Resiliência e promoção da saúde numa equipa multidisciplinar em saúde mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gastão Luís Vilhena dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/50900
Resumo: A resiliência humana é um conceito cada vez mais estudado e com reconhecida importância para a saúde das pessoas e enfrentamento de situações difíceis do quotidiano. Como referem vários autores, a resiliência não encerra uma qualidade pessoal em si mesma, mas antes abre espaço a um processo de adaptação positiva face a diferentes situações. Este estudo, de natureza exploratória e descritivo, com enfoque misto, teve como principal objetivo implementar um projeto de intervenção de educação em resiliência e saúde com profissionais de uma equipa multidisciplinar de saúde mental de uma instituição de saúde da região centro de Portugal. Teve ainda como objetivos específicos: i) analisar a perceção dos/as profissionais de saúde sobre resiliência e saúde antes e depois da intervenção educativa; ii) sensibilizar a equipa para a relevância da resiliência humana na promoção da saúde; e iii) avaliar o projeto de intervenção implementado. Contemplou 10 participantes (de diferentes áreas profissionais, designadamente psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, monitores e técnicos auxiliares) de uma equipa de saúde mental, maioritariamente do sexo feminino (n=8), com os quais foram realizadas seis sessões educativas sobre diferentes temáticas relacionadas com a resiliência e promoção da saúde. Para além disso, procedeu-se à aplicação de um questionário inicial de avaliação sociodemográfica e de caracterização da equipa, bem como de um questionário sobre resiliência e saúde, elaborados pelo investigador (considerando que o segundo foi ligeiramente modificado e aplicado novamente no final). Posteriormente à intervenção foi ainda avaliada a satisfação dos participantes para com o projeto. Os principais resultados sugerem que, inicialmente a equipa não abordava claramente o seu entendimento sobre resiliência nem da sua relação com a (promoção da) saúde, algo que após a intervenção educativa foi mais discutido pelos participantes, considerando-se pessoas resilientes (autoconfiantes, perseverantes, resistentes, otimistas) e reconhecendo a sua relevância para promoção de maior rendimento no trabalho e das relações interpessoais. Os resultados reforçam a relevância de continuar a desenvolver propostas de educação em resiliência junto de profissionais de saúde, uma vez que os próprios profissionais reconhecem a importância do tema para a promoção da saúde.
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