Desenvolvimento de uma escala de avaliação de competências comunicativas em idade pré-escolar e escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seabra, Marisa Morais
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31757
Resumo: Enquadramento: Em Portugal existem vários instrumentos de avaliação do desenvolvimento da linguagem nos seus vários domínios, sendo notória a escassez de instrumentos validados para avaliar com pormenor o domínio pragmático em crianças dos 4 aos 8 anos de idade. Objetivos: O objetivo principal deste estudo foi desenvolver e validar a Escala de Avaliação de Competências Comunicativas (EACC) focada nas competências pragmáticas em crianças dos 4 aos 8 anos de idade. Métodos: O estudo, do tipo transversal, descritivo-correlacional e com uma abordagem quantitativa, decorreu em três fases: 1) desenvolvimento da Escala de Avaliação de Competências Comunicativas (EACC); 2) validação de conteúdo da escala, através de um painel de 5 peritos e cálculo do índice de validade de conteúdo (IVC); 3) recolha e análise de dados em termos de consistência interna e validade de construto, com base numa amostra de 143 crianças e análise da fiabilidade teste-reteste numa subamostra de 24 crianças sem alterações ao nível do desenvolvimento da pragmática. Resultados: Verificou-se que a Escala de Avaliação de Competências Comunicativas (EACC) tem validade de conteúdo, demonstrada pela concordância obtida pelo painel de peritos (IVC=1.000). O valor de consistência interna calculado através do alfa de Cronbach de =0.929, indicando uma elevada consistência interna. A análise da fiabilidade teste-reteste mostrou uma excelente estabilidade nas respostas dos participantes nos dois momentos de avaliação (Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI) entre 0.943 e 1.000). A análise fatorial exploratória considerou 12 fatores que explicam 66.7% da variância e o valor do KMO=0.808 e do teste de esfericidade de Bartlett p<0.001, sugerindo uma boa validade de construto. Conclusão: Os resultados obtidos demonstram que a EACC apresenta boas características psicométricas de validade e fiabilidade para poder ser utilizada na prática clínica do terapeuta da fala, em crianças dos 4 aos 8 anos de idade. Estudos futuros de validação da EACC deverão incluir crianças com alterações no domínio pragmático da linguagem.
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