O impacte da inteligência emocional no desempenho de colaboradores: análise de um caso numa grande instituição financeira em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Francisco Manuel dos Reis Luiz de Oliveira da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/6492
Resumo: Terá a inteligência emocional (IE) um papel relevante no desempenho comercial dos gestores de empresas? O presente trabalho explora esta questão numa grande instituição financeira portuguesa. A amostra (n = 149) incluiu todos os gestores de empresas que responderam ao questionário de avaliação da inteligência emocional de auto-relato (desenvolvido por Schutte et al., 1998) de um universo de trabalho composto por 216 gestores de empresas. O desempenho comercial foi representado pelas três subavaliações que compõem a avaliação de desempenho global e pelo inquérito de satisfação dos clientes. Os gestores de empresas com as maiores classificações individuais nas subavaliações e no inquérito de satisfação são também os que apresentaram os níveis mais elevados de inteligência emocional. Para aprofundar o estudo, realizou-se uma regressão linear múltipla com a finalidade de validar se as variáveis independentes que representam o desempenho comercial seriam preditores do nível de inteligência emocional. Como resultado, obteve-se um modelo altamente significativo e com um R2a = 0,652. A presente investigação permite apontar para uma relação directa entre o nível de inteligência emocional e o desempenho comercial dos gestores de empresas da instituição financeira estudada, ou seja quanto maior for a inteligência emocional dos gestores de empresas, melhor será o seu desempenho comercial.
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