Explicitação de aprendizagens matemáticas em práticas que articulam Matemática e Educação Física: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Jéssica Vanessa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10444
Resumo: Este relatório final consiste numa reflexão sobre a Prática do Ensino Supervisionada (PES) nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Além de uma componente prática de descrição de atividades desenvolvidas, existe uma componente de reflexão sobre a prática desenvolvida, relativamente ao tema escolhido – explicitação de aprendizagens matemáticas em práticas que articulam Matemática e Educação Física – com foco primordial na ligação com o ensino a distância que foi novidade na PES no 1.º CEB, devido à pandemia covid-19. Relacionou-se a Matemática com a vertente da Educação Física, em ambos os contextos da PES, através de atividades que articulam estes dois domínios com o objetivo de promover a aprendizagem de noções de matemática. Já existem vários estudos relativamente a este contexto, pelo que se pretendia recorrer e aplicar atividades já existentes, no entanto dado o surgimento imprevisto da pandemia, tal só ocorreu no Educação Pré-Escolar, tendo sido necessário criar tarefas de cariz de ensino a distância para o 1.º CEB. Nos estudos já existentes não é tratada a questão de explicitar as aprendizagens matemáticas que são trabalhadas. O nosso estudo procura dar relevo a este aspeto, ao procurar, por um lado, que as práticas promovam essa explicitação e por outro perceber se os alunos reconhecem a matemática nessas atividades, isto é, se os alunos conseguem perceber que estão a aprender conceitos matemáticos a partir da atividade Matemática em articulação com a Educação Física. A pandemia trouxe dificuldades acrescidas à PES no 1.º CEB, mas também possibilitou experiências profissionais novas e a criação de tarefas novas que enriqueceram este relatório.
id RCAP_038420f38b202e55c2a09d89e5d26b6d
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/10444
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Explicitação de aprendizagens matemáticas em práticas que articulam Matemática e Educação Física: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoConceitos matemáticos elementaresidentificação de conceitos matemáticosEste relatório final consiste numa reflexão sobre a Prática do Ensino Supervisionada (PES) nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Além de uma componente prática de descrição de atividades desenvolvidas, existe uma componente de reflexão sobre a prática desenvolvida, relativamente ao tema escolhido – explicitação de aprendizagens matemáticas em práticas que articulam Matemática e Educação Física – com foco primordial na ligação com o ensino a distância que foi novidade na PES no 1.º CEB, devido à pandemia covid-19. Relacionou-se a Matemática com a vertente da Educação Física, em ambos os contextos da PES, através de atividades que articulam estes dois domínios com o objetivo de promover a aprendizagem de noções de matemática. Já existem vários estudos relativamente a este contexto, pelo que se pretendia recorrer e aplicar atividades já existentes, no entanto dado o surgimento imprevisto da pandemia, tal só ocorreu no Educação Pré-Escolar, tendo sido necessário criar tarefas de cariz de ensino a distância para o 1.º CEB. Nos estudos já existentes não é tratada a questão de explicitar as aprendizagens matemáticas que são trabalhadas. O nosso estudo procura dar relevo a este aspeto, ao procurar, por um lado, que as práticas promovam essa explicitação e por outro perceber se os alunos reconhecem a matemática nessas atividades, isto é, se os alunos conseguem perceber que estão a aprender conceitos matemáticos a partir da atividade Matemática em articulação com a Educação Física. A pandemia trouxe dificuldades acrescidas à PES no 1.º CEB, mas também possibilitou experiências profissionais novas e a criação de tarefas novas que enriqueceram este relatório.This final report consists of a reflection on the Practice of Supervised Teaching in the PreSchool and 1st Cycle contexts of Basic Education. In addition to a practical component of describing activities developed, there is a component of reflection on the practice developed, in relation to the chosen theme – explanation of mathematical learning in practices that combine mathematics and physical education - with a primary focus on the connection with distance learning which was new in practice of supervised teaching in the 1st Cycle of Basic Education, due to the covid-19 pandemic. Mathematics was related to the physical education aspect in both contexts, through activities that articulate these two domains to promote the learning of mathematical notions. There are already several studies in this context, which is why I wanted to use and apply existing activities, however given the unforeseen emergence of the pandemic, this only occurred in Pre-School, and it was necessary to create tasks of a distance learning nature for the 1st Cycle of Basic Education. Existing studies do not deal with the question of explaining how mathematical learning is worked on. Our study seeks to emphasize this aspect: on the one hand, that practices promote this explanation and on the other hand, to understand whether students recognize mathematics in these activities, that is, if students can perceive that they are learning mathematical concepts from mathematical activity in conjunction with physical education. The pandemic brought additional difficulties to the practice of supervised teaching in the 1st Cycle of Basic Education, but it also enabled new professional experiences and the creation of new tasks that enriched this report.2021-06-09T09:01:32Z2021-04-16T00:00:00Z2021-04-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10444porPereira, Jéssica Vanessainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:26:33Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10444Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:57.337428Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Explicitação de aprendizagens matemáticas em práticas que articulam Matemática e Educação Física: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Explicitação de aprendizagens matemáticas em práticas que articulam Matemática e Educação Física: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Explicitação de aprendizagens matemáticas em práticas que articulam Matemática e Educação Física: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Pereira, Jéssica Vanessa
Conceitos matemáticos elementares
identificação de conceitos matemáticos
title_short Explicitação de aprendizagens matemáticas em práticas que articulam Matemática e Educação Física: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Explicitação de aprendizagens matemáticas em práticas que articulam Matemática e Educação Física: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Explicitação de aprendizagens matemáticas em práticas que articulam Matemática e Educação Física: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Explicitação de aprendizagens matemáticas em práticas que articulam Matemática e Educação Física: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Explicitação de aprendizagens matemáticas em práticas que articulam Matemática e Educação Física: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Pereira, Jéssica Vanessa
author_facet Pereira, Jéssica Vanessa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Jéssica Vanessa
dc.subject.por.fl_str_mv Conceitos matemáticos elementares
identificação de conceitos matemáticos
topic Conceitos matemáticos elementares
identificação de conceitos matemáticos
description Este relatório final consiste numa reflexão sobre a Prática do Ensino Supervisionada (PES) nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Além de uma componente prática de descrição de atividades desenvolvidas, existe uma componente de reflexão sobre a prática desenvolvida, relativamente ao tema escolhido – explicitação de aprendizagens matemáticas em práticas que articulam Matemática e Educação Física – com foco primordial na ligação com o ensino a distância que foi novidade na PES no 1.º CEB, devido à pandemia covid-19. Relacionou-se a Matemática com a vertente da Educação Física, em ambos os contextos da PES, através de atividades que articulam estes dois domínios com o objetivo de promover a aprendizagem de noções de matemática. Já existem vários estudos relativamente a este contexto, pelo que se pretendia recorrer e aplicar atividades já existentes, no entanto dado o surgimento imprevisto da pandemia, tal só ocorreu no Educação Pré-Escolar, tendo sido necessário criar tarefas de cariz de ensino a distância para o 1.º CEB. Nos estudos já existentes não é tratada a questão de explicitar as aprendizagens matemáticas que são trabalhadas. O nosso estudo procura dar relevo a este aspeto, ao procurar, por um lado, que as práticas promovam essa explicitação e por outro perceber se os alunos reconhecem a matemática nessas atividades, isto é, se os alunos conseguem perceber que estão a aprender conceitos matemáticos a partir da atividade Matemática em articulação com a Educação Física. A pandemia trouxe dificuldades acrescidas à PES no 1.º CEB, mas também possibilitou experiências profissionais novas e a criação de tarefas novas que enriqueceram este relatório.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-09T09:01:32Z
2021-04-16T00:00:00Z
2021-04-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/10444
url http://hdl.handle.net/10348/10444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137082881343488