das organizações capacidades de adaptação, mudança e rapidez nunca antes vistas. Os gestores foram obrigados a adoptar outras filosofias de gestão, no sentido de acompanhar as constantes mudanças que caracterizam o cenário competitivo actual. Em consequência deste panorama competitivo, foram criadas ferramentas, tais como o Balanced Scorecard (BSC) que permite às empresas a operacionalização das estratégias de gestão através de indicadores. Por outro lado, no panorama hipercompetitivo, que caracteriza o mundo industrial actual, aquele que conseguir ser mais ágil a lançar novos produtos no mercado, mantendo os requisitos do custo e da qualidade, terá oportunidade de ganhar cota de mercado, aumentar os lucros e revitalizar a imagem da empresa, como Innovation Leader. Neste contexto o conceito Time To Market (TTM) que representa o tempo total que demora a identificar, a desenvolver e a lançar no mercado um produto e/ou serviço novo, ou uma nova versão de um já existente, ganha especial relevância. É neste âmbito que o presente projecto se insere, tendo como pretensão relevar a importância da criação de ferramentas tecnológicas que permitam o cálculo e interpretação de modo automático e fiável dos dados presente no Balanced Scorecard, de forma a gerar informação para gestão e apoiar o processo de tomada de decisão por parte dos gestores. ABSTRACT: The changes in the competitive environment of organizations, which have the contribution of the globalization of economy and technology and the rapid technological changes, led to practices taken as true a few years ago are now impractical. This scenario, in turn, requires the organizations ability to adapt, change and speed never seen before. The managers were forced to adopt other management philosophies in order to keep pace with the changes that characterize the current competitive landscape. As a result of the competitive landscape have been created tools such as BSC that allows companies to the operation of management strategies through indicators. Moreover, the hypercompetitive landscape that characterizes the industrial world today, the one that have the ability to be more agile in bringing new products to market while maintaining the requirements of cost and quality, will have the opportunity to gain market share, increase profits and revitalize the company's image, as Innovation Leader. In this context, the term Time To Market representing the total time it takes to identify, develop and bring to market a product and / or service, or a new version of an existing one, is of particular importance. This is where this project fits, with the pretension of showing the importance of creating technological tools that allow the calculation and the interpretation of the data present in the Balanced Scorecard automatically and in a reliable way, in order to generate information for management and support the process decision-making by managers.
id RCAP_035dd7e5eb92e836a432408c45ac3382
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1792
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criação de ferramentas para o cálculo e interpretação de indicadores do Balanced ScorecardGestão estratégicaCompetitividade das empresasAs mudanças no ambiente competitivo das organizações, para as quais contribuíram a globalização da economia e tecnologia e as rápidas mudanças tecnológicas, levaram a que práticas tidas como verdadeiras há alguns anos sejam hoje impraticáveis. Este cenário, por sua vez, exige das organizações capacidades de adaptação, mudança e rapidez nunca antes vistas. Os gestores foram obrigados a adoptar outras filosofias de gestão, no sentido de acompanhar as constantes mudanças que caracterizam o cenário competitivo actual. Em consequência deste panorama competitivo, foram criadas ferramentas, tais como o Balanced Scorecard (BSC) que permite às empresas a operacionalização das estratégias de gestão através de indicadores. Por outro lado, no panorama hipercompetitivo, que caracteriza o mundo industrial actual, aquele que conseguir ser mais ágil a lançar novos produtos no mercado, mantendo os requisitos do custo e da qualidade, terá oportunidade de ganhar cota de mercado, aumentar os lucros e revitalizar a imagem da empresa, como Innovation Leader. Neste contexto o conceito Time To Market (TTM) que representa o tempo total que demora a identificar, a desenvolver e a lançar no mercado um produto e/ou serviço novo, ou uma nova versão de um já existente, ganha especial relevância. É neste âmbito que o presente projecto se insere, tendo como pretensão relevar a importância da criação de ferramentas tecnológicas que permitam o cálculo e interpretação de modo automático e fiável dos dados presente no Balanced Scorecard, de forma a gerar informação para gestão e apoiar o processo de tomada de decisão por parte dos gestores. ABSTRACT: The changes in the competitive environment of organizations, which have the contribution of the globalization of economy and technology and the rapid technological changes, led to practices taken as true a few years ago are now impractical. This scenario, in turn, requires the organizations ability to adapt, change and speed never seen before. The managers were forced to adopt other management philosophies in order to keep pace with the changes that characterize the current competitive landscape. As a result of the competitive landscape have been created tools such as BSC that allows companies to the operation of management strategies through indicators. Moreover, the hypercompetitive landscape that characterizes the industrial world today, the one that have the ability to be more agile in bringing new products to market while maintaining the requirements of cost and quality, will have the opportunity to gain market share, increase profits and revitalize the company's image, as Innovation Leader. In this context, the term Time To Market representing the total time it takes to identify, develop and bring to market a product and / or service, or a new version of an existing one, is of particular importance. This is where this project fits, with the pretension of showing the importance of creating technological tools that allow the calculation and the interpretation of the data present in the Balanced Scorecard automatically and in a reliable way, in order to generate information for management and support the process decision-making by managers.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:47:07Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1792porPereira, Bernardo Nogueira de Lemosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:58:34Zoai:ria.ua.pt:10773/1792Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:22.232388Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criação de ferramentas para o cálculo e interpretação de indicadores do Balanced Scorecard
title Criação de ferramentas para o cálculo e interpretação de indicadores do Balanced Scorecard
spellingShingle Criação de ferramentas para o cálculo e interpretação de indicadores do Balanced Scorecard
Pereira, Bernardo Nogueira de Lemos
Gestão estratégica
Competitividade das empresas
title_short Criação de ferramentas para o cálculo e interpretação de indicadores do Balanced Scorecard
title_full Criação de ferramentas para o cálculo e interpretação de indicadores do Balanced Scorecard
title_fullStr Criação de ferramentas para o cálculo e interpretação de indicadores do Balanced Scorecard
title_full_unstemmed Criação de ferramentas para o cálculo e interpretação de indicadores do Balanced Scorecard
title_sort Criação de ferramentas para o cálculo e interpretação de indicadores do Balanced Scorecard
author Pereira, Bernardo Nogueira de Lemos
author_facet Pereira, Bernardo Nogueira de Lemos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Bernardo Nogueira de Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão estratégica
Competitividade das empresas
topic Gestão estratégica
Competitividade das empresas
description As mudanças no ambiente competitivo das organizações, para as quais contribuíram a globalização da economia e tecnologia e as rápidas mudanças tecnológicas, levaram a que práticas tidas como verdadeiras há alguns anos sejam hoje impraticáveis. Este cenário, por sua vez, exige das organizações capacidades de adaptação, mudança e rapidez nunca antes vistas. Os gestores foram obrigados a adoptar outras filosofias de gestão, no sentido de acompanhar as constantes mudanças que caracterizam o cenário competitivo actual. Em consequência deste panorama competitivo, foram criadas ferramentas, tais como o Balanced Scorecard (BSC) que permite às empresas a operacionalização das estratégias de gestão através de indicadores. Por outro lado, no panorama hipercompetitivo, que caracteriza o mundo industrial actual, aquele que conseguir ser mais ágil a lançar novos produtos no mercado, mantendo os requisitos do custo e da qualidade, terá oportunidade de ganhar cota de mercado, aumentar os lucros e revitalizar a imagem da empresa, como Innovation Leader. Neste contexto o conceito Time To Market (TTM) que representa o tempo total que demora a identificar, a desenvolver e a lançar no mercado um produto e/ou serviço novo, ou uma nova versão de um já existente, ganha especial relevância. É neste âmbito que o presente projecto se insere, tendo como pretensão relevar a importância da criação de ferramentas tecnológicas que permitam o cálculo e interpretação de modo automático e fiável dos dados presente no Balanced Scorecard, de forma a gerar informação para gestão e apoiar o processo de tomada de decisão por parte dos gestores. ABSTRACT: The changes in the competitive environment of organizations, which have the contribution of the globalization of economy and technology and the rapid technological changes, led to practices taken as true a few years ago are now impractical. This scenario, in turn, requires the organizations ability to adapt, change and speed never seen before. The managers were forced to adopt other management philosophies in order to keep pace with the changes that characterize the current competitive landscape. As a result of the competitive landscape have been created tools such as BSC that allows companies to the operation of management strategies through indicators. Moreover, the hypercompetitive landscape that characterizes the industrial world today, the one that have the ability to be more agile in bringing new products to market while maintaining the requirements of cost and quality, will have the opportunity to gain market share, increase profits and revitalize the company's image, as Innovation Leader. In this context, the term Time To Market representing the total time it takes to identify, develop and bring to market a product and / or service, or a new version of an existing one, is of particular importance. This is where this project fits, with the pretension of showing the importance of creating technological tools that allow the calculation and the interpretation of the data present in the Balanced Scorecard automatically and in a reliable way, in order to generate information for management and support the process decision-making by managers.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-04-19T13:47:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1792
url http://hdl.handle.net/10773/1792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137452770721792