Estimulação cognitiva :

Bibliographic Details
Main Author: Lourenço, Sílvia Cristina Guerreiro
Publication Date: 2022
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.26/44435
Summary: A cognição comprometida como reflexo dos problemas de saúde mental tem sido uma das minhas preocupações, ao longo do meu percurso profissional. A escolha desta problemática justifica-se em minha opinião, por dois dados incontornáveis: o número de pessoas com perturbações mentais na Região Europeia da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2015 era estimado em 110 milhões, o que corresponde a cerca de 12% da população. Se incluirmos as perturbações associadas ao consumo de substâncias, esse número aumenta em 27 milhões (15% no total), e aumenta muito mais se forem incluídas perturbações neurológicas como as demências. O segundo diz respeito às alterações demográficas vivenciadas nas últimas décadas que se expressam num aumento exponencial da população idosa logo do declínio cognitivo. Acredito no potencial que cada pessoa possui, independentemente do diagnóstico de uma doença mental com que foi rotulada. Neste sentido, desenvolvi o meu projeto de estágio numa linha da promoção da saúde mental através de intervenções de Estimulação Cognitiva. Estas intervenções consistem num conjunto de estratégias e exercícios com a finalidade de potenciar determinadas áreas da cognição, dotando a pessoa com cognição comprometida de informação e competências capazes de melhorar o seu quotidiano. Este relatório pretende também retratar o meu percurso de aprendizagem ao longo do estágio, o desenvolvimento de competências específicas que contribuíram para o meu crescimento pessoal e profissional, por forma a adquirir o Grau de Mestre em Enfermagem com especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Foi realizado um percurso de estágio em dois contextos, em que se trabalhou com pessoas com os diagnósticos de perturbação do uso de álcool e demências, que apresentavam comprometimento cognitivo. Os principais resultados foram a estimulação/manutenção das capacidades cognitivas (orientação, retenção, atenção e cálculo, evocação, linguagem e habilidade construtiva) assim como promoção e estimulação da autonomia e interação social, consequentemente o melhorar da saúde mental. Procurei ainda, transmitir à pessoa com Cognição comprometida que é possível viver com satisfação e esperança apesar das limitações causadas pela doença.
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Acredito no potencial que cada pessoa possui, independentemente do diagnóstico de uma doença mental com que foi rotulada. Neste sentido, desenvolvi o meu projeto de estágio numa linha da promoção da saúde mental através de intervenções de Estimulação Cognitiva. Estas intervenções consistem num conjunto de estratégias e exercícios com a finalidade de potenciar determinadas áreas da cognição, dotando a pessoa com cognição comprometida de informação e competências capazes de melhorar o seu quotidiano. Este relatório pretende também retratar o meu percurso de aprendizagem ao longo do estágio, o desenvolvimento de competências específicas que contribuíram para o meu crescimento pessoal e profissional, por forma a adquirir o Grau de Mestre em Enfermagem com especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Foi realizado um percurso de estágio em dois contextos, em que se trabalhou com pessoas com os diagnósticos de perturbação do uso de álcool e demências, que apresentavam comprometimento cognitivo. Os principais resultados foram a estimulação/manutenção das capacidades cognitivas (orientação, retenção, atenção e cálculo, evocação, linguagem e habilidade construtiva) assim como promoção e estimulação da autonomia e interação social, consequentemente o melhorar da saúde mental. Procurei ainda, transmitir à pessoa com Cognição comprometida que é possível viver com satisfação e esperança apesar das limitações causadas pela doença.Cognition impairment in mental health disorders has been one of my worries along my professional path. In my opinion, the choice of this issue is justified by two unavoidable data: in 2015 the number of people with mental health disorders on the World Health Organization (WHO) European Region was estimated at 110 million, which matches about 12% of the population. This number increases to 27 million if we include substance use related disorders (15% of total) and by much more if neurological disorders like dementia are also included. Secondly, due to the demographic changes over the last decades the number of elderly people with cognitive decline has risen exponentially. I believe on the potential each person has regardless of the diagnosis given. Because of this, I developed my internship project on mental health promotion through Cognitive Stimulation interventions. These interventions are made by a set of strategies and exercises with the aim of enhancing certain areas of cognition, providing the person with compromised cognition with information and skills capable of improving their daily lives. In order to acquire a Master's Degree in Nursing with a specialization in Mental Health and Psychiatric Nursing, this report also intends to portray my learning path throughout the internship with the development of specific skills that contributed to my personal and professional growth. The internship was carried out with people who had cognitive impairment in two different contexts and diagnoses: alcohol use disorder and dementias. The main results were the stimulation/maintenance of cognitive abilities (orientation, retention, attention and calculation, evocation, language, and constructive ability) as well as the promotion and stimulation of autonomy, social interaction and the ensuing improving in mental health. I also tried to convey to the person with compromised cognition that it is possible to live with satisfaction and hope despite the limitations caused by the disease.Seabra, Paulo Rosário de CarvalhoRepositório ComumLourenço, Sílvia Cristina Guerreiro2023-04-04T09:37:43Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44435TID:203095049porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-06T07:15:27Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44435Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:48:35.436259Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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