Um leque de aprendizagens sustentado por vivências e reflexões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/3362 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com o intuito de revisitar e divulgar todas as aprendizagens vividas durante os anos letivos 2016/2017 e 2017/2018. Divido em duas grandes partes, este relatório dá a conhecer as experiências vividas em contexto de Prática de Ensino Supervisionada na valência de Creche e na valência de Jardim de Infância (Jardim de Infância I e Jardim de Infância II). No que se refere à valência de Creche, faz-se uma breve caraterização do contexto, revelam-se evidências do(s) processo(s) de desenvolvimento e aprendizagem realizado(s) em parceria com os diferentes intervenientes educativos e o ensaio investigativo desenvolvido com as 11 crianças do grupo. Seguindo uma metodologia qualitativa, procurámos estudar o papel das emoções primárias na primeira infância e refletir sobre a emergência da literacia emocional. Recorrendo à observação e à gravação (observação direta ou naturalista participante e registo videográfico) foram transcritos e o seu conteúdo foi analisado à luz das seguintes categorias: emoções primárias – tristeza, medo, nojo, vergonha, alegria e raiva. Os resultados revelaram que as crianças manifestaram as suas emoções primárias em inúmeras situações (por exemplo, quando realizavam uma conquista ou nova descoberta). Estes resultados levam-nos a inferir que será importante promover a literacia emocional desde os primeiros anos de vida de forma a fomentar a capacidade de resposta e de regulação emocional. No que se refere à valência de Jardim de Infância, apresentam-se os dois contextos educativos (Jardim de Infância I e Jardim de Infância II) e as aprendizagens aí realizadas. No final, dá-se a conhecer o projeto denominado pelas crianças “Fora de Casa” desenvolvido numa lógica de metodologia de trabalho de projeto com os diferentes intervenientes educativos do contexto de Jardim de Infância II. A conclusão deste documento, os anexos e as referências bibliográficas completam o relatório, auxiliando na sua compreensão. |
id |
RCAP_03719e0da10131556a36c9ca5860437f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3362 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um leque de aprendizagens sustentado por vivências e reflexõesEducação Pré-escolarEmoçõesAprendizagemCriançaDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com o intuito de revisitar e divulgar todas as aprendizagens vividas durante os anos letivos 2016/2017 e 2017/2018. Divido em duas grandes partes, este relatório dá a conhecer as experiências vividas em contexto de Prática de Ensino Supervisionada na valência de Creche e na valência de Jardim de Infância (Jardim de Infância I e Jardim de Infância II). No que se refere à valência de Creche, faz-se uma breve caraterização do contexto, revelam-se evidências do(s) processo(s) de desenvolvimento e aprendizagem realizado(s) em parceria com os diferentes intervenientes educativos e o ensaio investigativo desenvolvido com as 11 crianças do grupo. Seguindo uma metodologia qualitativa, procurámos estudar o papel das emoções primárias na primeira infância e refletir sobre a emergência da literacia emocional. Recorrendo à observação e à gravação (observação direta ou naturalista participante e registo videográfico) foram transcritos e o seu conteúdo foi analisado à luz das seguintes categorias: emoções primárias – tristeza, medo, nojo, vergonha, alegria e raiva. Os resultados revelaram que as crianças manifestaram as suas emoções primárias em inúmeras situações (por exemplo, quando realizavam uma conquista ou nova descoberta). Estes resultados levam-nos a inferir que será importante promover a literacia emocional desde os primeiros anos de vida de forma a fomentar a capacidade de resposta e de regulação emocional. No que se refere à valência de Jardim de Infância, apresentam-se os dois contextos educativos (Jardim de Infância I e Jardim de Infância II) e as aprendizagens aí realizadas. No final, dá-se a conhecer o projeto denominado pelas crianças “Fora de Casa” desenvolvido numa lógica de metodologia de trabalho de projeto com os diferentes intervenientes educativos do contexto de Jardim de Infância II. A conclusão deste documento, os anexos e as referências bibliográficas completam o relatório, auxiliando na sua compreensão.Dias, Maria Isabel Pinto SimõesIC-OnlineNunes, Ana Carolina Bernardino2018-07-25T11:19:42Z2018-06-192018-06-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3362TID:201954621porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:47:01Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3362Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:29.297669Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um leque de aprendizagens sustentado por vivências e reflexões |
title |
Um leque de aprendizagens sustentado por vivências e reflexões |
spellingShingle |
Um leque de aprendizagens sustentado por vivências e reflexões Nunes, Ana Carolina Bernardino Educação Pré-escolar Emoções Aprendizagem Criança Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Um leque de aprendizagens sustentado por vivências e reflexões |
title_full |
Um leque de aprendizagens sustentado por vivências e reflexões |
title_fullStr |
Um leque de aprendizagens sustentado por vivências e reflexões |
title_full_unstemmed |
Um leque de aprendizagens sustentado por vivências e reflexões |
title_sort |
Um leque de aprendizagens sustentado por vivências e reflexões |
author |
Nunes, Ana Carolina Bernardino |
author_facet |
Nunes, Ana Carolina Bernardino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Maria Isabel Pinto Simões IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Ana Carolina Bernardino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar Emoções Aprendizagem Criança Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Educação Pré-escolar Emoções Aprendizagem Criança Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com o intuito de revisitar e divulgar todas as aprendizagens vividas durante os anos letivos 2016/2017 e 2017/2018. Divido em duas grandes partes, este relatório dá a conhecer as experiências vividas em contexto de Prática de Ensino Supervisionada na valência de Creche e na valência de Jardim de Infância (Jardim de Infância I e Jardim de Infância II). No que se refere à valência de Creche, faz-se uma breve caraterização do contexto, revelam-se evidências do(s) processo(s) de desenvolvimento e aprendizagem realizado(s) em parceria com os diferentes intervenientes educativos e o ensaio investigativo desenvolvido com as 11 crianças do grupo. Seguindo uma metodologia qualitativa, procurámos estudar o papel das emoções primárias na primeira infância e refletir sobre a emergência da literacia emocional. Recorrendo à observação e à gravação (observação direta ou naturalista participante e registo videográfico) foram transcritos e o seu conteúdo foi analisado à luz das seguintes categorias: emoções primárias – tristeza, medo, nojo, vergonha, alegria e raiva. Os resultados revelaram que as crianças manifestaram as suas emoções primárias em inúmeras situações (por exemplo, quando realizavam uma conquista ou nova descoberta). Estes resultados levam-nos a inferir que será importante promover a literacia emocional desde os primeiros anos de vida de forma a fomentar a capacidade de resposta e de regulação emocional. No que se refere à valência de Jardim de Infância, apresentam-se os dois contextos educativos (Jardim de Infância I e Jardim de Infância II) e as aprendizagens aí realizadas. No final, dá-se a conhecer o projeto denominado pelas crianças “Fora de Casa” desenvolvido numa lógica de metodologia de trabalho de projeto com os diferentes intervenientes educativos do contexto de Jardim de Infância II. A conclusão deste documento, os anexos e as referências bibliográficas completam o relatório, auxiliando na sua compreensão. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-25T11:19:42Z 2018-06-19 2018-06-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/3362 TID:201954621 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/3362 |
identifier_str_mv |
TID:201954621 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136968900083712 |