Um leque de aprendizagens sustentado por vivências e reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Ana Carolina Bernardino
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3362
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com o intuito de revisitar e divulgar todas as aprendizagens vividas durante os anos letivos 2016/2017 e 2017/2018. Divido em duas grandes partes, este relatório dá a conhecer as experiências vividas em contexto de Prática de Ensino Supervisionada na valência de Creche e na valência de Jardim de Infância (Jardim de Infância I e Jardim de Infância II). No que se refere à valência de Creche, faz-se uma breve caraterização do contexto, revelam-se evidências do(s) processo(s) de desenvolvimento e aprendizagem realizado(s) em parceria com os diferentes intervenientes educativos e o ensaio investigativo desenvolvido com as 11 crianças do grupo. Seguindo uma metodologia qualitativa, procurámos estudar o papel das emoções primárias na primeira infância e refletir sobre a emergência da literacia emocional. Recorrendo à observação e à gravação (observação direta ou naturalista participante e registo videográfico) foram transcritos e o seu conteúdo foi analisado à luz das seguintes categorias: emoções primárias – tristeza, medo, nojo, vergonha, alegria e raiva. Os resultados revelaram que as crianças manifestaram as suas emoções primárias em inúmeras situações (por exemplo, quando realizavam uma conquista ou nova descoberta). Estes resultados levam-nos a inferir que será importante promover a literacia emocional desde os primeiros anos de vida de forma a fomentar a capacidade de resposta e de regulação emocional. No que se refere à valência de Jardim de Infância, apresentam-se os dois contextos educativos (Jardim de Infância I e Jardim de Infância II) e as aprendizagens aí realizadas. No final, dá-se a conhecer o projeto denominado pelas crianças “Fora de Casa” desenvolvido numa lógica de metodologia de trabalho de projeto com os diferentes intervenientes educativos do contexto de Jardim de Infância II. A conclusão deste documento, os anexos e as referências bibliográficas completam o relatório, auxiliando na sua compreensão.
id RCAP_03719e0da10131556a36c9ca5860437f
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3362
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um leque de aprendizagens sustentado por vivências e reflexõesEducação Pré-escolarEmoçõesAprendizagemCriançaDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com o intuito de revisitar e divulgar todas as aprendizagens vividas durante os anos letivos 2016/2017 e 2017/2018. Divido em duas grandes partes, este relatório dá a conhecer as experiências vividas em contexto de Prática de Ensino Supervisionada na valência de Creche e na valência de Jardim de Infância (Jardim de Infância I e Jardim de Infância II). No que se refere à valência de Creche, faz-se uma breve caraterização do contexto, revelam-se evidências do(s) processo(s) de desenvolvimento e aprendizagem realizado(s) em parceria com os diferentes intervenientes educativos e o ensaio investigativo desenvolvido com as 11 crianças do grupo. Seguindo uma metodologia qualitativa, procurámos estudar o papel das emoções primárias na primeira infância e refletir sobre a emergência da literacia emocional. Recorrendo à observação e à gravação (observação direta ou naturalista participante e registo videográfico) foram transcritos e o seu conteúdo foi analisado à luz das seguintes categorias: emoções primárias – tristeza, medo, nojo, vergonha, alegria e raiva. Os resultados revelaram que as crianças manifestaram as suas emoções primárias em inúmeras situações (por exemplo, quando realizavam uma conquista ou nova descoberta). Estes resultados levam-nos a inferir que será importante promover a literacia emocional desde os primeiros anos de vida de forma a fomentar a capacidade de resposta e de regulação emocional. No que se refere à valência de Jardim de Infância, apresentam-se os dois contextos educativos (Jardim de Infância I e Jardim de Infância II) e as aprendizagens aí realizadas. No final, dá-se a conhecer o projeto denominado pelas crianças “Fora de Casa” desenvolvido numa lógica de metodologia de trabalho de projeto com os diferentes intervenientes educativos do contexto de Jardim de Infância II. A conclusão deste documento, os anexos e as referências bibliográficas completam o relatório, auxiliando na sua compreensão.Dias, Maria Isabel Pinto SimõesIC-OnlineNunes, Ana Carolina Bernardino2018-07-25T11:19:42Z2018-06-192018-06-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3362TID:201954621porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:47:01Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3362Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:29.297669Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um leque de aprendizagens sustentado por vivências e reflexões
title Um leque de aprendizagens sustentado por vivências e reflexões
spellingShingle Um leque de aprendizagens sustentado por vivências e reflexões
Nunes, Ana Carolina Bernardino
Educação Pré-escolar
Emoções
Aprendizagem
Criança
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Um leque de aprendizagens sustentado por vivências e reflexões
title_full Um leque de aprendizagens sustentado por vivências e reflexões
title_fullStr Um leque de aprendizagens sustentado por vivências e reflexões
title_full_unstemmed Um leque de aprendizagens sustentado por vivências e reflexões
title_sort Um leque de aprendizagens sustentado por vivências e reflexões
author Nunes, Ana Carolina Bernardino
author_facet Nunes, Ana Carolina Bernardino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Maria Isabel Pinto Simões
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Ana Carolina Bernardino
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
Emoções
Aprendizagem
Criança
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Educação Pré-escolar
Emoções
Aprendizagem
Criança
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com o intuito de revisitar e divulgar todas as aprendizagens vividas durante os anos letivos 2016/2017 e 2017/2018. Divido em duas grandes partes, este relatório dá a conhecer as experiências vividas em contexto de Prática de Ensino Supervisionada na valência de Creche e na valência de Jardim de Infância (Jardim de Infância I e Jardim de Infância II). No que se refere à valência de Creche, faz-se uma breve caraterização do contexto, revelam-se evidências do(s) processo(s) de desenvolvimento e aprendizagem realizado(s) em parceria com os diferentes intervenientes educativos e o ensaio investigativo desenvolvido com as 11 crianças do grupo. Seguindo uma metodologia qualitativa, procurámos estudar o papel das emoções primárias na primeira infância e refletir sobre a emergência da literacia emocional. Recorrendo à observação e à gravação (observação direta ou naturalista participante e registo videográfico) foram transcritos e o seu conteúdo foi analisado à luz das seguintes categorias: emoções primárias – tristeza, medo, nojo, vergonha, alegria e raiva. Os resultados revelaram que as crianças manifestaram as suas emoções primárias em inúmeras situações (por exemplo, quando realizavam uma conquista ou nova descoberta). Estes resultados levam-nos a inferir que será importante promover a literacia emocional desde os primeiros anos de vida de forma a fomentar a capacidade de resposta e de regulação emocional. No que se refere à valência de Jardim de Infância, apresentam-se os dois contextos educativos (Jardim de Infância I e Jardim de Infância II) e as aprendizagens aí realizadas. No final, dá-se a conhecer o projeto denominado pelas crianças “Fora de Casa” desenvolvido numa lógica de metodologia de trabalho de projeto com os diferentes intervenientes educativos do contexto de Jardim de Infância II. A conclusão deste documento, os anexos e as referências bibliográficas completam o relatório, auxiliando na sua compreensão.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-25T11:19:42Z
2018-06-19
2018-06-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/3362
TID:201954621
url http://hdl.handle.net/10400.8/3362
identifier_str_mv TID:201954621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136968900083712